Capa

XP Sertões Kitesurf: o rally das águas está de volta

24.10.2022  |    484 visualizações

Entre os dias 1º e 6 de novembro, segunda edição do desafio levará velejadores de Cumbuco (CE) a Barra Grande (PI). Organização traz novidades para esquentar a briga pelos primeiros lugares. O maior rally de kitesurf de longa distância do mundo é um misto de competição e aventura.

IMAGENS PARA DIVULGAÇÃO AQUI:   https://we.tl/t-PQXWN2FqH6

 

Pelo segundo ano consecutivo, o Sertões deixa a terra e se aventura na água. Depois da edição dos 30 anos da prova para carros, motos e UTVs, que cortou o Brasil por mais de 7 mil quilômetros e se transformou no maior rally do mundo, chegou a vez do XP Sertões Kitesurf. Entre os dias 1º e 6 de novembro, as maiores feras da modalidade ganham o mar num percurso de 440 km em uma das regiões mais propícias do planeta para a prática do esporte – a faixa litorânea de Ceará e Piauí –; para uma competição inspirada pelo evento off-road.  

Em uma região de belos visuais, serão cinco dias de velejo que levarão os participantes do Cumbuco, em Caucaia (Grande Fortaleza) a Barra Grande, já em território piauiense.  Um misto de competição e aventura por algumas das mais belas praias do Nordeste, com novidades em relação a 2021 que vão além do roteiro. Se o grande atrativo desse pedaço de mar é o downwind (avançar a favor do vento), a organização incluiu também alguns trechos de upwind, em que a grande ajuda passa a ser um adversário. 

Outra novidade diz respeito à logística dos participantes. Depois da experiência de 2021 com o acampamento nas praias que marcaram os pontos de chegada e largada das etapas, foi liberada a hospedagem em hotéis e pousadas, o que vai movimentar a economia das pequenas cidades, e cada atleta poderá contar com sua própria equipe de apoio. 

Desta vez serão cinco as categorias de competição, todas no masculino e feminino com dois tipos de percurso: 440km para Pro e Elite, e 290km para Adventure, Master e Grand Master.  A Pro é destinada a atletas profissionais e profissionais que trabalham com kite; a Elite para atleta amador de alta performance; a Adventure, com menor distância percorrida,  para quem inicia no esporte ou quer um ritmo mais tranquilo; Master (acima de 45 anos) e Grand Master (acima de 55), também na versão reduzida do percurso. 

Há ainda a categoria Experience, nas duas últimas etapas do evento (5 e 6/11), para aqueles que não têm disponibilidade de fazer a prova toda.

 

Reno Romeu, primeiro campeão da história do Sertões Kitesurf na Pro, está de volta em busca do bi. O carioca terá como adversários mais uma vez os fortes kitesurfistas da região como Jailson Sena e Francisco Dionatan, o Chico que, além de tudo, conhecem bem as condições do mar e os macetes desse pedaço do litoral nordestino. Outra fera é Alex Neto, bicampeão do Red Bull Rally dos Ventos.

No feminino, favoritismo de Gabriela Reynard, vice em 2021. A tricampeã mundial de kitesurf freestyle Bruna Kajiya também é destaque.

Quatro outros campeões da edição inaugural voltam a encarar o XP Sertões Kitesurf: Nathalia Martino (Adventure Feminino); Denise Hajjar (Master Feminino); Gustavo Foerster (Adventure Masculino) agora na Pro, e Fernando Giestas (Master), desta vez na Grand Master. E o multiatleta paralímpico e apresentador de TV Fernando Fernandes também estará na água. Ele encontrou no kitesurf sua mais nova paixão e foi um dos principais personagens da edição inaugural da prova.

 

Sistema de disputa

O XP Sertões Kitesurf é uma competição em formato de regata de longa distância, com características de um rally de endurance. Os competidores largam divididos por trajeto e deverão passar obrigatoriamente por todos waypoints (marcas).   A navegação será alternada entre costeira, visual e por instrumentos (gps). O vencedor de cada categoria será o competidor que após o descarte do pior resultado tiver a menor somatória de pontos. 

Todos os campeões serão premiados com a inscrição gratuita na edição 2023. Os campeões da Pro e da Elite ganharão um kite Cabrinha 2023; haverá ainda R$ 15 mil em dinheiro para os três primeiros da Pro.

A direção técnica está mais uma vez nas mãos de Marcelo Gervini. Experiente velejador, com 30 anos de atividade, o gaúcho é vice-presidente de Treinamento e Desenvolvimento da International Kiteboarding Association (IKA).

E como nem tudo é a disputa contra o relógio, a estrutura montada nos cinco locais de chegada vai proporcionar um clima de confraternização e diversão, com direito ao Sunset – momento com música, bebidas geladas e a chance de relaxar e desfrutar da beleza da paisagem.

Ação Social

Como também acontece no Sertões da terra firme, a SAS Brasil, startup criada em 2013 para oferecer atendimento médico a comunidades das regiões atravessadas, também estenderá seu trabalho para o XP Sertões Kitesurf.

Desta vez, o objetivo é beneficiar cerca de 5 mil pessoas das cidades cearenses de Acaraú e Cruz (onde fica o Preá) com exames, consultas e procedimentos especializados nas especialidades de pediatria, dermatologia, otorrinolaringologia, neurologia, cardiologia, ginecologia, alergologia, oftalmopediatria, odontopediatria e gastroenterologia clínica. Outro destaque é o projeto de prevenção, diagnóstico e tratamento de pessoas com diabetes.


Roteiro XP Sertões Kitesurf

1/11 - Check-in Cumbuco (Kite Cabana Lounge)

2/11 - Cumbuco - Guajiru (Guajiru Kite Center)

Elite e Pro -109Km; Adventure/Master/Grand Master - 65Km

3/11 - Guajiru - Ilha do Guajiru (Pousada Bate Vento)

Elite e Pro - 95Km; Adventure/Master/Grand Master - 64Km

4/11 - Ilha do Guajiru - Preá (Rancho do Kite)

Elite e Pro - 75Km; Adventure/Master/Grand Master - 37Km

5/11 - Preá - Camocim (Bistrô Kite)

Elite e Pro - 96Km; Adventure/Master/Grand Master - 54Km

6/11 - Camocim - Barra Grande (Barra Grande Kite)

Elite e Pro - 68Km; Adventure/Master/Grand Master - 54Km

 

ASPAS

Marcelo Gervini, diretor técnico Sertões Kitesurf


“Certamente vamos ter uma grande prova dentro do contexto da vela e do kite a nível mundial e nacional. Esta é a segunda edição do evento e sinto que nós da organização, estamos muito mais alinhados para superar expectativas. Nosso intuito é proporcionar a melhor prova em termos técnicos e belezas. Temos o atrativo da região, praias paradisíacas do Nordeste e principalmente no Ceará e Piauí, que contam com ventos alísios constantes, o que torna muito mais viável esse tipo de competição dentro do Brasil. Queremos surpreender os competidores, que dão tudo dentro d’água pela emoção da vitória ou de superar esse grande desafio. É uma grande honra poder organizar esse tipo de competição. Vamos fechar com uma grande festa em Barra Grande na chegada”.

 

Siga-nos em nossas redes sociais e saiba tudo sobre o XP SERTÕES KITESURF:

Instagram: @sertoes.kitesurf

 

Comunicação XP Sertões Kitesurf

Meg Cotrim

11.99182 8180

 

Rodrigo Gini

31.99616 4179