Capa

Nosso palco é o Brasil: Sertões BRB 2023 aposta em roteiro duro e tinhoso no Nordeste

25.05.2023  |    1.274 visualizações

Maior rally das Américas concentra seu percurso em três estados do Nordeste: PE, BA e CE. De Petrolina (PE) à Praia do Preá (Cruz-CE), os competidores enfrentarão caminhos técnicos, exigentes, variados e de rara beleza em meio aos tesouros naturais.

LINK COM IMAGENS: Release Roteiro.mp4 (dropbox.com)

 

Com o mote: ‘Nosso palco é o Brasil’, o maior rally das Américas terá sua 31ª edição, entre os dias 11 a 19 de agosto. Depois de realizar o maior rally do mundo em 2022, de Sul a Norte do Brasil, competição histórica que comemorou os 30 anos da prova, a edição 2023 volta às origens. A principal novidade é o formato mais compacto, em laços, com deslocamentos mais curtos para privilegiar equipes, competidores e a competição. Que promete ser a mais intensa, já que o percurso escolhido pela equipe técnica liderada por Edgar Fabre e Du Sachs será “o mais exigente e desafiador de todos”. No total serão 3.793km, dos quais 2.027km cronometrados.

O pano de fundo do Sertões é o Brasil. Cada ano a organização traz um roteiro inédito, honrando sua missão de revelar um Brasil que poucos brasileiros conhecem. Para 2023, a competição ficará concentrada em cinco cidades: Petrolina/PE, Xique Xique/BA, Crato/CE, Sobral/CE e Cruz/CE, sendo que Crato e Cruz pela primeira vez integram o roteiro. A pernambucana Petrolina, cujo nome homenageia D. Pedro II e que hoje é também conhecida pelo cultivo da uva do Vale do Rio São Francisco, estreia como palco da largada. Receberá o prólogo; as duas primeiras etapas (em formato de laço onde competidores largam e chegam na mesma cidade), além da largada da Maratona, rumo à baiana Xique-Xique; e a chegada da segunda perna – quarta etapa. Na sequência os competidores iniciam a quinta etapa, rumo ao Crato, no Ceará, que receberá a caravana também pela primeira vez.

De lá, o destino será Sobral/CE, que integra o roteiro pela terceira vez. No penúltimo dia de rally, segue em direção ao litoral, com a chegada em Cruz, cidade conhecida pelas dunas e pelas belas praias. A mais conhecida delas, aliás, marcará o ponto final da aventura: a vila do Preá, que depois de emprestar seu belo visual e fortes ventos ao Sertões Kitesurf, desta vez acolherá homens e máquinas para conhecer os campeões da edição 2023. A oitava etapa será mais uma em formato de laço e promete testar ao máximo os competidores antes da festa da chegada.

Testar, aliás, é o verbo que melhor resume o que está sendo preparado para o Sertões BRB 2023. Subidas e descidas de serras; muita navegação, trial, areia, pedras e especiais com poucas retas e poucos pontos de ultrapassagem serão o cardápio de um roteiro ‘tinhoso’ com 3.793 km, dos quais 2.0270 km cronometrados. 

E como a história do Sertões é feita de números grandiosos e superlativos, a prova este ano promete um recorde: o do maior número de UTVs inscritos em um rally cross-country no planeta. Marca que por enquanto é do Dakar, com 97 na edição 2022. Por aqui, a edição 2021 registrou 90, e tudo caminha para um grid ainda maior.

 

Os Tesouros

O Rio São Francisco mostrará novamente sua imponência, de outros ângulos. O Raso da Catarina (BA), região de solos arenosos, vegetação rasteira e cânions, desta vez será percorrido em sentido inverso ao habitual – foi nele que Virgulino Ferreira, o Lampião, mais famoso dos cangaceiros, se escondeu das volantes que o procuravam. E o “grand finale” com a chegada na Praia do Preá, no Município de Cruz (CE), uma das praias mais extensas do litoral cearense, com suas dunas formadas pelo clima tropical da região e que faz divisa com a APA (área de proteção ambiental) de Jericoacoara.

 

Ação social - SAS - Saúde e Alegria no Sertões

No ano em que completa uma década de atuação, a startup social SAS Brasil (sigla de Saúde e Alegria no Sertões) segue com sua missão de transformar o acesso à saúde especializada no Brasil. Durante o Sertões 2023 a caravana itinerante da SAS Brasil, embarca na rota do rally com a expectativa de realizar mais de 8 mil atendimentos ao longo das quatro paradas planejadas para o Sertões. 

Petrolina, Xique-Xique e Crato receberão a caravana com profissionais e a estrutura de atendimento, com foco na dermatologia. No Preá, onde o projeto tem uma de suas bases, as doenças crônicas não-transmissíveis (como diabetes, hipertensão e obesidade) e o cuidado materno-infantil também serão incluídos. 

A iniciativa levará as Unidades Móveis de Saúde, carretas adaptadas com consultórios médicos e tecnologia de ponta, onde profissionais da saúde, estudantes e profissionais de outras áreas realizarão o acolhimento, atendimento, exames e procedimentos em diversas especialidades, como dermatologia e oftalmopediatria.

 

MUITO MAIS DO QUE UM RALLY

O Sertões é muito mais do que o maior rally das Américas, uma prova icônica, genuinamente brasileira. É um evento que conecta o Brasil. Movimenta a economia das pequenas cidades por onde passa. A caravana do Sertões conta com cerca de 2 mil pessoas que ativam a hotelaria, restaurantes, postos de combustível, mercados; Promove a culinária e os temperos das regiões por onde passa, através da realização do concurso Sabores do Sertões, engajando e motivando restaurantes a participarem;

Oferece capacitação para os pequenos empreendedores locais, em parceria com o Sebrae; 

Engaja as escolas da rede pública através da realização do Concurso de Redação e Arte = Sertões Cultural. E também promove o Brasil através de Expedições de Turismo, que acontecem o ano todo.  

 

EXPEDIÇÕES TURISMO

As Expedições de Turismo acontecem paralelamente ao Rally dos Sertões. Além de poderem acompanhar a competição de "camarote" em trechos exclusivos definidos pela equipe técnica, os expedicionários ainda visitam os atrativos turísticos (Parques Nacionais, Cachoeiras, Cavernas) ao longo do roteiro, experimentam a gastronomia local e conhecem o artesanato de cada região.

As expedições proporcionam principalmente uma integração com a caravana do Rally do Sertões, ou seja, foram desenvolvidas para aqueles que desejam participar do Sertões se divertindo e não competindo.

 

ETAPAS / CIDADES ANFITRIÃS

 

Prólogo / Super Prime – 11/8

Petrolina (PE)

Total: 13 km

 

Etapa 1 – 12/8

Petrolina (PE) → Raso da Catarina → Petrolina (PE)

Total: 674 km

(Deslocamento inicial: 185 km / Especial: 375 km / Deslocamento final: 114 km)

 

Etapa 2 – 13/8

Petrolina (PE) → Juremal → Petrolina (PE)

Total: 246 km

(Deslocamento inicial: 18 km / Especial: 174 km / Deslocamento final: 54 km)

 

Etapa 3 – 14/8

Petrolina (PE) → Xique-Xique (BA)

  • Primeira perna da maratona

Total: 511 km

(Deslocamento inicial: 73 km / Especial: 407 km / Deslocamento final: 31 km)

 

Etapa 4 – 15/8

Xique-Xique (BA) →  Petrolina (PE) 

  • Segunda perna da maratona

Total: 613 km

(Deslocamento inicial: 0 km / Especial: 323 km / Deslocamento final: 290 km)

 

Etapa 5 – 16/8

Petrolina (PE) → Crato (CE)

Total: 493 km

(Deslocamento inicial: 66 km / Especial: 212 km / Deslocamento final: 215 km)

 

Etapa 6 – 17/8

Crato (CE)  → Sobral (CE)

Total: 693 km

(Deslocamento inicial: 154 km / Especial: 207 km / Deslocamento final: 312 km)

 

Etapa 7 – 18/8

Sobral (CE)  → Cruz (CE)

Total: 336 km

(Deslocamento inicial: 82 km / Especial: 188 km / Deslocamento final: 66 km)

 

Etapa 8 – 19/8

Cruz (CE)  → Cruz (CE)

Total: 248 km

(Deslocamento inicial: 51 km / Especial: 140 km / Deslocamento final: 57 km)

 

Total: 3.793km

Especiais: 2.027 km

Deslocamentos: 1.766 km

 

 O Sertões em PE

Pernambuco receberá os competidores do Sertões pela oitava vez – o mesmo vale para Petrolina, presente no roteiro desde a primeira edição, em 1993. A cidade, aliás, se torna a nona em 31 anos do evento a sediar uma largada (São Paulo, Goiânia, Campos do Jordão, São Luís, Tibau do Sul, Campo Grande, Mogi-Guaçu e Foz do Iguaçu foram as demais).

Histórico

Sete edições com paradas no estado

1993 – Petrolina

1994 – Petrolina

1995 – Petrolina

1997 – Petrolina, Garanhuns e Porto de Galinhas

2009 – Petrolina

2012 – Petrolina

2021 – Araripina, Petrolina e chegada em Tamandaré

 

O Sertões no CE

Já o Ceará é parada mais que habitual nos caminhos do maior rally das Américas: será a 16ª passagem pelo estado. Que também está mais do que acostumado a sediar a chegada. Só em Fortaleza foram nove, às quais se somam uma em Aquiraz e outra em Caucaia. Cruz será o 15º município diferente a colocar ponto final na aventura.

 

Histórico

15 edições com paradas no estado

1994 – Juazeiro do Norte

1996 – Fortaleza (chegada)

1998 – Quixadá

1999 – Fortaleza (chegada)

2000 – Quixadá e Fortaleza (chegada)

2001 – Quixadá e Fortaleza (chegada)

2002 – Crateús e Fortaleza (chegada)

2004 – Ubajara e Fortaleza (chegada)

2008 – Crateús 

2009 – Juazeiro do Norte

2010 – Sobral e Fortaleza (chegada)

2011 – Sobral e Caucaia (chegada)

2012 – Iguatu e Fortaleza (chegada)

2018 – Juazeiro do Norte e Fortaleza (chegada)

2019 – Crateús e Aquiraz (chegada)

 



ASPAS

Edgar Fabre, diretor técnico 

“Eu e Du Sachs fizemos o maior rally do mundo ano passado, 14 dias de prova, mas não tivemos nada parecido com o que enfrentamos para fazer essa edição de 2023. Podemos garantir:  não é o maior, mas com certeza é o melhor, em termos de dificuldades, técnica e belezas. Os competidores que se preparem! Quando acharem que está dominado, poderão ter um choque de realidade. Sertões é sobre desafios, superação. E aquela máxima do rally: quanto pior melhor. Faremos jus a isso. Mas a recompensa virá no final”.

 

Joaquim Monteiro, CEO do Sertões

“Hoje é um dia muito especial pra gente. Após a realização do Maior Rally do Mundo em 2022, naturalmente existe uma expectativa do que virá em 2023. Nosso foco esse ano é fazer uma prova mais econômica para equipes, com trechos em laço, onde os competidores largam e retornam para a mesma cidade, o que implica em economia para os apoios, com deslocamentos menores. Estamos trabalhando para manter o título de "Maior Rally do Mundo" em inscritos em UTVs e bastante confiantes nesse marco. Com relação a marca, o Sertões ampliou sua família, além do rally que é nossa locomotiva, nosso leque de competições conta com o Sertões MTB e o Sertões Kitesurf. E esse ano constituímos o Instituto Sertões que vem para ajudar a desenvolver  ainda mais o nosso esporte.”

   

Leonora Guedes, COO do Sertões e Presidente do Instituto Sertões

“O Rally do Sertões já começou nas cidades anfitriãs. As ações que garantem o impacto econômico e social se iniciam bem antes da passagem da competição e terminam bem depois. Os Concursos de Artes e Sabores do Sertões, a capacitação para os pequenos empresários, o Rally da Educação, as ações da SAS e Ambientais são um exemplo disso. Cada ação desta está estruturada em um propósito maior que garante um legado para estas cidades e sua população, tornando o Rally do Sertões um rally com propósito”. 

 

Adriana Mallet, co-fundadora e CMO da SAS Brasil

“Com quatro paradas ao longo da rota do Sertões, mais uma vez nosso objetivo é atuar diretamente nas filas do SUS das regiões por onde vamos passar. O diferencial deste ano será o de unir a atuação da telemedicina com triagens antes do rally, que facilitarão os atendimentos presenciais. Esse momento, que acontecerá em agosto, contará com a caravana itinerante, que permite levarmos um atendimento de qualidade para as cidades que não contam com médicos especialistas, assim como reduzir o tempo de espera na fila de regulação, impactando profundamente a vida das populações dessas localidades”.

 

Sabine Zink, co-fundadora e CEO da SAS Brasil

“Há 10 anos a SAS Brasil embarcou com o Sertões para o início de um sonho: levar saúde e alegria para quem não tem. Desde então continuamos com a missão de transformar o acesso à saúde no Brasil e neste ano, não será diferente. Em especial, nesta edição estamos com grande expectativa para a expedição já que ela acontece no ano em que a startup social celebra uma década de existência”.

 

 Siga-nos em nossas redes sociais e saiba tudo sobre o SERTÕES BRB 2023:

Site: www.sertoes.com

Instagram: @sertoes

Youtube.com/sertoesoficial

 

Comunicação Sertões BRB 

Meg Cotrim

11.99182 8180

 

Rodrigo Gini

31.99616 4179

 

Aline Ben da Costa

51.98135 2231

 

 

 

 

Leia também...
01.11.2024

Ação é parte do projeto Ver Magia, que busca atuar em uma das principais causas de evasão escolar no ensino fundamental. Atendimento oftalmopediátrico alcançou 2.200 meninos e meninas do DF, Goiás e Bahia

30.10.2024

Atualmente nos UTVs, piloto de São José dos Campos é o recordista de vitórias no maior rally das Américas, com sete conquistas

14.10.2024

Veículos usados pela organização do maior rally das Américas foram acompanhados em tempo real por mais de 108 mil quilômetros, gerando dados essenciais para a segurança e a eficiência da operação

16.09.2024

Maior rally das Américas voltou a mostrar sua força internacional, atraindo competidores de outros cinco países. Estreantes superaram o desafio e se apaixonaram pelo que viveram atravessando o Brasil