Alinhado às melhores práticas de preservação do meio ambiente, o Sertões BRB evolui e forma uma rede de parceiros que visa chancelar as ações previstas para 2023. É com esse objetivo que a organização do Sertões, que este ano tem como mote a campanha “Nosso Palco é o Brasil”, criou um ‘hub de sustentabilidade’ que reúne empresas, cooperativas e entidades para planejar, executar e monitorar sete ações para minimizar os impactos do evento. Se o palco do maior rally das Américas é o Brasil, então o compromisso do Sertões é manter esse palco vivo.
A preocupação do Sertões com a sustentabilidade sempre esteve presente no DNA do rally. Para acelerar rumo a esse desafio, este ano a área ambiental, formada por especialistas em meio ambiente, elencou sete atos para minimizar os impactos do evento. As iniciativas seguem as normas da ABNT 20121, documento que guia as melhores práticas para alcançar a sustentabilidade em um evento.
Os 7 atos:
1.Neutralização do Carbono - Carbonext:
Todo o CO2 emitido durante a competição será neutralizado pela Carbonext. Serão 3 mil toneladas contemplando deslocamento aéreo de todos os participantes do evento, emissões dos competidores, das expedições e geradores. A Carbonext é a empresa que mais gera créditos de carbono oriundos da redução das emissões por desmatamento evitado no Brasil (créditos REDD+). Atualmente a empresa tem em andamento 17 projetos de preservação ambiental e desenvolvimento socioeconômico.
A parceria do Sertões com a Conasa Infraestrutura vai promover a destinação correta dos resíduos produzidos durante todo o evento através da operação da Eccaplan - Consultoria de Sustentabilidade que é a responsável pela certificação de Evento "Sou Resíduo Zero". A iniciativa acontece nas Vilas Sertões, nas cidades de Petrolina, Crato, Sobral, Cruz e na Praia do Preá, e será realizada com a participação das cooperativas locais. Além de proporcionar a destinação correta de todos os resíduos recicláveis e comuns, a ação vai gerar renda para as cooperativas envolvidas
Através de uma parceria com a Lwart Soluções Ambientais, o Sertões vai realizar a coleta do óleo lubrificante usado dos veículos de competição. O material passa pelo rerrefino e é transformado em óleo básico, matéria-prima para produção do óleo lubrificante. Os principais produtores, por sua vez, o aditivam e o transformam novamente em lubrificante para voltar ao mercado. Dentre os 18 centros de coleta da Lwart, três estão localizados no Nordeste e servirão como base para o armazenamento do resíduo coletado durante a prova.
A Conasa também vai realizar a doação de 250 filtros de água às famílias que não contam com saneamento básico das cidades de Petrolina, Raso da Catarina, Crato, Camocim e Preá. O kit é composto por dois baldes atóxicos de 10 litros, torneira e vela de filtro tradicional e são facilmente replicáveis. Duas escolas públicas de Petrolina e Cruz/Preá também foram selecionadas para receberem centrais de distribuição de água com tecnologia da startup de impacto social Água Camelo.
O Brasil possui mais de 2 mil Unidades de Conservação (UCs) que abrangem cerca de 18% do território nacional e protegem uma riqueza imensa de biodiversidade, cultura e paisagens. Em 2023 o Sertões vai passar próximo a cinco UCs e aproveitar a oportunidade para chamar atenção para a importância das áreas de conservação. Serão realizadas ações de sensibilização ambiental e engajamento para competidores e staff. O conteúdo é organizado pela especialista em Gestão Ambiental e Doutoranda em Ciência Ambiental, Bárbara Banzato. Além disso, Sertões e Conasa também vão promover ações de educação ambiental em escolas, através de palestras sobre a importância da gestão de resíduos e treinamento para a implantação de hortas pedagógicas e orgânicas, ministradas pela equipe da Eccaplan.
Remoção dos materiais oriundos dos veículos de competição logo após a passagem do último veículo em cada etapa da prova. Os objetos recolhidos são deixados na próxima cidade do roteiro, devolvidos para as equipes e ou descartados de modo correto. Também são aferidos danos à vegetação e à fauna para reparação.
Através de parcerias com as Secretarias de Meio Ambiente de Petrolina, Crato, Sobral, Cruz e Preá, o Sertões reuniu grupos de voluntários locais, prioritariamente estudantes ou agentes ambientais, para participar e auxiliar na realização e monitoramento das ações da Ambiental em todas as Vilas Sertões.
Parceiros Sertões Sustentável
- Carbonext: Neutralização das Emissões de CO2
- Conasa Infraestrutura: Gestão de Resíduos, Educação Ambiental e Doação de Filtros
- Lwart Soluções Ambientais: Rerefino do Óleo
- Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade: Gestão de Resíduos e Educação Ambiental
- Secretarias do Meio Ambiente (Petrolina, Crato, Sobral, Cruz-Preá): Voluntariado Ambiental
- Equipe Sertões Ambiental: Limpa Trilha
- Cooperativas Regionais: Gestão de Resíduos
- Bárbara Benzato (conteudista): Proteção das Unidades de Conservação e Educação Ambiental
EQUIPE SERTÕES AMBIENTAL:
Fernanda Hummel - publicitária, mestre em Turismo Sustentável e especialista em ESG e Economia Circular.
Amanda Branco - engenheira ambiental, pós-graduação em engenharia ambiental, MBA em perícia, auditoria e gestão ambiental e cursando pós-graduação em ESG e Sustentabilidade
Mauricio Mennella - biólogo com pós-graduação em gestão ambiental
ASPAS
Leonora Guedes, COO do Sertões
“Em seus 30 anos de história, o Sertões sempre teve um olhar para o meio ambiente. Esse ano decidimos ampliar as áreas de atuação e nos cercar de parceiros renomados para nos alinharmos às premissas da Norma ISO 20121. Nossa meta é assegurar que o Sertões, através de uma postura responsável e socialmente consciente, promova o desenvolvimento sustentável e incentive a adoção de práticas de consumo mais conscientes.”
Sobre o Sertões 2023
Com o mote: ‘Nosso palco é o Brasil’, o maior rally das Américas realiza sua 31ª edição, entre os dias 11 e 19 de agosto, num total de 3.793 km. O pano de fundo do Sertões é o Brasil. Cada ano a organização traz um roteiro inédito, honrando sua missão de revelar um Brasil que poucos brasileiros conhecem. Nesta edição, o roteiro vai passar por cinco cidades: Petrolina/PE, Xique Xique/BA, Crato/CE, Sobral/CE e Cruz/CE.
Siga-nos em nossas redes sociais e saiba tudo sobre o SERTÕES BRB 2023:
Site: www.sertoes.com
Instagram: @sertoes
Youtube.com/sertoesoficial
Comunicação Sertões BRB
Meg Cotrim
11.99182 8180
Rodrigo Gini
31.99616 4179
Aline Ben da Costa
51.98135 2231
Ação é parte do projeto Ver Magia, que busca atuar em uma das principais causas de evasão escolar no ensino fundamental. Atendimento oftalmopediátrico alcançou 2.200 meninos e meninas do DF, Goiás e Bahia
Atualmente nos UTVs, piloto de São José dos Campos é o recordista de vitórias no maior rally das Américas, com sete conquistas
Veículos usados pela organização do maior rally das Américas foram acompanhados em tempo real por mais de 108 mil quilômetros, gerando dados essenciais para a segurança e a eficiência da operação
Maior rally das Américas voltou a mostrar sua força internacional, atraindo competidores de outros cinco países. Estreantes superaram o desafio e se apaixonaram pelo que viveram atravessando o Brasil