Baixe imagens aqui: https://l1nq.com/1GpV0
A edição 2023 do Sertões BRB se aproxima com a expectativa de uma disputa de altíssimo nível técnico entre as supermáquinas e os competidores envolvidos. Em boa parte, pela experiência dos principais candidatos à vitória, todos com resultados de destaque em ralis cross-country internacionais. Mas também pela briga entre as marcas e suas máquinas de última geração.
São nada menos que quatro campeões dispostos a ampliar seu número de conquistas ao fim dos 3.800 quilômetros de percurso (2.027 deles cronometrados) que levarão pilotos e navegadores de Petrolina (PE) ao Preá (CE), em um prólogo e oito etapas, de 11 a 19 deste mês. Começando pelos atuais: Lucas Moraes e Kaíque Bentivoglio, que também venceram em 2019, retornam com a Toyota GR Hilux DKR T1+ assistida pela Overdrive e alinhada pela MEM Motorsport. Desde a vitória do ano passado, no Sertões BRB 30 anos, muita coisa mudou.
Lucas passou contar com suporte da Toyota Gazoo Racing Latin America; foi a sensação do último Dakar com a terceira posição final em sua estreia e, ao lado de Kaíque, foi o vice-campeão da Baja Aragón, na Espanha. O que o deixa ainda mais credenciado a buscar o tri.
Mesmo caso dos irmãos Baumgart e da equipe X Rally. Cristian (quatro títulos) e Marcos (um) competirão com os Prodrive Hunter T1+, protótipo desenvolvido por uma das mais tradicionais estruturas dos ralis, com design de Ian Callum (ex-desenhista da Jaguar) e motor Ford V6 3.5 biturbo. Os dois tiveram a chance de conhecer o novo equipamento no Sonora Rally (etapa mexicana do Mundial) e no Rally do Jalapão, vencido por Marcos. Se Cristian vencer vai se igualar ao maior campeão entre os Carros.
E para esquentar ainda mais a briga de nomes acostumados a vencer, o recordista do Sertões BRB está de volta, após dois anos de ausência. Único penta sobre quatro rodas, Guiga Spinelli alinha para sua 20ª participação no Sertões com a Mitsubishi L200 Triton Sport Racing T1 FIA, no que também será o retorno da marca japonesa, com direito à logo da Ralliart, sua lendária divisão esportiva. Ainda que com menor curso de suspensão e largura que os modelos do regulamento T1+, Guiga e o igualmente experiente navegador português Paulo Fiúza prometem integrar a luta pelas primeiras posições.
Também é o objetivo de Marcelo Gastaldi e Cadu Sachs, com a versão mais recente do buggy sul-africano Century CR6 T, equipada com motorização Audi turbo. E de Sylvio de Barros, Rodrigo Aché, Glauber Fontoura, Julio Capua e Mauro Guedes, com outros exemplares da Toyota Hilux T1.
Os inscritos com as Mitsubishi Triton Sport R farão duas competições em uma: além de inscritos na categoria T2 (Production), participarão de uma disputa à parte que dará, ao vencedor, uma estadia de três dias em Alter do Chão (PA). Entre eles está Youssef Haddad, engenheiro, navegador e desde o ano passado piloto. Depois de fazer história ano passado como o primeiro a completar o Sertões correndo solo nos carros, ele terá agora a seu lado Igor Quirrenbach.
Na classe T4 (para os UTVs com homologação FIA), um dos destaques é a estreia de Joaquim Monteiro, CEO da Dunas, organizadora do Sertões BRB. Ao lado do navegador Rodrigo Mello, a ideia é viver a realidade dos competidores por dentro e tirar aspectos importantes para o desenvolvimento da prova. Experiência realizada também por Marcos Moraes, o MEM, que esteve à frente do evento e garantiu sua consolidação a partir dos anos 1990 até 2019.
BF Goodrich
Em 2023, pelo terceiro ano seguido, BF Goodrich será o pneu oficial do Sertões. A marca de pneus vencedora das mais lendárias competições off-road internacionais proporciona aos pilotos a mais alta qualidade em performances como resistência, dirigibilidade e aderência em diversos tipos de terrenos, condição fundamental em provas em que os pneus são submetidos a condições extremas.
Aspas
Lucas Moraes
"É sempre muito bom correr o Sertões, especialmente defendendo o título. Espero que consigamos fazer uma prova limpa, que é o mais importante. Acredito que essa edição será bem mais técnica que a do ano passado; mais travada, e por isso a parte de acerto do carro será bem mais importante. Fizemos o shakedown e o carro está muito bom. Temos um grid excelente, um formato diferente, e a lição de casa foi feita.”.
Guilherme Spinelli
"É um ano muito especial para mim, já que será meu vigésimo Sertões e um retorno após dois anos sem disputá-lo, tendo a honra de vestir o macacão da equipe oficial Mitsubishi, que também está de volta. E com a participação da minha empresa, a Spinelli Racing, o que é uma responsabilidade e uma motivação extra. Como a decisão foi tomada pouco tempo antes da prova, vamos com o carro na categoria T1 FIA, de 2019. A expectativa é sermos os melhores da categoria e andar bem também na classificação geral".
Marcos Baumgart
"Será nosso 25° Sertões, sempre cercado de grandes expectativas. Já tivemos o gostinho de correr com o carro novo, fizemos toda a adaptação para as características brasileiras e vamos trabalhar com foco na vitória. O Sertões é único, tem várias armadilhas, mas, com a união de todos na equipe, vamos procurar superar os obstáculos do trajeto".
Siga-nos em nossas redes sociais e saiba tudo sobre o SERTÕES BRB 2023:
Site: www.sertoes.com
Instagram: @sertoes
Youtube.com/sertoesoficial
Comunicação Sertões BRB
Meg Cotrim
11.99182 8180
Rodrigo Gini
31.99616 4179
Aline Ben da Costa
51.98135 2231
Ação é parte do projeto Ver Magia, que busca atuar em uma das principais causas de evasão escolar no ensino fundamental. Atendimento oftalmopediátrico alcançou 2.200 meninos e meninas do DF, Goiás e Bahia
Atualmente nos UTVs, piloto de São José dos Campos é o recordista de vitórias no maior rally das Américas, com sete conquistas
Veículos usados pela organização do maior rally das Américas foram acompanhados em tempo real por mais de 108 mil quilômetros, gerando dados essenciais para a segurança e a eficiência da operação
Maior rally das Américas voltou a mostrar sua força internacional, atraindo competidores de outros cinco países. Estreantes superaram o desafio e se apaixonaram pelo que viveram atravessando o Brasil