Capa

Chegou a hora: prólogo e Super Prime abrem o Sertões BRB 2023

10.08.2023  |    795 visualizações

Com o Rio São Francisco como pano de fundo, carros, motos e UTVs encaram em Petrolina desafio que definirá a ordem de largada da primeira etapa. Um fator ainda mais importante com o roteiro deste ano

BAIXE IMAGENS DO DIA AQUI: https://we.tl/t-sogj6XnxhA

 

Foram meses de ansiedade, expectativa e preparação para esse momento. Nesta sexta-feira (11), Petrolina (PE) dá a largada para o Sertões BRB 2023. Um desafio que, até o dia 19, cortará Pernambuco, Bahia e Ceará em um roteiro de 3.800 quilômetros, dos quais 2.080 cronometrados. O primeiro desafio é uma espécie de aperitivo do que vem pela frente mas que, especialmente para os candidatos à vitória nos carros, motos e UTVs, tem importância decisiva.

Tudo começa a partir das 7h com a rampa da largada promocional, montada na orla do Rio São Francisco, onde o público poderá ver de perto os homens e máquinas que iniciam a disputa. Em seguida é a vez do prólogo de 13 quilômetros, com trechos de piçarra, cascalho e pedras; sequências sinuosas com ganchos (curvas de 180°) e bastante navegação, como será a tônica do rally.

Às 15h é a vez da Super Prime, que reunirá os oito melhores de cada modalidade em disputas eliminatórias por um circuito de 1,8 km ao lado da Vila Sertões, e mais uma vez com o Velho Chico como pano de fundo.

De acordo com a classificação final (do primeiro ao oitavo), será feita a escolha da ordem de largada. E, aqui, ser o primeiro a acelerar na primeira etapa, sábado, não é vantagem, especialmente sobre duas rodas. Afinal, não há as marcas dos demais veículos no piso como referência, e nem como acompanhar o ritmo dos principais adversários pelo rastro de poeira. O que parece um simples detalhe pode fazer toda a diferença, mesmo com tanto rally pela frente.

Expectativas

A quinta-feira foi dos últimos ajustes no equipamento e de testá-lo no shakedown - um trecho de 900m montado junto à orla do São Francisco. Também foi o dia da coletiva de imprensa que reuniu alguns dos destaques das três modalidades. Com direito a momentos de muita descontração e camaradagem, como o protagonizado pelos representantes das motos.

Apesar da grande experiência internacional, o jovem norte-americano Mason Klein não se fez de rogado ao pedir, a dois campeões da prova (Adrien Metge e Bissinho Zavatti) informações sobre o uso do Stella (equipamento de geolocalização e monitoramento) na configuração adotada na prova.

Nos carros, respeito mútuo e elogios entre três nomes que somam, juntos, oito títulos: Guiga Spinelli, Marcos Baumgart e Lucas Moraes. Nos UTVs, tanto o atual campeão Rodrigo Varela, quanto o campeão da Copa do Mundo de Rally Baja Cristiano Batista lamentaram, com bom humor, que o maior vencedor em três décadas de Sertões, Jean Azevedo (sete títulos) tenha trocado as motos pela modalidade.

A última atividade do dia foi o briefing obrigatório com o diretor-técnico Edgar Fabre e o diretor de prova Du Sachs, além das autoridades das confederações brasileiras de Automobilismo (CBA) e Motociclismo (CBM). Nele os competidores receberam as orientações gerais e os detalhes técnicos necessários para o perfeito desenrolar da prova. O Sertões BRB 2023 é válido pelos campeonatos Brasileiro de Rally Cross-Country e Latino-Americano FIM de Rally Cross-Country (motos e UTVs).

Aspas

Bissinho Zavatti (campeão 2022 Moto)

"Chegar a Petrolina com essa área de boxes maravilhosa e o Rio São Francisco ao lado já me deixou no clima do rally. Não via mesmo a hora de montar na moto e começar. É preciso ser rápido no prólogo, já que uma boa posição de largada é importante, mas também lembrar que um erro pode colocar tudo a perder".

Lucas Moraes (campeão 2022 Carro)

"O que havia para ser feito, já foi. Essa edição promete ser bastante técnica; exigente, e eu particularmente prefiro assim. Fizemos uma ótima preparação, talvez a nossa melhor para o Sertões; o carro também está pronto, mas são oito dias de rally, e tem muita coisa para acontecer".

Rodrigo Varela (campeão 2022 UTV)

"É um novo rally, com novas etapas, a maior pressão era a de vencer pela primeira vez depois de tentar por 13 anos, vamos agora com outra cabeça para fazer uma excelente prova e batalhar como no ano passado, é a modalidade mais equilibrada do Sertões".

Sertões BRB 2023

Sexta-feira (11/8)
Prólogo - 13 quilômetros
Super Prime - 1,8 quilômetro (por volta)

Descrição técnica
O prólogo será uma especial em linha, com trechos de piçarra, cascalho, pedras e pouca areia; alterna trechos sinuosos com muita navegação e simula, em miniatura, a variedade de condições e tipos de piso encontrada em uma etapa do Sertões. Em chão batido, a volta do Super Prime conta com dois circuitos bem distintos. O interno é mais curto (700m), com ganchos e sem longas retas. Já o externo (1.100m) alterna sequências mais velozes com uma parte mais travada e uma zona de quatro curvas em S.

Siga-nos em nossas redes sociais e saiba tudo sobre o SERTÕES BRB 2023:

Site: www.sertoes.com
Instagram: @sertoes
Youtube.com/sertoesoficial
twitter.com/sertoesoficial

Comunicação Sertões BRB

Meg Cotrim
11.99182 8180

Rodrigo Gini
31.99616 4179

Aline Ben da Costa
51.98135 2231

Leia também...
01.11.2024

Ação é parte do projeto Ver Magia, que busca atuar em uma das principais causas de evasão escolar no ensino fundamental. Atendimento oftalmopediátrico alcançou 2.200 meninos e meninas do DF, Goiás e Bahia

30.10.2024

Atualmente nos UTVs, piloto de São José dos Campos é o recordista de vitórias no maior rally das Américas, com sete conquistas

14.10.2024

Veículos usados pela organização do maior rally das Américas foram acompanhados em tempo real por mais de 108 mil quilômetros, gerando dados essenciais para a segurança e a eficiência da operação

16.09.2024

Maior rally das Américas voltou a mostrar sua força internacional, atraindo competidores de outros cinco países. Estreantes superaram o desafio e se apaixonaram pelo que viveram atravessando o Brasil