O Sertões vai botar o pé na estrada nesta quarta, 16/8. Foram dias intensos e de muita movimentação durante os sete dias em que a caravana do maior rally das Américas ficou baseada em Petrolina, que pela primeira vez recebeu a largada da prova e uma semana na mesma cidade, em função do formato inédito da prova em laços ou margaridas (larga e retorna para a mesma cidade). Povo hospitaleiro, cultura, artesanato e o Rio São Francisco, um dos maiores tesouros brasileiros, foram as atrações para os expedicionários do Sertões, aqueles que vieram para se divertir sem competir.
No caminho inverso, a Vila Sertões, a maior já montada na história dos 31 anos da prova, com 136 mil metros quadrados, recebeu milhares de visitantes, curiosos para ver de perto as supermáquinas do rally e as estrelas: os competidores. A cidade conta com população estimada em 360 mil habitantes e a base de sua economia está na produção de frutas (especialmente uva, manga, melancia, goiaba e banana) e leguminosas (feijão, batata-doce e aipim/macaxeira). A região é atualmente o principal polo frutífero do país e, graças à presença de um aeroporto de média dimensão, boa parte da produção pode ser escoada diretamente para o exterior.
Expedições Sertões Aventura visitam vinícola
Com tantos atrativos, somados a hospitalidade do povo de Petrolina, as Expedições Sertões Aventura, atrai turistas de várias partes do Brasil. São realizadas por operadores homologados pela Dunas e especializados em passeios Off Road com grupos de motos e carros 4x4. Nesse Sertões, as expedições que contam com 154 pessoas.
O homologado KeepTrack 4x4 organizou visitação na Vinícola Rio Sol, em Lagoa Grande (PE), cidade à 50 Km de Petrolina, onde a produção de vinhos começou nos anos 1980 e é destaque na região devido a três características climáticas: sol o ano todo, poucas chuvas e irrigação do Rio São Francisco.
O grupo pode andar pela plantação de uvas na fazenda de 120 hectares, com safra o ano todo, o que só é possível nessa região do planeta. Os 35 expedicionários conheceram as dependências da vinícola, visitaram a adega, experimentaram a uva tirada diretamente do pé no meio da plantação e claro, para concluir, a tão esperada degustação de vinhos seguido de almoço com cardápio regional e música ao vivo reverenciando os destaques locais como Luiz Gonzaga.
Museus Históricos
Como parte do passeio de city tour prévio à Vinícola, as expedições visitaram o Museu do Sertão em Petrolina, que retrata e resgata a história do homem sertanejo em todos os seus aspectos. O acervo é constituído por mais de três mil objetos, que incluem pertences do Lampião, o rei do Cangaço.
Outra opção é aproveitar a cultura histórica de cidades próximas. A Expedição Via 4x4 visitou o vilarejo de Canudos Velho (BA), que fica a 180 Km de Petrolina. Os expedicionários conheceram o Museu Histórico de Canudos, criado por um dos primeiros habitantes do local. É um vilarejo pequeno e rico em cultura, onde ainda é possível conferir as ruínas da igreja de Antônio Conselheiro. Entre as exposições do museu encontram-se artigos como cartuchos e balas, espingardas e revólveres, facões e bainhas que teriam sido utilizados durante a Guerra de Canudos.
No artesanato, a cultura da produção de carrancas enche os olhos e emociona. A escultura que carrega a crença de proteção, tem uma cabeça de forma humana ou animal, produzida em madeira. Hoje é comercializada como objeto de decoração, mas foi utilizada a princípio na proa das embarcações que navegavam no Velho Chico. Na cidade é possível conhecer a Oficina do Artesão Mestre Quincas, onde os escultores passam o conhecimento de pai para filho, geram renda para a população ribeirinha e fortificam a cultura local.
Aspas
Marcelo Ferraz, CEO Fundador da KeepTrack 4x4
“Nosso objetivo é promover o turismo da região, então escolhemos a visitação na vinícola Rio Sol porque é uma experiência diferente, mostrar como é possível produzir um bom vinho no Sertão, um lugar onde ninguém imagina e que conseguimos ter as quatro estações do ano acontecendo em uma vinícola ao mesmo tempo.”
Soraya Lôbo, Supervisora da Gerência de Comunicação Internacional da Embratur
“Eu me emocionei com os artesãos do Mestre Quincas. Um deles começou aprendendo com o pai e hoje está passando o conhecimento para o filho. O que me tocou foi que, apesar de serem humildes e precisarem desse sustento, o prazer pela arte e por perpetuar a cultura independe do dinheiro, vai além, é muito genuíno.”
Taro Nishimoto e Daniela Maitan Saliba, expedicionários paulistas da KeepTrack 4x4
“Acompanhar o Sertões tem sido uma experiência única que toca nossos corações. É um evento autêntico, brasileiro. A gente consegue sentir todo o clima do Sertões. A região de Petrolina surpreendeu positivamente pela educação e receptividade das pessoas, todas educadas e cordiais.”
Sobre Petrolina
A cidade de Petrolina se localiza na região do semiárido nordestino e separa-se de Juazeiro (BA) através do Rio São Francisco. A ponte que liga as duas cidades foi inaugurada em 1954 e tem um pôr do sol de tirar o fôlego. O turismo de Petrolina se destaca pelos passeios náuticos, festas de São João, visitações em vinícolas, rica produção frutífera, museus históricos do sertão brasileiro e um rico artesanato impulsionado pela tradição das carrancas, esculturas de madeira que era utilizadas nas proas dos navios e agora são peças de decoração.
Siga-nos em nossas redes sociais e saiba tudo sobre o SERTÕES BRB 2023:
Site: www.sertoes.com
Instagram: @sertoes
Youtube.com/sertoesoficial
twitter.com/sertoesoficial
Comunicação Sertões BRB
Meg Cotrim
11.99182 8180
Rodrigo Gini
31.99616 4179
Aline Ben da Costa
51.98135 2231
Ação é parte do projeto Ver Magia, que busca atuar em uma das principais causas de evasão escolar no ensino fundamental. Atendimento oftalmopediátrico alcançou 2.200 meninos e meninas do DF, Goiás e Bahia
Atualmente nos UTVs, piloto de São José dos Campos é o recordista de vitórias no maior rally das Américas, com sete conquistas
Veículos usados pela organização do maior rally das Américas foram acompanhados em tempo real por mais de 108 mil quilômetros, gerando dados essenciais para a segurança e a eficiência da operação
Maior rally das Américas voltou a mostrar sua força internacional, atraindo competidores de outros cinco países. Estreantes superaram o desafio e se apaixonaram pelo que viveram atravessando o Brasil