A cidade de Camocim (CE) foi palco da oitava e última etapa do Sertões BRB 2023. No sábado, dia 19 de agosto, os carros, motos, quadriciclos e UTVs da competição cruzaram o município pelas regiões da Tatajuba ao Guriú, passando próximo a “Lagoa Torta” e ao “Lago Grande”. A Prefeitura convocou o público para acompanhar a passagem do Maior Rally das Américas. Antes disso, no dia 18, o Instituto Sertões, o Rally da Educação, a CONASA e o projeto Carência Menstrual visitaram o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS I), localizado no Bairro Olinda, para oficializar as doações de pontos de internet, painéis de energia solar, mudas para reflorestamento, absorventes femininos, ecoponto e filtros de água.
Camocim tem cerca de 64 mil habitantes e se localiza na região intermediária de Sobral, tendo como seus limites territoriais os municípios de Barroquinha, Bela Cruz, Granja e Jijoca de Jericoacoara. Seu clima é tropical semiúmido e constitui uma região fisiográfica de caatinga arbustiva. A cidade tem uma tendência natural para atividades esportivas náuticas como o kitesurf, além das belíssimas praias e paisagens. O município oferece aos seus moradores e visitantes uma cultura rica e experiências gastronômicas inesquecíveis nas barracas de praias, bares e restaurantes.
Turismo é impulsionado pelas belas praias
Entre os destaques do turismo na região estão as praias da Tatajuba, Caraúbas, Farol do Trapiá, Barra dos Remédios, Barrinha, Praia do Maceió, Barreiras, Guriú e Praia do Xavier. A cidade ainda conta com um belíssimo monumento na entrada de Camocim formado por um conjunto de velas de barcos de pesca no meio de um espelho d'água. O Pier de Camocim é uma parada obrigatória para uma foto do nascer do sol ou da lua cheia e a Ilha do Amor pode ser acessada por balsas e possibilita uma bucólica visão da cidade. Na reserva natural Estuário do Rio Coreaú é possível observar o encontro do rio com o mar. O Lago Seco, Lago das Cangalhas, Laguinho da Torta e Lago Grande são balneários de água doce com opções de esportes náuticos, culinária típica e diversão em contato com a natureza.
Não é só rally
Para não apenas levantar as "areias" de Camocim, o Instituto Sertões e seus parceiros promoveram diversas doações com intuito de melhorar a qualidade de vida das comunidades mais carentes do município. Foram doados três kits de energia solar que serão destinados a três famílias que não possuem energia em casa, quatro pontos de internet gratuitos (válidos por dois ano) instalados em quatro centros de apoio à comunidade, mais de 500 absorventes femininos, 85 filtros de água e mil mudas nativas de pau branco, clusia variega, clusia verde, fixo do mangue e cajueiro. A comunidade de Camocim ainda vai receber no mês de setembro um ecoponto para separação de lixo reciclável.
As entregas foram realizadas em cerimônia acompanhada pela presidente do Instituto Sertões, Leonora Guedes, o gestor do Rally da Educação, Rodolfo Matos, a secretária adjunta de Desenvolvimento Social e Cidadania, Gilmara de Souza Gomes, famílias atendidas pelo CRAS I de Camocim, entre outros participantes. Na oportunidade, os convidados conheceram também as crianças atípicas do projeto “Cuidar para incluir: Construindo Sonhos e Garantindo Direitos” atendidas pela instituição.
Entre os beneficiados pelas doações estão famílias que não tinham acesso à água potável ou à energia elétrica, além de crianças e mulheres atendidas pelos programas sociais da Prefeitura de Camocim. Entre as beneficiadas, estava a mãe e dona de casa Antônia Carla da Silva de Oliveira, de 21 anos, que compareceu na cerimônia acompanhada do filho de dois meses, Carlos Elias da Silva Souza. Antônia acredita que a qualidade de vida da família vai melhorar agora com o kit de energia solar que recebeu através da parceria do Instituto Sertões e a cidade de Camocim.
Aspas
Antônia Carla da Silva de Oliveira, mãe que recebeu doação de kit de energia solar
“Tenho um bebê de dois meses, ainda não consegui desbloquear meu auxílio e a energia solar vai diminuir nossos gastos com energia elétrica. Eu gosto de morar em Camocim, minha rua é tranquila, tem posto de saúde e escola perto, é um lugar bom para criar meu filho.”
Leonora Guedes, Presidente do Instituto Sertões
“O Instituto Sertões veio para potencializar a parte social do Sertões. Queremos ser o rally da transformação, impulsionando a transformação social, através de projetos com legado social. Então viemos até Camocim para estender o nosso braço social e levar um pouco de esperança e de perspectiva de futuro para a comunidade.”
Rodolfo Matos, Gestor do Rally da Educação
“A gente vai andando pelo Sertões e vai descobrindo as necessidades das comunidades por onde a gente passa. Hoje estamos aqui fazendo a doação desses absorventes que sabemos que não são suficientes, mas estamos pegando os nomes das mulheres que têm essa carência e vamos trabalhar para que possamos atendê-las por mais tempo.”
Gilmara de Souza Gomes, Secretária Adjunta de Desenvolvimento Social e Cidadania de Camocim
“Ontem recebemos 85 kits de filtros de água na nossa zona rural para a nossa comunidade ter acesso a água potável. Hoje estamos aqui recebendo mais estas entregas do Sertões e a nossa palavra é gratidão. Não é apenas um evento esportivo, eles estão deixando uma mensagem, eles trazem consigo o desenvolvimento social e a sustentabilidade, fazendo a diferença na vida de muitas famílias. Hoje estamos plantando uma sementinha, mas que vai poder crescer, é um começo que pode fortalecer essa parceria. O CRAS é a casa das famílias e agora vamos ter aqui internet para todos.”
Comunicação Sertões BRB
Meg Cotrim
11.99182 8180
Aline Ben da Costa
51.98135 2231
Ação é parte do projeto Ver Magia, que busca atuar em uma das principais causas de evasão escolar no ensino fundamental. Atendimento oftalmopediátrico alcançou 2.200 meninos e meninas do DF, Goiás e Bahia
Atualmente nos UTVs, piloto de São José dos Campos é o recordista de vitórias no maior rally das Américas, com sete conquistas
Veículos usados pela organização do maior rally das Américas foram acompanhados em tempo real por mais de 108 mil quilômetros, gerando dados essenciais para a segurança e a eficiência da operação
Maior rally das Américas voltou a mostrar sua força internacional, atraindo competidores de outros cinco países. Estreantes superaram o desafio e se apaixonaram pelo que viveram atravessando o Brasil