Desbravar um Brasil que poucos conhecem e participar do maior Rally das Américas para se divertir, sem competir, são os objetivos dos participantes das Expedições Sertões Aventura, que acontecem junto com o Rally dos Sertões. Na edição de 2023, os expedicionários conheceram a histórica cidade de Canudos, passearam de barco no Cânion do Xingó e nas águas do Rio São Francisco e visitaram o Parque Nacional da Serra da Capivara, entre outras programações culturais, turísticas e de lazer. Além de levantar poeira, o Sertões BRB também colocou nos holofotes destinos ainda pouco explorados do Brasil.
O programa atrai turistas de várias partes do país e é realizado por operadores homologados pela Dunas, especializados em passeios off-road com grupos de motos e carros 4x4. Neste ano, as expedições contaram com mais de 150 pessoas, entre 10 e 80 anos. A aventura pode ser feita em família, amigos e até sozinho. Durante o rally, as expedições se tornam grandes famílias que compartilham a mesma paixão pelo off-road.
Os participantes utilizam carro 4x4 ou moto, próprios ou alugados, e são convidados a conhecerem o Brasil off-road. O país com dimensões continentais ainda tem muito a ser descoberto. Em 2023, as sete expedições acompanharam o Sertões BRB desbravando o nordeste, pelas cidades de Petrolina (PE), Crato (CE), Sobral (CE) e Praia do Preá, na cidade de Cruz (CE), além de diversos outros destinos próximos ao roteiro.
Assistiram a passagens dos veículos de rally pelas especiais da prova (trechos cronometrados), visitaram os boxes e tiveram direito a foto oficial assim como os competidores. Os expedicionários contaram ainda com um espaço VIP chamado “Lounge Expedições” em todas as Vilas Sertões. Logo na largada em Petrolina, os participantes se surpreenderam com o povo hospitaleiro, os museus históricos, a cultura, o artesanato, as uvas e as vinícolas, o passeio vapor do vinho e o Rio São Francisco, um dos maiores tesouros brasileiros. Era só o início de uma aventura até chegar com festa na rampa e entrega de medalhas na Praia do Preá.
Vinícolas descobertas em Petrolina
Ainda na largada vários grupos de expedicionários visitaram a Vinícola Rio Sol e a Vinícola Miolo, que se localizam próximas a Petrolina. A produção de vinhos começou nos anos 1980 na região e é um destaque devido a três características climáticas: sol o ano todo, poucas chuvas e irrigação do Rio São Francisco.
A fazenda Rio Sol conta com 120 hectares plantados de uvas que são utilizados em duas safras anuais, o que só é possível nessa região do planeta. Os expedicionários conheceram as dependências da vinícola, visitaram a adega e a plantação de uvas, fizeram degustação de vinhos e encerraram a visita com um almoço com cardápio regional. Alguns conseguiram dar um mergulho no Rio São Francisco depois de um passeio de barco até uma das ilhas do Velho Chico.
Museus Históricos
Várias expedições contaram com visitas a museus históricos no percurso. A KeepTrack 4x4 fez uma visita ao Museu do Sertão em Petrolina, que trata do resgate e da preservação da história do homem sertanejo em todos os seus aspectos. O acervo é constituído por mais de três mil objetos, que incluem pertences do Lampião, o rei do Cangaço. A expedição também visitou em Coronel José Dias (PI) o Museu da Natureza e o Parque Nacional para conhecer os sítios arqueológicos com as pinturas rupestres e suas belezas naturais. A 4x4 Por Diversão fez uma visita ao Museu do Homem Americano e ao Museu do Futuro em São Raimundo Nonato (PI). A TSP 4x4 conheceu o Museu do Sertão e História do Cangaço na cidade de Piranhas (AL) e a Via 4x4 o Museu Gonzagão, em Exu (PE).
Outra opção foi aproveitar a cultura a partir da memória da história do Brasil. A Expedição Via 4x4 fez uma visita ao vilarejo de Canudos Velho (BA), que fica a 180 Km de Petrolina. Os expedicionários conheceram o Museu Histórico de Canudos, montado por um dos primeiros habitantes do local. É um vilarejo pequeno e rico em cultura, onde ainda é possível conferir as ruínas da igreja de Antônio Conselheiro. Entre as exposições do museu encontram-se artigos como cartuchos e balas, espingardas e revólveres, facões e bainhas que teriam sido utilizados durante a Guerra de Canudos.
Artesanato de Carrancas
No artesanato, a cultura da produção de carrancas em Petrolina encheu os olhos e emocionou. É uma escultura com forma humana ou animal, produzida em madeira. Hoje é comercializada como objeto de decoração, mas foi utilizada a princípio na proa das embarcações que navegavam no Velho Chico. As carrancas são internacionalmente conhecidas pela produção da artista já falecida, Ana das Carrancas. Em Petrolina também é possível conhecer a Oficina do Artesão Mestre Quincas, onde os escultores passam o conhecimento de pai para filho, geram renda para a população ribeirinha e fortalecem a cultura local. O Mestre Quincas foi o grande responsável pela dignidade dessas pessoas, elas se sentem pertencentes e se orgulham do que fazem.
Pontos Turísticos
Ao longo do trajeto, as expedições também passaram por vários pontos turísticos como o Cânion do Xingó (SE) onde o grupo da Gaia Expedições fez um passeio de barco para os participantes apreciarem o Rio São Francisco. Visitas no Parque Nacional da Serra da Capivara (PI) e à famosa fábrica de cerâmica da região estiveram na programação da 4x4 Por Diversão e da KeepTrack 4x4, que aproveitou para passar pela Barragem de Sobradinho e pelas Dunas do Velho Chico, assim como os expedicionários da Planeta 4x4.
Entre outras programações, os expedicionários conheceram o famoso Bodódromo de Petrolina, um complexo gastronômico onde a especialidade é a carne de bode. A visita na Estátua do Padre Cícero (CE) esteve no roteiro de algumas expedições e outros grupos chegaram a pernoitar em um trecho de areia para acompanhar a especial cedo pela manhã.
A cidade de Paulo Afonso (BA) e seus atrativos como a Igreja São Francisco, o Balneário do Boi e a Cobra no Parque Belvedere foram conhecidos, assim como o Complexo das Usinas Hidrelétricas e o Passeio de Catamarã entre os Cânions. Outros atrativos também fizeram parte de algumas expedições de 2023, como o Centro Histórico de Piranhas, incluindo visitação no Mirante da Igrejinha, Museu, Torre, Centro de Artesanato, Orla e Prainha Ao fim do trajeto as expedições aproveitaram as paisagens turísticas de Camocim, com dunas e lagoas que preenchem o trajeto até a chegada em Jericoacoara e Praia do Preá. Além de passarem pela Duna do Amor, Duna do Funil, praias e lagoas da região.
Dimensões Social e Turismo se encontram no Sertões
Enquanto o rally passava pelas cidades de Crato e Sobral (CE) muitos expedicionários aproveitaram para conhecer o trabalho da SAS Brasil. A start up social faz parte do braço social do Sertões e reúne voluntários que realizam atendimentos médicos gratuitos e especializados à população mais carente. Em 2023 a SAS realizou mais de 16 mil atendimentos, prescreveu mais de 350 óculos para crianças e percorreu quatro cidades oferecendo 12 especialidades médicas.
Em 2023 fizeram parte da Expedições Sertões Aventura os homologados 4x4 Por Diversão, Gaia Expedições, KeepTrack 4x4/Serial Trippers, Honda RedRider, Planeta 4x4, TSP 4x4 e Via 4x4. Cada expedição tem uma programação diferenciada e completa, para conhecer melhor as opções entre em contato através do e-mail turismo@sertoes.com.br e/ou siga nosso perfil no Instagram @sertoes.expedicao.
Aspas
Leonora Guedes, COO do Sertões
“O Sertões é uma plataforma de promoção do Brasil! Nossa missão é promover o país através da lente esportiva. Divulgar destinos, culturas e atrativos que poucos brasileiros conhecem! Os participantes das Expedições Turismo têm a oportunidade de conhecer e experimentar esse Brasil profundo através da curadoria dos nossos operadores de turismo. Eles selecionam o que há de melhor ao longo do roteiro da prova. Sem dúvida é uma oportunidade ímpar para desbravar nosso país!”
Luiz Clayton Holanda, geógrafo de Porto Velho (RO) e Expedicionário Sertões da Planeta 4x4 junto com a sua mãe Rosângela Ilcelina Holanda
“O Sertões é um ambiente impressionante e de superação. Nos últimos dez anos minha mãe foi diagnosticada com câncer e enfrentamos grandes desafios. Ela demonstrou ser uma pessoa forte e guerreira. Foram momentos de luta e a partir disso passamos a olhar a vida de outra forma. Fazia todo o sentido comemorar a recuperação no Sertões. Fiz o convite e ela aceitou o desafio. Estamos muito gratos, conhecemos pessoas maravilhosas e uma estrutura incrível do rally. Minha mãe adorou e viu como um evento desses é importante para pessoas simples e para os lugares onde passa. Foi uma lição de vida. É o primeiro de muitos e já estamos com expectativas para o ano que vem.”
Fredy de Bruns Vogt, Susele Piotto e João Pedro Piotto Vogt, Família Expedicionária da Gaia
“Eu e a minha esposa gostamos de guiar e temos essa paixão, por isso decidimos ir com dois carros. A gente vai se divertindo, se comunicando no rádio nos deslocamentos, é um formato que nos deixa mais conectados um com o outro, gera uma cumplicidade e é uma experiência muito bacana. Nosso filho JP tem 12 anos e está em seu terceiro Sertões, ele adora o rally e torce por alguns pilotos do Sertões. A experiência que ele vive é muito interessante porque ele gosta da terra, do rally, não se incomoda com os deslocamentos e gosta bastante de passar por dunas, areia e água.”
Taro Nishimoto e Daniela Maitan Saliba, expedicionários paulistas da KeepTrack 4x4
“Acompanhar o Sertões tem sido uma experiência única que toca nossos corações. É um evento autêntico, brasileiro. A gente consegue sentir todo o clima do Sertões. A região de Petrolina surpreendeu positivamente pela educação e receptividade das pessoas, todas educadas e cordiais.”
Marcelo Ferraz, CEO Fundador da KeepTrack 4x4
“Nosso objetivo é promover o turismo da região, então escolhemos a visitação na vinícola Rio Sol porque é uma experiência diferente. Mostramos que é possível produzir um bom vinho no Sertão, em um lugar onde ninguém imagina e que conseguimos ter as quatro estações do ano acontecendo em uma vinícola ao mesmo tempo.”
Soraya Lôbo, Supervisora da Gerência de Comunicação Internacional da Embratur
“Eu super me emocionei com os artesãos do Mestre Quincas. Um deles começou aprendendo com o pai e hoje está passando o conhecimento para o filho. O que me tocou foi que, apesar de serem humildes e precisarem desse sustento, o prazer pela arte e por perpetuar a cultura independe do dinheiro, vai além, é muito genuíno.”
Comunicação Sertões BRB
Meg Cotrim
11.99182 8180
Aline Ben da Costa
51.98135 2231
Ação é parte do projeto Ver Magia, que busca atuar em uma das principais causas de evasão escolar no ensino fundamental. Atendimento oftalmopediátrico alcançou 2.200 meninos e meninas do DF, Goiás e Bahia
Atualmente nos UTVs, piloto de São José dos Campos é o recordista de vitórias no maior rally das Américas, com sete conquistas
Veículos usados pela organização do maior rally das Américas foram acompanhados em tempo real por mais de 108 mil quilômetros, gerando dados essenciais para a segurança e a eficiência da operação
Maior rally das Américas voltou a mostrar sua força internacional, atraindo competidores de outros cinco países. Estreantes superaram o desafio e se apaixonaram pelo que viveram atravessando o Brasil