Etapa em laço no penúltimo dia do XP Sertões Kitesurf, o maior rally de longa duração da modalidade no planeta. Assim como acontece no Sertões da terra firme, os velejadores do Brasil e outros oito países largam e chegam nesta sexta-feira (15) ao mesmo ponto. E não é um ponto qualquer, mas a Praia do Preá, hoje uma das mecas internacionais do esporte, em Cruz. Os atletas terão a chance de aproveitar bem as condições privilegiadas. O que não quer dizer que não terão de fazer força. Afinal, haverá uma parte em upwind (contra o vento).
A quarta etapa do XP Sertões Kitesurf terá caracteristicas de sprint: mais curta e intensa, dando aos competidores a chance de acompanhar todo o tempo o desempenho dos principais adversários. Foi desenhado um circuito de 17 quilômetros em torno do Rancho do Kite, indo até Barrinha, que será percorrido uma vez pelas categorias Adventure, Pro Jr., Master, Gran Master e na Wing (duas voltas), e duas por Pro e Elite (quatro voltas ao todo) - neste caso, com um intervalo de uma hora entre elas.
O Preá entrou no clima da competição com a chegada da terceira etapa, iniciada na Ilha do Guajiru, em Itarema, com direito a um upwind para contornar esse pedaço de terra que se desprendeu do continente. Para Pro e Elite foram ao todos 100 quilômetros. As demais categorias completaram 70, saindo do mar em Monteiros (Acaraú). Pedras e currais (armadilhas de pesca) foram as dificuldades a ser contornadas.
Na Pro Masculino, o duelo entre kitesurfers da região segue firme. Desta vez, com vitória de Alex Neto. O atleta do Cumbuco, atual campeão da prova, voltou a superar Yaron Moura, que chegou literalmente em casa, com a torcida da mãe e dos praticantes do Preá. Netinho lidera a geral, com Yaron em seu encalço.
A disputa feminina teve a argentina Julieta Biasotti à frente de Gaby Reynard - as duas são líder e vice-líder na geral. Bia Santos completou em terceiro, mesma posição que ocupa no acumulado.
Marcos Rodrigues foi o vencedor na Pro Jr. Já na Adventure, Marcos Botelho superou o ex-atacante Júnior Pipoca, que mostrou mais uma vez habilidade também com a prancha e a pipa. No Feminino, terceira vitória de Bela Furtado.
Invencibilidade também para Eduardo Botelho (irmão de Marcos), na Master. Após perder uma bóia na véspera e ser desclassificado da segunda da etapa, Fernando Giestas se recuperou para vencer na Gran Master (55+). Cândida Liberato levou no feminino.
Aspas
Alex Neto (vencedor Pro Masculino)
"Nós fizemos dois upwinds na Ilha do Guajiru e isso já colocou a intensidade da prova no nível máximo. Na primeira pernada eu já consegui uma boa vantagem, executei minhas estratégias e fui primeiro colocado de novo. Estou bem preparado para esse quarto dia. Foco na missão para chegar a mais um bom resultado".
Yaron Moura (segundo colocado Pro Masculino)
"Foi um velejo muito bom, apesar de que o trecho de upwind na Ilha do Guajiru não foi fácil. Mais uma vez a briga com o Neto foi boa, amanhã será em casa, vou para cima mais uma vez".
Eduardo Botelho (vencedor e líder Master Masculino)
"Até me surpreendi por vencer os três dias, o evento está ótimo. Hoje eu estava atrás no upwind, mas consegui buscar. Quero trazer ainda mais gente da velha guarda para velejar no Sertões nos próximos anos".
XP Sertões Kitesurf
DIA 3 - 14/9
Elite/Pro - 100 KM - Itarema (Ilha do Guajiru/Locanda) -> Cruz (Preá/Rancho do Kite)
Adventure/Master/GranMaster/ProJr - 70 KM -Itarema (Ilha do Guajiru/Locanda) -> Acaraú (Monteiros)
Resultados extra-oficiais
Pro Masculino
1) Alex Neto
2) Yaron Moura
3) Júnior Farinha
Pro Feminino
1) Julieta Biasotti (ARG)
2) Gaby Reynard
3) Bia Santos
Elite
1) Bruno Simão
2) Pedro Hajjar
3) Fabão Câmara
Pro Jr.
1) Marcos Rodrigues
2) Kauan Esmerino
3) Lukinhas Maciel
Adventure Masculino
1) Marcos Botelho
2) Júnior Pipoca
3) João Gurgel
Adventure Feminino
1) Bela Furtado
2) Aysu Bilgin (TUR)
3) Ale Brochado
Master
1) Eduardo Botelho
2) André Diniz
3) Manoel Alencar
Gran Master Feminino
1) Cândida Liberato
Grand Master Masculino
1) Fernando Giestas
2) Philippe Cardis (SUI)
3) Vítor Pereira (POR)
DIA 4 - 15/9 - Cruz (Preá/Rancho do Kite)
Elite/Pro - 68 KM - Circuito Race Preá - 2 Regatas de 2 voltas
Adventure/Master/GranMaster/ProWing/ProJr - 34 KM - Circuito Race Preá - 1 Regata de 2 voltas
Descrição: Prova rápida, mas intensa, exige muito preparo físico.
Dia de circuito especial, onde todas as categorias correrão regatas de barlasota (misto de up com downwind) entre o Rancho do Kite e a Vila Carnaúba, numa estimativa de 68km para PRO e Elite e 34 km para as demais.
Siga-nos em nossas redes sociais e saiba tudo sobre o XP SERTÕES KITESURF:
Instagram: @sertoes.kitesurf
Comunicação XP Sertões Kitesurf
Meg Cotrim
11.99182 8180
Rodrigo Gini
31.99616 4179
Terceira edição do maior rally de longa duração da modalidade no mundo terminou neste sábado na Fazenda Moreias, em Camocim. O cearense Alex Neto conquistou bi na Pro Masculino. No feminino, festa argentina com Julieta Biasotti. Paradisíaco litoral do Ceará foi o palco da competição.
Fazenda Moréias recebe os competidores na quinta e decisiva etapa para consagrar os campeões da terceira edição do maior rally de longa duração da modalidade no mundo
Alex Neto (Pro Masculino) e Gaby Reynard (Pro Feminino) foram os mais rápidos na segunda etapa do rally, entre a Praia do Guajiru, em Trairi, e a ilha de mesmo nome, em Itarema. Ex-atacante com passagem pelo futebol europeu se destaca na Adventure
Velejadores largam da Praia do Guajiru, em Trairi, e chegam na ilha de mesmo nome, em Itarema. Etapa Aeris exigiu bastante dos competidores com trecho de upwind para Pro e Elite. Yaron Moura e Julieta Biasotti saíram na frente