Uma iniciativa surgida no maior rally das Américas marca presença pelo segundo ano no Forum Econômico Mundial (WEF) de Davos (Suíça). Co-fundadoras da startup social SAS Brasil, Sabine Zink e Adriana Mallet levaram na bagagem a experiência iniciada em 2013 junto ao Sertões, que se tornou embrião de vários projetos. Elas lideraram um esforço para oferecer assistência médica a comunidades das regiões atravessadas pelo rally no interior do Brasil que se tornou referência e, ano após ano, ganhou em abrangência.
CEO da SAS Brasil, Sabine será palestrante do painel "The Impact Opportunity of Artificial Intelligence", nesta quarta-feira (17). Ela abordará especialmente a experiência com o atendimento por telemedicina, que ganhou impulso durante a pandemia, num cenário em que o próprio rally foi realizado sem a presença do público (2020), o que impediu os atendimentos presenciais oferecidos pela startup social. Uma iniciativa reconhecida pelo prêmio Empreendedor Social do Ano em 2021.
O trabalho coordenado por Sabine e Adriana hoje se apresenta como um caminho promissor para a saúde pública brasileira e gera impacto concreto nas demandas de saúde das comunidades atendidas. Além disso, promove benefícios indiretos. Ao evitar deslocamentos de pacientes aos grandes centros por meio das consultas remotas, reduz as emissões de carbono nas regiões atendidas.
Algo que vai ao encontro da proposta do Sertões e suas vertentes Social e Ambiental. Hoje o rally é um evento Carbono Neutro, com ações como a coleta de óleo lubrificante dos motores dos veículos de competição; lavagem dos veículos utilizando água de reuso, recolhimento de peças e rejeitos ao longo da rota e destinação adequada do lixo produzido pelos competidores e organização. Também há um plano de metas para substituir combustíveis fósseis por energias renováveis.
Aspas
Adriana Mallet, co-fundadora da SAS Brasil
"Ao longo da última década, amadurecemos uma organização capaz de criar modelos e soluções inovadoras para transformar a realidade de mais de 65 milhões de pessoas que vivem em regiões onde o acesso a médicos especialistas é um desafio".
Leonora Guedes, CEO do Sertões
"A participação da SAS Brasil no Fórum Econômico Mundial nos enche de orgulho, já que evidencia a dimensão social do Sertões. As competições nas três vertentes - Rally, Mountain Bike e Kitesurf - nos proporcionam a oportunidade de atuar junto às comunidades locais e deixar um legado palpável, como é o caso do atendimento às demandas de saúde. Esse aspecto social é parte indissociável da plataforma Sertões. É gratificante constatar a dimensão tomada pelo trabalho iniciado por Adriana e Sabine e ver até onde a poeira do rally as ajudou a chegar".
Ação é parte do projeto Ver Magia, que busca atuar em uma das principais causas de evasão escolar no ensino fundamental. Atendimento oftalmopediátrico alcançou 2.200 meninos e meninas do DF, Goiás e Bahia
Atualmente nos UTVs, piloto de São José dos Campos é o recordista de vitórias no maior rally das Américas, com sete conquistas
Veículos usados pela organização do maior rally das Américas foram acompanhados em tempo real por mais de 108 mil quilômetros, gerando dados essenciais para a segurança e a eficiência da operação
Maior rally das Américas voltou a mostrar sua força internacional, atraindo competidores de outros cinco países. Estreantes superaram o desafio e se apaixonaram pelo que viveram atravessando o Brasil