Disputar o Sertões BRB com a missão de fazer a manutenção da própria moto; dormir em barracas e descansar bem menos que boa parte dos demais competidores ao longo dos milhares de quilômetros da prova. Assim é o cotidiano dos inscritos na categoria Self. Ela e seus guerreiros voltam a ser atração na edição 2024 do maior rally das Américas, de 23 a 31 de agosto, com largada e chegada em Brasília.
A ideia é criar um desafio a mais para seus participantes, obrigados a mostrar habilidade também na mecânica e a lidar com condições mais extremas. Há um mecânico supervisor que auxilia os pilotos com orientações, mas eles próprios são obrigados a colocar a mão na graxa e se encarregar de tarefas que vão da simples limpeza de um filtro de ar a uma troca de pistão, por exemplo. Fazem isso enquanto boa parte dos competidores deixa o equipamento nas mãos de especialistas e pode aproveitar o tempo livre para se recuperar fisica e mentalmente. Nas Vilas Sertões, o grupo está sempre reunido na mesma tenda, o que acaba por criar um clima de camaradagem e solidariedade - o regulamento, aliás, permite que os pilotos se ajudem.
O detalhe interessante é que os competidores da Self também estão inscritos nas categorias do regulamento da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e, não raro, brigam pelos primeiros lugares, mesmo com toda a dificuldade extra. Caso de Marco Antônio Pereira, o Marquinho. Tri da Self (2020 a 2022), ele foi o oitavo na geral em 2021 e 2022. O mineiro encarna tão bem o espírito da categoria que, a partir deste ano, passa a organizá-la, por meio do Txai Rally Team, ao lado do preparador Agnaldo 'Tapoia', com mais de duas décadas de experiência no Sertões. A proposta é manter o formato que funcionou muito bem nos anos anteriores.
No Sertões BRB 2024, as vagas foram limitadas a 10, e, por isso, é bom correr para garantir uma das restantes. As inscrições podem ser feitas no http://inscricoes.sertoes.com.br/.
Aspas
Edgar Fabre, diretor-técnico do Sertões
"O retorno da Self ao Sertões BRB é uma grande notícia. A categoria retoma o espírito dos primeiros anos dos ralis cross-country, quando boa parte dos pilotos das motos levava seu equipamento na mochila e tinha de cuidar da mecânica por conta própria. E dá a seus participantes a chance de viver o maior rally das Américas de forma ainda mais intensa. Com certeza eles, assim como os demais competidores, vão gostar do que estamos preparando".
Marco Antônio Pereira, piloto e coordenador da Self
"A Self é uma categoria de gigantes, de heróis. Não é fácil fazer o Sertões de moto, o que dirá então dormindo em barracas e tendo de fazer a manutenção da motocicleta todos os dias. Posso falar com conhecimento de causa que é a categoria mais difícil do Sertões BRB. É uma experiência única, diferente de tudo, e que não poderia ficar de fora do rally".
Comunicação Sertões BRB
Rodrigo Gini
(31) 99616-4179
Nova categoria é aberta a carros de produção lançados há pelo menos 20 anos e protótipos, também com duas décadas de fabricação ou mais
Entidade máxima do automobilismo destacou, por ocasião da reunião de seu Conselho Mundial, em Rwanda, trabalho social desenvolvido pelo maior rally das Américas como exemplo de ação de igualdade, diversidade e inclusão
Com direção de Eduardo Rajabally, documentário mergulha nas nuances do maior rally das Américas e mostra que é preciso muito mais do que acelerar para superar o desafio
Ação é parte do projeto Ver Magia, que busca atuar em uma das principais causas de evasão escolar no ensino fundamental. Atendimento oftalmopediátrico alcançou 2.200 meninos e meninas do DF, Goiás e Bahia