Capa

Sertões vive este ano mais um capítulo de sua história com a aniversariante Brasília

16.04.2024  |    2.450 visualizações

Ligação entre o rally e a Capital Federal começou há 25 anos e foi marcada por três passagens. Em agosto, a cidade receberá a largada e a chegada da edição 2024

O próximo domingo (21) é dia de festa para Brasília. A cidade, patrimônio cultural da Humanidade pela Unesco, comemora seus 64 anos. Uma história que nasceu do empenho de Juscelino Kubitschek e se transformou em realidade graças à genialidade de nomes como Oscar Niemeyer e Lúcio Costa. E que, ao longo deste período, se transformou no que é hoje a terceira metrópole do país, fincada no Planalto Central. 

História da qual o Sertões BRB, maior rally das Américas, passou a fazer parte orgulhosamente em 1999, na primeira de suas três passagens pela Capital Federal. Que este ano ganha um novo capítulo, inédito. Afinal, Brasília receberá não só a largada, mas também a chegada do desafio para motos, carros e UTVs, no período entre 24 e 31 de agosto. Um presente 'atrasado' no calendário, mas à altura de sua grandeza e relevância.  

A primeira visita do Sertões à aniversariante do domingo ocorreu na sétima edição do rally (1999), ao fim da segunda etapa, iniciada em Patos de Minas (MG). As vitórias do dia ficaram com Paulo Vignolli / Giba Barricatti (carros) e Juca Bala (motos). Na época ainda não havia uma área comum para receber os times e seu material, e o próprio entorno da Esplanada dos Ministérios foi usado pelas equipes.  

Na edição 2005, Brasília recebeu o Sertões ao fim da nona e penúltima etapa, iniciada em Padre Bernardo (GO). Maurício Neves / Youssef Haddad (carros) e o chileno Carlo de Gavardo (motos) foram os vencedores. Também naquele ano a caravana passou por alguns dos principais cartões-postais da cidade rumo ao Autódromo Nelson Piquet, onde foi montada a estrutura para equipes e organização.  

A última passagem, em 2020, ocorreu em meio à pandemia, e sem a possibilidade de participação do público. Por uma lógica questão sanitária, a prova adotou o sistema de bolhas - competidores, equipes e organização se alojavam em áreas fechadas à população e só podiam sair delas em situações específicas. No caso de Brasília, o Parque de Exposições Granja do Torto recebeu pilotos e navegadores após a etapa iniciada em Mogi Guaçu e vencida por Cristian Baumgart/Beco Andreotti (carros), Bruno Varela / Gustavo Bortolanza (UTVs) e Bissinho Zavatti (motos). 

Uma carreata com os veículos participantes atravessou a Esplanada dos Ministérios, antes que a competição fosse retomada, rumo a Minaçu (GO). 

No Sertões BRB 2024, o público brasiliense poderá viver de perto a realidade da prova na Vila Sertões, com entrada gratuita e acesso à estrutura de alimentação, à loja itinerante da prova e às ativações dos patrocinadores. Além de acompanhar o trabalho das equipes, conhecer os protagonistas e suas máquinas. Na véspera da largada acontecerão o Prólogo e o Super Prime, disputas contra o relógio que determinarão a ordem de partida para o percurso da primeira etapa. Após os oito dias de rally pelo coração do Brasil, os competidores retornam para a festa da chegada, outro momento marcante do desafio off-road. 

 

O Sertões BRB em Brasília 

2020 - término da primeira etapa / início da segunda 

2005 - término da nona etapa / início da décima 

1999 - término da segunda etapa / início da terceira 

 

Aspas 

 

Cristiano Araújo, secretário de Turismo do Distrito Federal 

“Brasília recebe a maior prova automobilística das Américas, acolhendo esse grande evento com total entusiasmo e muita expectativa. O Sertões é um verdadeiro presente para nossa capital, que neste ano celebra 64 anos. A Secretaria de Turismo, com o apoio do governador Ibaneis Rocha e da vice-governadora Celina Leão, vem trabalhando constantemente para movimentar a economia e gerar mais emprego e renda por meio de segmentos turísticos, como hotéis, bares, restaurantes e taxistas. Nosso objetivo é atrair grandes eventos para a capital, que, sendo o centro do país, possui uma estrutura completa”. 

 

Leonora Guedes, CEO Sertões 

"Para nós é um privilégio fazer parte da história de Brasília. A cidade nos acolheu mesmo em um momento delicado, como o da pandemia, e mais uma vez abre suas portas para o Sertões BRB, como um importante palco para a largada e a chegada da 32ª edição. Somos gratos pela receptividade e parceria do Governo do Distrito Federal e estamos trabalhando para proporcionar aos brasilienses um espetáculo à altura".  

 

Imprensa Sertões BRB 

 

Rodrigo Gini 

(31) 99616-4179 

imprensa@sertoes.com.br 

 



Leia também...
23.12.2024

Nova categoria é aberta a carros de produção lançados há pelo menos 20 anos e protótipos, também com duas décadas de fabricação ou mais

18.12.2024

Entidade máxima do automobilismo destacou, por ocasião da reunião de seu Conselho Mundial, em Rwanda, trabalho social desenvolvido pelo maior rally das Américas como exemplo de ação de igualdade, diversidade e inclusão

03.12.2024

Com direção de Eduardo Rajabally, documentário mergulha nas nuances do maior rally das Américas e mostra que é preciso muito mais do que acelerar para superar o desafio

01.11.2024

Ação é parte do projeto Ver Magia, que busca atuar em uma das principais causas de evasão escolar no ensino fundamental. Atendimento oftalmopediátrico alcançou 2.200 meninos e meninas do DF, Goiás e Bahia