Preparativos em fase final para o Sertões MTB Ibitipoca (5 a 7 de julho), segunda etapa do Sertões MTB Cup, mais nova competição de mountain bike Maratona (XCM) do país. Pelo terceiro ano consecutivo, a prova terá como palco um paraíso natural encravado na região mineira que lhe dá nome.
Os ciclistas das categorias Pro (bicicletas convencionais) e E-Bike (com assistência de um motor elétrico) atravessarão as trilhas do Ibiti Projeto. Uma reserva socioambiental experimental com seis mil hectares de área, que se estende pelos municípios de Lima Duarte, Bias Fortes, Santa Rita do Ibitipoca e Pedro Teixeira. Criada a partir da Fazenda do Engenho, há mais de quatro décadas, ela está em uma rara zona de transição entre a Mata Atlântica, o cerrado e os campos rupestres. Está situado a 260 km do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte; a 440 km de São Paulo e a 90 km de Juiz de Fora.
Entre as iniciativas desenvolvidas estão a recuperação da flora e da fauna nativas e a proteção da biodiversidade da região, com a reintrodução de espécies em risco de extinção, como o muriqui-do-norte (primata). Ações de educação ambiental e de desenvolvimento sustentável das comunidades em seu interior também fazem parte do cotidiano do Ibiti Projeto, que procura estimular práticas como o uso de veículos não-poluentes; a reciclagem e a destinação correta de resíduos, a alimentação saudável e o contato constante com a natureza.
O turismo regenerativo é outro dos pilares. O visitante conta com três diferentes conceitos de hospedagem (Engenho, Village e Remote) e pode desfrutar de 300km de trilhas exclusivas, ao longo das quais encontra cachoeiras, lagos, mirantes, grutas e cânion. Outras atrações são a Oca, feita por indígenas do Xingu, e a emblemática Big Family. As estátuas de sete a nove metros de altura em ferro reciclado criadas pela artista norte-americana Karen Cusolito e trazidas ao Brasil do festival Burning Man.
Se o Sertões MTB Ibitipoca 2024 promete exigir fôlego e técnica dos atletas, não faltarão belas paisagens pelo caminho ao longo dos três dias de prova para tornar a experiência ainda mais prazerosa e especial. Um dos objetivos do Sertões MTB Cup é justamente o de revelar belezas naturais dos locais atravessados e estimular o cuidado e a preservação a partir do contato dos ciclistas com essa realidade.
Aspas
Leonora Guedes, CEO Sertões
"É um privilégio poder contar mais uma vez com o Ibiti Projeto como cenário para o Sertões MTB Ibitipoca. A reserva e todo o trabalho desenvolvido em torno dela são exemplos de cuidado com a natureza que merecem ser mostrados e valorizados. Nosso foco desde o início foi em proporcionar mais do que apenas uma competição de mountain bike. Queremos colocar os atletas em contato com cenários diferenciados para viverem experiências únicas e levarem consigo a semente do cuidado com o ambiente".
Cláudia Baumgratz, Ibiti Engenho Lodge
"Ibiti é a meca do mountain bike em Minas Gerais. E queremos que seja do mundo. Estamos nos posicionando como um destino de cicloturismo e de clínicas para as pessoas virem treinar durante o ano. Receber o Sertões MTB fortalece ainda mais esse nosso projeto. É um prazer não só hospedar como também participar da prova, com muitas surpresas e mimos que o Sertões e o Ibiti Projeto oferecem aos competidores. São detalhes que fazem a diferença, como a recepção dos atletas nas Estátuas, e as trilhas pensadas na experiência com a bicicleta, com trechos dentro da mata preservada e alguns desafios".
Siga o Sertões MTB Cup nas redes sociais
Site: bike.sertoes.com.br
Instagram: @sertoes.bike
X: @SertoesOficial
Imprensa Sertões MTB Ibitipoca / Sertões MTB Cup
Rodrigo Gini
(31) 99616-4179
imprensa@sertoes.com.br
Competição de Mountain Bike Maratona (XCM) mantém três provas no calendário, com início de 30 de maio a 1º de junho. Belas paisagens e percursos exigentes darão o tom para os atletas nas bicicletas convencionais e E-Bikes
Com trilhas técnicas e percurso elogiado, terceiro dia definiu os vencedores da prova e os campeões da primeira edição do Sertões MTB Cup
Percurso de 38,5 km e muitas trilhas fecha a prova na cidade goiana e define também os vencedores da primeira edição do Sertões MTB Cup
Ciclistas vão encarar trilhas técnicas; pedras e altimetria ao longo dos 45 km. Nesta sexta, primeira etapa testou os participantes e definiu os primeiros a vestir a camisa de líder nas categorias da Pro e da E-Bike