O maior rally das Américas aquece os motores para sua 32ª edição. No dia 23 de agosto, mais de 180 veículos, entre carros, motos, UTVs e quadriciclos iniciam, em Brasília, a disputa do Sertões BRB 2024. Pilotos e navegadores de 21 estados brasileiros e de outros quatro países (Portugal, França, Argentina e Estados Unidos) terão pela frente um percurso de 3.704 km, dos quais 2.386 cronometrados. Formosa (GO), Santa Maria da Vitória (BA) e Luís Eduardo Magalhães (BA) serão as cidades intermediárias do roteiro.
Em 2024 o Rio Grande do Sul conta com dez gaúchos na disputa das categorias de carros, motos e UTVs. Nos carros, representam o Estado as duplas José Carlos Schorr/José Carlos Bondan Schorr da cidade de Novo Hamburgo e Paulo César Bertolini/Anderson Bertolini representando Bento Gonçalves. As duplas fazem parte da equipe gaúcha Bertolini Racing e competem na categoria Stock. Para achá-los na Vila Sertões é só procurar pela bandeira do Rio Grande do Sul. Ainda com sotaque gaúcho nos carros, Alessander Soares/Alexandre Rech, de Caxias do Sul, estreiam dupla no rally de velocidade na categoria Ultimate SP.
Entre os UTVs, categoria mais numerosa do Sertões BRB, o piloto Roberto Keller, de Santa Cruz do Sul, está confirmado mais uma vez na competição correndo na categoria UTV 2 ao lado do navegador de Palotina (PR), Roberto Spessatto. Os navegadores Marcelo Ritter, de Santana do Livramento, e Giovani Bordin, de Erechim, guiam pilotos de outros estados nas categorias UTV 1 e SSV, respectivamente. Nas motos o representante gaúcho é Luciano Anacleto. O piloto de Caxias do Sul compete pela categoria Rally Moto 1.
Novidades
Para este ano, o Sertões BRB traz várias novidades. Ao fim de cada etapa, o mais rápido em cada modalidade será premiado com medalha. Além disso, nos dois dias de etapa Maratona, em que apenas os próprios competidores podem fazer a manutenção dos veículos, o tempo disponível para os eventuais reparos e ajustes passa de 30 para 90 minutos.
Mudança também na ordem de largada. As motos seguem como as primeiras a enfrentar as especiais. Agora, depois delas, partirão as duplas mais bem colocadas entre os carros, a exemplo do que acontece nas provas do Mundial de Rally Raid. Seguem os UTVs e os demais carros.
O Sertões BRB é válido pelo Brasileiro de Rally Raid; pelo Latino-Americano FIM (motos e UTVs) e pelo Sertões Series.
SERTÕES BRB 2024
Etapas
23/8 – Prólogo / Super Prime: Brasília (DF)
24/8 – Primeira etapa: Brasília (DF) / Formosa (GO)
DI: 38 km / SS: 236 km / DF: 253 km – Total: 535 km
25/8 – Segunda etapa: Formosa (GO) / Santa Maria da Vitória (BA)
DI: 29 km / SS: 433 km / DF: 208 km – Total: 670 km
26/8 – Terceira etapa: Santa Maria da Vitória / Luís Eduardo Magalhães (BA)
DI: 3 km / SS: 336 km / DF: 47 km – Total: 386 km
27/8 – Quarta etapa: Luís Eduardo Magalhães / Luís Eduardo Magalhães (Maratona)
DI: 6 km / SS: 418 km / DF: 10 km – Total: 434 km * motos, quadriciclos e UTVs CBM
DI: 16 km / SS: 236 km / DF: 14 km – Total: 293 km * carros e UTVs CBA
28/8 – Quinta etapa: Luís Eduardo Magalhães / Luís Eduardo Magalhães (Maratona)
DI: 6 km / SS: 418 km / DF: 10 km – Total: 434 km * carros e UTVs CBA
DI: 16 km / SS: 236 km / DF: 14 km – Total: 293 km * motos, quadriciclos e UTVs CBM
29/8 – Sexta etapa: Luís Eduardo Magalhães / Formosa (GO)
DI: 139 km / SS: 218 km / DF: 277 km – Total: 634 km
30/8 – Sétima etapa: Formosa / Formosa
DI: 85 km / SS: 349 km / DF: 63 km – Total: 497 km
31/8 – Oitava etapa: Formosa / Brasília
DI: 29 km / SS: 133 km / DF: 101 km – Total: 263 km
* DI: deslocamento inicial/ SS: especial cronometrada / DF: deslocamento final
Distância total: 3.704 km
Especiais: 2.306 km
Aspas
Edgar Fabre, diretor-técnico Sertões BRB
"Desenhamos um roteiro que será extremamente prazeroso e desafiador para os competidores. O Sertões BRB 2024 será uma prova exigente e técnica, mas, principalmente, fluida e rápida, para reduzir as quebras do equipamento. O objetivo é de que todos consigam retornar a Brasília para completar o percurso".
Leonora Guedes, CEO Sertões
"Mais uma vez trabalhamos intensamente para preparar uma edição do Sertões BRB que promete ser marcante. Proporcionaremos aos competidores um desafio completo, cercado de belas paisagens e que mostrará, ao Brasil e ao mundo, nossas belezas únicas e a força de nosso agronegócio. É importante destacar o aspecto social e ambiental de um evento que vai muito além do rally e busca atuar junto às comunidades das regiões pelas quais passamos fazendo a diferença e ajudando a melhorar sua realidade".
Marcelo Ritter, piloto dos UTVs
“As expectativas estão grandes para este ano. Vamos estar de carro novo e dupla nova. O objetivo é terminar entre os cinco melhores da classificação geral de UTVs. O trajeto desta edição está bem legal, poucos deslocamentos tanto na prova quanto para as equipes de apoio e estou ansioso para largar de Brasília.”
Ação é parte do projeto Ver Magia, que busca atuar em uma das principais causas de evasão escolar no ensino fundamental. Atendimento oftalmopediátrico alcançou 2.200 meninos e meninas do DF, Goiás e Bahia
Atualmente nos UTVs, piloto de São José dos Campos é o recordista de vitórias no maior rally das Américas, com sete conquistas
Veículos usados pela organização do maior rally das Américas foram acompanhados em tempo real por mais de 108 mil quilômetros, gerando dados essenciais para a segurança e a eficiência da operação
Maior rally das Américas voltou a mostrar sua força internacional, atraindo competidores de outros cinco países. Estreantes superaram o desafio e se apaixonaram pelo que viveram atravessando o Brasil