Imagens em vídeo para uso editorial disponíveis no https://we.tl/t-l479CUEcNs
Mudança na liderança da classificação geral dos carros e UTVs após a terceira etapa do Sertões BRB. Os 386 quilômetros (336 deles cronometrados) que ligaram nesta segunda-feira (26) Santa Maria da Vitória a Luís Eduardo Magalhães, ambos na Bahia, desafiaram pilotos e navegadores com longas retas e um início técnico. E mostraram como, no maior rally das Américas, qualquer detalhe pode fazer a diferença.
Foi exatamente o que aconteceu na disputa dos carros. Lucas Moraes / Kaíque Bentivoglio (Toyota GR Hilux / Gazoo Racing - MEM), que começaram o dia como líderes, perderam tempo após dois furos de pneu e precisaram contar com um estepe emprestado por Marcos Moraes (Toyota GR Hilux/MEM) para voltar a andar forte. Melhor para Adroaldo Weisheimer, o Major e Beco Andreotti (Toyota GR Hilux / Overdrive).
Chegando praticamente em casa - nasceu em Barreiras (BA), a 90 km de Luís Eduardo, Weisheimer precisou mostrar capacidade de superação. Sentindo-se mal desde o fim de semana, ele chegou a cogitar não largar para a etapa. Para complicar, o ar condicionado do carro apresentou problemas, aumentando a temperatura da cabine em um dia já quente. A insistência acabou premiada com a vitória do dia e a medalha que premia o feito, depois que o piloto passou pelo hospital para receber soro e se reidratar. De quebra, ele e Andreotti assumiram a liderança na geral, seguidos por Moraes/Bentivoglio.
Nos UTVs, a festa foi de um piloto de casa. Ao lado do experiente navegador potiguar Flávio França, Tomas Luza (Polaris RZR Pro R / Gran7 - Cotton Racing) fez valer o conhecimento do tipo de terreno enfrentado na etapa para terminar na frente. A dupla superou os atuais campeões Deni do Nascimento / Gunnar Dums por 1min32. Com o terceiro lugar do dia, Bruno Varela / Ari Fiúza (Can-Am Maverick R / Varela Racing) tomaram a ponta de Rodrigo Varela / Matheus Mazzei e aparecem agora 44s à frente.
Sobre duas rodas, a etapa foi mais uma vez de Adrien Metge (Yamaha WR 450F / IMS Yamaha). O francês, invicto este ano no Brasileiro de Rally Raid, confirmou sua ótima forma para bater Gabriel Soares, o Tomate (Honda CRF 450R / Honda Racing), com o argentino Martin Duplessis (Honda CRF 450R / Honda Racing) em terceiro. Metge ampliou para a 8min28 a vantagem em relação a Duplessis.
Maratona
A terça-feira é o dia da primeira perna da etapa Maratona, com a principal novidade do Sertões BRB. Motos, UTVs e quadriciclos terão pela frente um percurso de 434 quilômetros em torno de Luís Eduardo Magalhães, com 418 deles cronometrados. Atravessarão estradas de fazenda, 70 km de areia dura e uma serra, com direito a um trecho de trial curto, mas extremamente técnico. A especial termina com longas retas.
Já os carros seguem em outra direção para encarar 293 km (especial de 236 km), também por estradas de fazenda, passando por brejos e veredas. Para os navegadores, um desafio extra, já que não haverá nenhum tipo de rastro ou referência no terreno.
Ao fim da etapa, pilotos e navegadores contarão com 90 minutos (até o ano passado eram 30) para fazer a manutenção de seus veículos, já que não podem receber apoio externo. Na quarta-feira, os percursos se invertem entre as modalidades.
Aspas
Adrien Metge (vencedor Moto)
"Foi uma etapa bem parecida com a de ontem, bastante rápida, um pouco mais difícil no começo. As longas retas ajudaram na navegação, já que fui o primeiro a largar novamente. É bom conseguir aumentar a vantagem na geral".
Beco Andreotti (vencedor Carro)
"Foi uma etapa ótima, a planilha estava muito bem marcada. Para o Adroaldo não foi fácil, já que ele vinha se sentindo mal e não pudemos contar com o ar condicionado, a um certo ponto estávamos com 56° no carro. Passamos o Lucas e o Kaíque quando eles tiveram problemas com os pneus e conseguimos abrir. O ritmo do Major me impressionou, é a primeira prova dele com um T1+ e já andando muito forte. Agora estamos na frente, sabemos da força do Lucas e de seu equipamento, mas Sertões é Sertões".
Tomas Luza (vencedor UTV)
"Não é fácil concorrer no meio de tantas feras, mas viemos bem para chegar em casa. A especial teve um começo bem rápido, foram vários tipos de terreno. Eu tenho alguma familiaridade com o terreno, mas nunca andei de UTV em LEM. De todo modo, espero que isso me ajude".
RESULTADOS
(extraoficiais)
26/8 – Terceira etapa: Santa Maria da Vitória / Luís Eduardo Magalhães (BA)
DI: 3 km / SS: 336 km / DF: 47 km – Total: 386 km
Moto
1) Adrien Metge #2, Yamaha WR 450F / IMS Yamaha, (1)Moto 1, 4h34min34
2) Gabriel Soares #4 , Honda CRF 450RX / Honda Racing, (1)Moto2, 4h36min49
2) Martin Duplessis #3, Honda CRF 450RX / Honda Racing, (2)Moto 1, 4h37min30
3) Mason Klein #1, Honda CRF 450RX / Honda Racing, (3)Moto 1, 4h38min02
4) Ricardo Martins #6, Yamaha WR 450F / IMS Yamaha, (4)Moto 1, 4h41min29
Carro
1) Adroaldo Weisheimer / Beco Andreotti #340, Toyota GR Hilux DKR / X Rally, (1)T1M, 5h55min57
2) Lucas Moraes / Kaíque Bentivoglio #323, Toyota GR Hilux DKR / Toyota Gazoo Racing, (2)T1M, 5h58min30
3) Marcelo Gastaldi / Cadu Sachs #301, Century CR7 /Baja Tek, (3)T1M, 6h00min37
4) Marcos Moraes / Fábio Pedroso #308, Toyota GR Hilux DKR / MEM, (4)T1M, 6h00min46
5) Carlos Ambrósio / Luiz Poli #348, Century CR6 / Baja Tek, (1)UT11, 6h04min02
UTV
1) Tomas Luza / Flávio França #109, Polaris RZR Pro R / Cotton Racing, (1)UT1, 4h43min59
2) Deni do Nascimento / Gunnar Dums #101, Can-Am Maverick R / Bompack Racing, (2)UT1, 4h45min22
3) Bruno Varela / Ari Fiúza #110, Can-Am Maverick R / Varela Racing, (3)UT1, 4h45min23
4) Thiago Fraga / Marcelo Ritter #122, Can-Am Maverick R / Dango Racing, (4)UT1, 4h46min10
5) Rodrigo Varela / Matheus Mazzei #102, Can-Am Maverick R / Varela Racing, (5)UT1, 4h46min20
CLASSIFICAÇÃO GERAL
Moto
1) Adrien Metge #2, Yamaha WR 450F / IMS Yamaha, (1)Moto 1, 10h37min31
2) Martin Duplessis #3, Honda CRF 450RX / Honda Racing, (2)Moto 1, 10h46min00
3) Mason Klein #1, Honda CRF 450RX / Honda Racing, (3)Moto 1, 10h47min36
4) Gabriel Soares #4 , Honda CRF 450RX / Honda Racing, (1)Moto 2, 10h58min55
5) Ricardo Martins #6, Yamaha WR 450F / IMS Yamaha, (4)Moto 1, 11h01min43
Carro
1) Adroaldo Weisheimer / Beco Andreotti #340, Toyota GR Hilux DKR / X Rally, (1)T1M, 9h06min38
2) Lucas Moraes / Kaíque Bentivoglio #323, Toyota GR Hilux DKR / Toyota Gazoo Racing, (2)T1M, 9h07min58
3) Marcelo Gastaldi / Cadu Sachs #301, Century CR7 /Baja Tek, (3)T1M, 9h14min38
4) Marcos Moraes / Fábio Pedroso #308, Toyota GR Hilux DKR / MEM, (4)T1M, 9h15min20
5) Carlos Ambrósio / Luiz Poli #348, Century CR6 / Baja Tek, (1)UT11, 9h26min19
UTV
1) Bruno Varela / Ari Fiúza #110, Can-Am Maverick R / Varela Racing, (1)UT1, 10h58min52
2) Rodrigo Varela / Matheus Mazzei #102, Can-Am Maverick R / Varela Racing, (2)UT1, a 44s4
3) Deni do Nascimento / Gunnar Dums #101, Can-Am Maverick R / Bompack Racing, (3)UT1, a 2min29
4) Tomas Luza / Flávio França #109, Polaris RZR Pro R / Cotton Racing, (4)UT1, a 5min33
5) Leonardo Beleza / Solon Mendes #130, Polaris RZR Pro R / Quadritec, (1)UT2, a 10min13
Etapas
23/8 – Prólogo / Super Prime: Brasília (DF)
24/8 – Primeira etapa: Brasília (DF) / Formosa (GO)
DI: 38 km / SS: 236 km / DF: 253 km – Total: 535 km
25/8 – Segunda etapa: Formosa (GO) / Santa Maria da Vitória (BA)
DI: 29 km / SS: 433 km / DF: 208 km – Total: 670 km
26/8 – Terceira etapa: Santa Maria da Vitória / Luís Eduardo Magalhães (BA)
DI: 6 km / SS: 418 km / DF: 10 km – Total: 434 km * motos, quadriciclos e UTVs CBM
Motos, quads e UTVs CBM encaram uma especial que começa sinuosa por estradas de fazenda, seguindo por estradas vicinais até um trecho de 70 km de areia dura. Os 90 km seguintes, em área de fazenda, vão margear uma mata, exigindo da pilotagem e da navegação. Na sequência, será a vez de uma serra com um trecho de trial de 1 km muito pesado. Grandes retas e altas velocidades marcam os próximos 30 km.
DI: 16 km / SS: 236 km / DF: 14 km – Total: 293 km * carros e UTVs CBA
Carros e UTVs CBA disputam uma especial muito rápida. Ela começa por estradas que levam a brejos e veredas, atravessando áreas de fazenda.
27/8 – Quarta etapa: Luís Eduardo Magalhães / Luís Eduardo Magalhães (Maratona)
DI: 6 km / SS: 418 km / DF: 10 km – Total: 434 km * motos, quadriciclos e UTVs CBM
DI: 16 km / SS: 236 km / DF: 14 km – Total: 293 km * carros e UTVs CBA
28/8 – Quinta etapa: Luís Eduardo Magalhães / Luís Eduardo Magalhães (Maratona)
DI: 6 km / SS: 418 km / DF: 10 km – Total: 434 km * carros e UTVs CBA
DI: 16 km / SS: 236 km / DF: 14 km – Total: 293 km * motos, quadriciclos e UTVs CBM
29/8 – Sexta etapa: Luís Eduardo Magalhães / Formosa (GO)
DI: 139 km / SS: 218 km / DF: 277 km – Total: 634 km
30/8 – Sétima etapa: Formosa / Formosa
DI: 85 km / SS: 349 km / DF: 63 km – Total: 497 km
31/8 – Oitava etapa: Formosa / Brasília
DI: 29 km / SS: 133 km / DF: 101 km – Total: 263 km
* DI: deslocamento inicial/ SS: especial cronometrada / DF: deslocamento final
Distância total: 3.704 km
Especiais: 2.070 km
Fotos em alta resolução do Sertões BRB estão disponíveis no https://www.flickr.com/
Imprensa Sertões BRB
Rodrigo Gini
(31) 99616-4179
Aline Ben da Costa
(51) 98135-2231
Daniel Betting
(11) 97030-7755
Siga o Sertões BRB nas redes sociais
Sites: sertoes.com.br / rally.sertoes.com.br
Instagram: @sertoes
Youtube: youtube.com/c/SertõesOficial
Ação é parte do projeto Ver Magia, que busca atuar em uma das principais causas de evasão escolar no ensino fundamental. Atendimento oftalmopediátrico alcançou 2.200 meninos e meninas do DF, Goiás e Bahia
Atualmente nos UTVs, piloto de São José dos Campos é o recordista de vitórias no maior rally das Américas, com sete conquistas
Veículos usados pela organização do maior rally das Américas foram acompanhados em tempo real por mais de 108 mil quilômetros, gerando dados essenciais para a segurança e a eficiência da operação
Maior rally das Américas voltou a mostrar sua força internacional, atraindo competidores de outros cinco países. Estreantes superaram o desafio e se apaixonaram pelo que viveram atravessando o Brasil