Capa

Brasília consagra os campeões do Sertões BRB 2024

31.08.2024  |    3.280 visualizações

Após 3.700 km e nove dias de prova, Adrien Metge (Moto); Lucas Moraes / Kaíque Bentivoglio (Carro); Marcelo Medeiros (Quadriciclo) e Deni Nascimento / Gunnar Dums (UTV) fazem a festa no alto do pódio

Imagens em vídeo para uso editorial disponíveis no https://we.tl/t-bIHf89t2cU

Missão cumprida. O Sertões BRB fechou neste sábado (31) em Brasília um desafio de cerca de 3.700 km iniciado na própria Capital Federal, que cruzou Goiás, Minas Gerais, Bahia e Tocantins. Uma edição exigente e mais do que digna da tradição de 32 anos do maior rally das Américas. A oitava etapa, que ligou Formosa (GO) a Brasília, foi o último teste para pilotos e navegadores. Uma especial cronometrada mais curta (133 km) que exigiu atenção redobrada, para não colocar a perder todo o trabalho iniciado no dia 23. E que confirmou os grandes campeões da edição 2024. Sinal de que a experiência é um fator importante em uma prova de resistência, todos já haviam vivido essa emoção em anos anteriores.

Sobre duas rodas, Adrien Metge (Yamaha WR 450F / IMS Yamaha) levou a melhor no duelo França x Estados Unidos. Em uma temporada impecável, liderou o Sertões BRB desde a primeira etapa, e venceu cinco delas para confirmar sua segunda conquista - a primeira veio em 2021. Neste último dia, Adrien se valeu da boa vantagem para controlar Klein e fazer a festa com sua equipe na rampa de chegada. Terceiro, Gabriel Soares (Honda CRF 450RX / Honda Racing) foi o melhor brasileiro na classificação final e, de quebra, venceu a categoria Moto 2. Na Self by Motul, que reúne os pilotos que não contam com o apoio de mecânicos e têm de fazer toda a manutenção das motos, vitória de Jean Michel Zuchelli (Honda CRF 450RX / Txai Rally).

A disputa nos quadriciclos coroou, pela quinta vez, o maranhense Marcelo Medeiros (Yamaha Raptor 700 / Taguatur). Destaque nas principais provas internacionais da modalidade, ele também controlou a disputa desde o início.

Nos carros, um dos melhores pilotos da atualidade no cenário internacional voltou a deixar sua marca. Ao lado do parceiro de longa data Kaíque Bentivoglio, Lucas Moraes festejou o tricampeonato (foram os melhores também em 2019 e 2022), a bordo da Toyota GR Hilux DKR T1+ da Toyota Gazoo Racing com que compete no Mundial de Rally Raid (W2RC). A dupla chegou a perder a liderança no acumulado, mas com um ritmo forte; pilotagem e navegação afinados, a recuperou na primeira perna da Maratona para não mais perdê-la. Superaram os campeões de 2023  Marcelo Gastaldi / Cadu Sachs (Century CR7 / Baja Tek). Para completar a comemoração da família Moraes, Marcos Moraes, o MEM, pai de Lucas, e Fábio Pedroso (Toyota GR Hilux DKR T1+ / MEM) fecharam o Sertões BRB na terceira posição.

Modalidade mais numerosa nesta edição dos Sertões BRB (89 duplas), os UTVs voltaram a proporcionar uma disputa equilibrada e emocionante, definida apenas na penúltima etapa. Depois de vencerem em 2022, Deni do Nascimento e Gunnar Dums (Can-Am Maverick R / Bompack Racing) repetiram o feito - para o piloto de Brusque foi a terceira conquista - foi campeão também em 2019. Segunda posição para uma dupla que é sinônimo da prova: Zé Hélio (penta nas motos) e Bissinho Zavatti (vencedor nas motos em 2022), a bordo do Can-Am Maverick R. Apesar dos contratempos na sétima etapa, Bruno Varela / Ari Fiúza (Can-Am Maverick R / Monster Energy Varella Rally) fecharam o rally na terceira posição.

Quinto lugar para um piloto que deu mais uma mostra de sua versatilidade. Mais jovem campeão da Stock Car e destaque na série IMSA norte-americana, Felipe Fraga leva para casa ainda a vitória na categoria UTV2, ao lado de Edu Bampi (Can-Am Maverick X3 / Dango Racing).

Por falar em adaptação rápida, Sacha Fenestraz realizou o sonho de andar ao lado da mãe em sua primeira experiência off-road. O piloto do Mundial de Fórmula E completou o Sertões BRB na 46ª posição, mesmo com problemas que o fizeram perder tempo na quinta etapa.

O Sertões BRB é válido pelo Brasileiro de Rally Raid; pelo Latino-Americano FIM e pelo Sertões Series.


Os campeões

Carro

Lucas Moraes (piloto)
35 anos (São Paulo-SP)

O gosto pela velocidade estava no DNA, assim como a ligação com o Sertões BRB. Lucas é filho de Marcos Ermírio de Moraes que, até 2018, organizou o maior rally do mundo. O início no esporte motor, no entanto, aconteceu no Motocross, com resultados de destaque nas competições nacionais e no AMA norte-americano. A estreia no Sertões BRB veio em 2018, com uma vitória de categoria. Em 2019, o primeiro título, seguido pelo de 2022, quando a prova foi o maior rally do mundo em especiais cronometradas. Lucas foi terceiro em sua primeira participação no Dakar (2023), resultado que o transformou, este ano, em piloto oficial da Toyota no Mundial de Rally Raid (W2RC). Venceu uma etapa do Dakar e é terceiro na competição.

 

Kaíque Bentivoglio (navegador)
39 anos (São Paulo-SP)

Assim como Lucas, Kaíque começou nas motos, antes de se tornar um dos principais navegadores dos ralis cross-country do país (trajetória iniciada em 2007). Ele também tem sua face piloto: venceu várias etapas do Brasileiro de Rally Baja nos UTVs. No Sertões BRB, venceu pela primeira vez já com Lucas, em 2019. Em 2022, a dupla triunfou na edição dos 30 anos, que ligou o Paraná ao Pará.

Moto

Adrien Metge
38 anos (Ganges - França)

Começou nas provas de Enduro (FIM) e chegou ao Brasil em 2014 para disputar a modalidade. Estreou no Sertões em 2015 e, em 2021, se tornou mais um estreangeiro a conquistar a prova - Heinz Kinigadner, Marc Coma, Cyril Despres, Paulo Gonçalves e Mason Klein são os demais. Na atual temporada, está invicto no Brasileiro de Rally Raid. Muito querido pelos brasileiros e fã de pão de queijo, ganhou deles o apelido de Croissant.
 

UTV

Deni Nascimento (piloto)
46 anos (Brusque-SC)

Deni começou no esporte pelas duas rodas, no Veloterra, conquistando títulos brasileiros e sul-brasileiros. A convite de um amigo, estreou no Sertões BRB em 2008, sempre nas motos. Já no ano seguinte foi vice-campeão na geral e campeão de sua categoria. Nos UTVs, conquistou o título pela primeira vez em 2019, repetindo o feito em 2023 e chegando ao tri este ano.

Gunnar Dums (navegador)
30 anos (São Bento do Sul-SC)

O catarinense Gunnar começou a navegar ainda menino, ganhando destaque nas provas de regularidade, em que conseguiu seus primeiros resultados de destaque. No rali cross-country, se tornou campeão brasileiro da categoria UTV1 em 2022. Ao lado de Deni, venceu o Sertões BRB pela primeira vez no ano passado, para se tornar agora bicampeão.

Quadriciclos

Marcelo Medeiros
35 anos (São Luís-MA)

Em sua 13ª participação no Sertões BRB, Medeiros chegou à quinta conquista (havia vencido em 2012, 2015, 2019 e 2020), além de triunfar no Sertões Norte de 2022. Veterano também no Dakar, foi quarto colocado em 2018 e sexto em 2022. Neste ano, foi o mais rápido em três etapas.

Aspas

Lucas Moraes (piloto campeão Carro)

"Foi um ano muito especial para nós, conseguimos seguir uma estratégia muito bem feita desde o começo, a equipe fez um trabalho incrível. Vencemos cinco etapas da sete, fiz a final do Super Prime com meu pai; o Kaíque fez a melhor navegação dele. Foram etapas muito boas, a planilha foi uma das melhores que já tivemos, a organização está de parabéns, o Sertões foi sensacional. Agora é comemorar bastante".

Kaíque Bentivoglio (navegador campeão Carro)

"Fazia um ano que eu não andava com o Lucas, foi muito bom ver toda a evolução dele, o quanto ele está casado com o carro. A prova foi fluida, do jeito que nós gostamos, a planilha estava sempre completa, com todas as referências. O rally começou emocionante desde o Prólogo e foi assim até o final. Vamos comemorar o tri e começar a pensar no tetra".

Adrien Metge (campeão Moto)

"Depois de dois anos em que enfrentei problemas, desta vez deu tudo certo desde o começo. A moto esteve perfeita e a equipe trabalhou muito bem, esse título é para eles. Acho que estou ficando como o vinho, mais velho e melhor".

Deni do Nascimento (Piloto campeão UTV)

"Foi um ano diferente, recebemos uma penalização no Prólogo, que nos colocou largando bem atrás na primeira etapa. Precisamos lidar com a poeira e com as ultrapassagens e saímos com uma desvantagem grande. Conseguimos crescer ao longo das etapas até que, na sexta, assumimos a liderança e não largamos mais. Foi uma disputa eletrizante, com quase 90 UTVs, e isso só enobrece mais nossa conquista. É ainda mais especial por ser a primeira vitória do Maverick R. Tínhamos a opção de correr com o X3 com que fomos campeões em 2023, mas decidimos arriscar. O carro se comportou maravilhosamente bem e a equipe foi perfeita".

Gunnar Dums (Navegador campeão UTV)

"No ano passado estávamos em desvantagem até o início do último dia e conseguimos virar. Agora foi muito equilibrado dia a dia, a diferença para o Bruno (Varela) era sempre pequena até que eles enfrentaram problemas, emoção teve ao longo de toda a prova. Não enfrentamos nenhum problema ao longo do rally, o carro é uma nave".

Marcelo Medeiros (campeão Quadriciclos)

"Só de completar todas as etapas deste ano já é algo grandioso, e ser campeão é melhor ainda. Agora vamos em busca de novos desafios".



RESULTADOS
(extraoficiais)

Oitava etapa

Moto


1) Mason Klein #1, Honda CRF 450RX / Honda Racing, (1)Moto 1, 1h29min14
2) Adrien Metge #2, Yamaha WR 450F / IMS Yamaha, (2)Moto 1, 1h30min26
3) Gabriel Bruning #19, Yamaha WR 450F / IMS Yamaha, (1)Moto 2, 1h32min48
4) Gabriel Soares #4, Honda CRF 450RX / Honda Racing, (2)Moto 2, 1h33min05
5) Ricardo Martins #6, Yamaha WR450F / IMS Yamaha, (3) Moto 1, 1h33min59


Carro

1) Lucas Moraes / Kaíque Bentivoglio #323, Toyota GR Hilux DKR / Toyota Gazoo Racing, (1)T1M, 1h27min53
2) Marcelo Gastaldi / Cadu Sachs #301, Century CR7 /Baja Tek, (2)T1M, 1h28min18
3) Marcos Moraes / Fábio Pedroso #308, Toyota GR Hilux DKR / MEM, (3)T1M, 1h28min42
4) Flávio Lunardi / Fred Budtikevitz #331, Ford Ranger V8 / Bulldog Racing, (1)UT11, 1h29min48
4) Guiga Spinelli / Paulo Fiúza #310, Mitsubishi Triton Ultimate Race, (4)T1M, 1h30min37


UTV

1) Rodrigo Varela / Matheus Mazzei #102, Can-Am Maverick R / Monster Energy Varela Rally, (1)UT1, 1h31min04
2) Denísio Casarini / Breno Rezende #112, Can-Am Maverick R / Casarini Racing, (2)UT1, 1h31min30
3) Francesco Franciosi / Egon Franciosi #119, Polaris RZR Pro R / Cotton Racing, (3)UT1, 1h31min31
4) Pedro Mac Dowell / Daniel Spolidorio #114, Polaris RZR Pro R / Polaris Racing - Cotton, (4)UT1, 1h31min57
4) Felipe Fraga / Edu Bampi #188, Can-Am Maverick X3 / Dango Racing, (1)UT2, 1h32min38


Quadriciclo

1) Giovani de Castro #49, Yamaha YFM 700 Raptor / Quadri Racing, (1)QDA, 1h38min05
2) Wescley Dutra #45, Yamaha YFM 700 Raptor  / Quadri Racing (2)QDA, 1h44min06
3) Felipe Viana #53, Yamaha YFM 700 Raptor / Quadri Racing, (3)QDA, 1h50min08
4) Marcelo Medeiros #100, Yamaha YFM 700 Raptor / Taguatur, (4)QDA, 1h51min59
5) Hélio Pessoa #40, Yamaha YFM 700 Raptor / Quadri Racing, (5)QDA, 1h55min15


CLASSIFICAÇÃO FINAL

Moto


1) Adrien Metge #2, Yamaha WR 450F / IMS Yamaha, (1)Moto 1, 28h06min23
2) Mason Klein #1, Honda CRF 450RX / Honda Racing, (2)Moto 1, a 10min40
3) Gabriel Soares #4 , Honda CRF 450RX / Honda Racing, (1)Moto2, a 52min51
4) Gabriel Bruning #19, Yamaha WR 450F / IMS Yamaha, (2)Moto 2, a 59min58
5) Martin Duplessis #3, Honda CRF 450RX / Honda Racing, (3)Moto 1, a 1h30min51

Carro

1) Lucas Moraes / Kaíque Bentivoglio #323, Toyota GR Hilux DKR / Toyota Gazoo Racing, (1)T1M, 24h21min50
2) Marcelo Gastaldi / Cadu Sachs #301, Century CR7 /Baja Tek, (2)T1M, a 16min06
3) Marcos Moraes / Fábio Pedroso #308, Toyota GR Hilux DKR / MEM, (3)T1M, a 29min54
4) Carlos Ambrósio / Luiz Poli #348, Century CR6 / Baja Tek, (1)UT11, a 56min39
5) Luiz Nacif / Erick Rocha #318, Ford Ranger V8 / X Rally, (2)UT11, a 1h31min08

UTV

1) Deni do Nascimento / Gunnar Dums #101, Can-Am Maverick R / Bompack Racing, (1)UT1, 28h50min06
2) Zé Hélio / Bissinho Zavatti #108, Can-Am Maverick R / Zé e os Caras, (2)UT1, a 17min36
3) Bruno Varela / Ari Fiúza #110, Can-Am Maverick R / Monster Energy Varela Rally, (3)UT1, a 23min31
4) Tomas Luza / Flávio França #109, Polaris RZR Pro R / Cotton Racing, (4)UT1, a 26min58
5) Felipe Fraga / Eduardo Bampi #188, Can-Am Maverick X3 / Dango Racing, (1)UT2, a 29min32


Quadriciclo

1) Marcelo Medeiros #100, Yamaha YFM 700 Raptor / Taguatur, (1)QDA, 32h55min44
2) Felipe Viana #53, Yamaha YFM 700 Raptor / Quadri Racing, (2)QDA, a 2h32min36
3) Giovanni de Castro #49, Yamaha YFM 700 Raptor / Quadri Racing, (3)QDA, a 2h52min57
4) Hélio Pessoa #40, Yamaha YFM 700 Raptor / Quadri Racing, (4)QDA, a 9h11min58
5) Wescley Dutra #45, Yamaha YFM 700 Raptor  / Quadri Racing, (5)QDA, a 12h53min28



Etapas

23/8 – Prólogo / Super Prime: Brasília (DF)

24/8 – Primeira etapa: Brasília (DF) / Formosa (GO)

DI: 38 km / SS: 236 km / DF: 253 km – Total: 535 km

25/8 – Segunda etapa: Formosa (GO) / Santa Maria da Vitória (BA)

DI: 29 km / SS: 433 km / DF: 208 km – Total: 670 km

26/8 – Terceira etapa: Santa Maria da Vitória / Luís Eduardo Magalhães (BA)

DI: 3 km / SS: 336 km / DF: 47 km – Total: 386 km

27/8 – Quarta etapa: Luís Eduardo Magalhães / Luís Eduardo Magalhães (Maratona)

DI: 6 km / SS: 418 km / DF: 10 km – Total: 434 km * motos, quadriciclos e UTVs CBM
DI: 16 km / SS: 236 km / DF: 14 km – Total: 293 km * carros e UTVs CBA

28/8 – Quinta etapa: Luís Eduardo Magalhães / Luís Eduardo Magalhães (Maratona)

DI: 6 km / SS: 418 km / DF: 10 km – Total: 434 km * carros e UTVs CBA
DI: 16 km / SS: 236 km / DF: 14 km – Total: 293 km * motos, quadriciclos e UTVs CBM

29/8 – Sexta etapa: Luís Eduardo Magalhães / Formosa (GO)

DI: 139 km / SS: 218 km / DF: 277 km – Total: 634 km

30/8 – Sétima etapa: Formosa / Formosa

DI: 85 km / SS: 349 km / DF: 63 km – Total: 497 km

31/8 – Oitava etapa: Formosa / Brasília

DI: 29 km / SS: 133 km / DF: 101 km – Total: 263 km

* DI: deslocamento inicial/ SS: especial cronometrada / DF: deslocamento final

Distância total: 3.704 km
Especiais: 2.070 km


Fotos em alta resolução do Sertões BRB estão disponíveis no https://www.flickr.com/photos/sertoes30anos/albums

 

Imprensa Sertões BRB

 

Rodrigo Gini

(31) 99616-4179

imprensa@sertoes.com.br

Aline Ben da Costa

(51) 98135-2231

 

Daniel Betting

(11) 97030-7755

 

Siga o Sertões BRB nas redes sociais

 

Sites: sertoes.com.br / rally.sertoes.com.br

Instagram: @sertoes

X: @SertoesOficial

Youtube: youtube.com/c/SertõesOficial

Leia também...
01.11.2024

Ação é parte do projeto Ver Magia, que busca atuar em uma das principais causas de evasão escolar no ensino fundamental. Atendimento oftalmopediátrico alcançou 2.200 meninos e meninas do DF, Goiás e Bahia

30.10.2024

Atualmente nos UTVs, piloto de São José dos Campos é o recordista de vitórias no maior rally das Américas, com sete conquistas

14.10.2024

Veículos usados pela organização do maior rally das Américas foram acompanhados em tempo real por mais de 108 mil quilômetros, gerando dados essenciais para a segurança e a eficiência da operação

16.09.2024

Maior rally das Américas voltou a mostrar sua força internacional, atraindo competidores de outros cinco países. Estreantes superaram o desafio e se apaixonaram pelo que viveram atravessando o Brasil