Acesse o Media Guide do Sertões Petrobras 2025 NESTE LINK
Fotos para uso editorial estão disponíveis no https://www.flickr.com/photos/sertoes30anos/albums/
Um ano de preparação, expectativa e ansiedade fica para trás neste sábado (26). É a hora de iniciar o desafio do maior rally das Américas. O Prólogo e o Super Prime abrem, em Goiânia, o Sertões Petrobras 2025. As duas disputas, em locais distintos, definirão a ordem de largada para a primeira das oito etapas de uma prova que, este ano, atravessa cinco estados - Goiás, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Alagoas - através de um percurso de 3.334 km que levará pilotos e navegadores até Marechal Deodoro (AL).
A partir das 8h, motos, quadriciclos, UTVs e carros encaram um prólogo de 6km que trará o primeiro gosto do que vem pela frente. Os oito mais rápidos de cada modalidade terão novo compromisso a partir das 17h na Área Flamboyant, ao lado do Centro Cultural Oscar Niemeyer. Lá está montado o circuito de 1,8 km do Super Prime que será o palco das baterias eliminatórias 2 a 2, até que se defina o mais rápido da noite. Ele terá prioridade na escolha de sua ordem de largada para o domingo. Ser o primeiro normalmente é uma desvantagem, já que não há as referências e rastros dos demais competidores. Por outro lado, partir mais atrás traz a dificuldade da poeira e das ultrapassagens. O Prime será mostrado ao vivo no YouTube do Sertões.
Entre os carros, a ausência dos campeões de 2024 Lucas Moraes / Kaíque Bentivoglio torna o prognóstico mais incerto. Candidatos a sucedê-los no alto do pódio não faltam. Vencedores em 2023, Marcelo Gastaldi / Cadu Sachs andam mais uma vez com o Century CR7 T1+. Donos de cinco títulos juntos, os irmãos Baumgart estão de volta após um ano de ausência. Marcos (campeão em 2021) vem de resultados de destaque no Mundial (W2RC). Cristian (tetracampeão) prefere não criar expectativas, já que a decisão tardia de participar provocou uma corrida para a preparação do carro. Ambos comandam as Toyota GR Hilux T1+.
E não há como descartar o recordista de vitórias na modalidade. Guiga Spinelli anda pelo segundo ano consecutivo com a Mitsubishi Triton Ultimate Racing, único projeto da categoria máxima dos carros (T1+ / Ultimate) desenvolvido no Brasil. A estreia, em 2024, serviu como banco de provas para entender o equipamento e os ajustes necessários. As informações acumuladas levaram às mudanças que têm tudo para deixar o modelo ainda mais competitivo.
Uma novidade no Sertões Petrobras 2025 é a presença da categoria Classic, criada para trazer de volta à ação máquinas cujo ano de lançamento seja anterior a 2005. Nesta primeira participação, duas máquinas encaram a poeira. Uma delas, a vencedora do Sertões 2006, restaurada, e que será comandada por Rodrigo Khezam. Outra atração é a presença dos UTVs da categorias Challenger e SSV, de acordo como regulamento FIA. Na primeira delas está ninguém menos que Reinaldo Varela, o patriarca da "Família da Poeira". Bicampeão da Copa do Mundo FIA de Rally Baja nos UTVs, Cristiano Batista faz sua estreia entre os carros, com uma Ford Ranger da classe Stock que fará seus primeiros quilômetros de competição.
Sexta-feira movimentada
A sexta-feira em Goiânia ajudou competidores e equipes a entrar no clima do Sertões Petrobras 2025. A programação incluiu o Shakedown - a passagem por um trecho curto com características próximas às do rally, usado para testar os veículos. Alguns dos destaques em todas as modalidades participaram, no Estádio Serra Dourada, da entrevista coletiva oficial, que contou com a participação do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, com direito a percorrer alguns metros em um UTV do rally.
No fim da tarde, foi a vez o briefing para pilotos e navegadores em que foram repassadas pelo diretor técnico Edgar Fabre e as principais autoridades de prova informações importantes sobre o regulamento geral e detalhes referentes à primeira etapa. O dia seria encerrado com a largada promocional, em que todos os competidores e seus veículos são apresentados oficialmente.
Aspas
Guiga Spinelli
"Esse é um segundo momento importante na história do nosso carro. Ainda é um projeto novo, mas que evoluiu bastante desde a estreia. Vamos buscar desempenho e confiabilidade para enfrentar adversários fortíssimos".
Cristian Baumgart
"Vim acima de tudo para me divertir. Decidi pela participação em cima da hora, ainda estávamos no aguardo de algumas peças para o carro. Fiquei fora em 2024 e é sempre bom voltar e reencontrar os amigos. Vamos ver como a prova se desenvolve, o resultado será uma consequência".
Imprensa Sertões
Rodrigo Gini
(31) 99616-4179
Aline Ben da Costa
(51) 98135-2231
Daniel Betting
(11) 97030-7755
Siga o Sertões nas redes sociais
Sites: sertoes.com.br / rally.sertoes.com.br
Instagram: @sertoes
Youtube: youtube.com/c/SertõesOficial
Mais de seis dezenas de duplas do Brasil e do exterior vão lutar pela vitória ao longo dos 3.334 km de percuso entre Goiânia e Marechal Deodoro. Lista de candidatos é extensa
Em sua 33ª edição, o maior rally das Américas retorna a Goiânia e ganha reforço das unidades de negócio do Grupo Flamboyant em uma campanha que une esporte e solidariedade
A 33ª edição do maior rally das Américas contará com um grupo de estreantes de respeito na luta pelas primeiras posições. Big trails, recorde de participações e a presença dos "guerreiros" da Self também são atrações
Na próxima sexta-feira (25), às 11h, protagonistas e autoridades falarão em Goiânia sobre as expectativas para a 33ª edição do maior rally das Américas