Capa

SAS Brasil leva atendimento médico especializado a cidades do roteiro do Sertões

12.08.2025  |    356 visualizações

Em parceria com o SUS e universidade, organização social promoveu o acesso à saúde a populações de três estados atravessados pelo maior rally das Américas

Com atuação itinerante e o compromisso de transformar o acesso à saúde especializada no Brasil, a SAS Brasil finalizou mais uma expedição junto ao Sertões. Tendo passado por três cidades da rota, sendo elas Goiânia (GO), Januária (MG) e Marechal Deodoro (AL), e com a presença de mais de 130 voluntários ao longo do percurso, a caravana realizou mais de 10 mil atendimentos médicos especializados, priorizando qualidade técnica, escuta ativa e acolhimento humanizado.

Foram mais de 2 mil quilômetros rodados por áreas onde a população muitas vezes não consegue chegar a um especialista. Por isso, a missão da SAS Brasil foi oferecer um cuidado resolutivo em saúde, com foco em impacto social. Os atendimentos foram realizados e orientados exclusivamente por profissionais médicos especialistas, engajados na missão de transformar essas realidades com ética, excelência clínica e responsabilidade social. Ao longo da expedição, milhares de pacientes locais tiveram acesso a atendimentos em mais de 10 especialidades médicas que, somadas, atenderam desde demandas preventivas até casos de acompanhamento terapêutico.

A mobilização só foi possível graças a um time diverso e altamente qualificado de profissionais da saúde, muitos deles voluntários recorrentes da SAS Brasil, com anos de participação em ações itinerantes pelo país. 

Entre os voluntários mobilizados ao longo da expedição, 44 eram médicas e médicos especialistas. O corpo clínico contou com 14 oftalmologistas, 2 oftalmopediatras, 11 dermatologistas, incluindo cirurgiãs plásticas com subespecialização dermatológica, 10 otorrinolaringologistas, além de profissionais das áreas de clínica geral (2), neurologia (1), psiquiatria (1), pediatria (1), angiologia/vascular (1) e medicina da família e comunidade (1). Essa diversidade de especialidades reforça o compromisso da SAS Brasil com um modelo de cuidado resolutivo, ético e centrado nas pessoas.


Parcerias médicas como estratégia de impacto

Um dos pilares desta edição foi a articulação com universidades e instituições de saúde que colaboraram com o envio de profissionais voluntários, fortalecendo o compromisso conjunto com a promoção da equidade no acesso à saúde. O alinhamento com essas instituições permitiu não apenas uma resposta ágil e coordenada, mas também uma troca produtiva entre médicos experientes, residentes e profissionais do território.

Nas áreas de dermatologia, oftalmologia, pediatria, neurologia e otorrinolaringologia, os atendimentos foram realizados por voluntários médicos, entre eles especialistas da Universidade Federal de Goiás (UFG). Ainda foram oferecidos atendimentos psicológicos na área de saúde mental.

 

Projeto Ver Magia: saúde ocular como porta de entrada para o desenvolvimento infantil

Um dos grandes destaques desta expedição foi, mais uma vez, o Projeto Ver Magia, que atua no cuidado da saúde ocular de crianças de 0 a 14 anos, com o objetivo de enfrentar uma das causas silenciosas da evasão escolar: a baixa acuidade visual não diagnosticada.

Através de uma jornada completa de cuidado, os atendimentos foram conduzidos por médicos oftalmologistas especialistas em oftalmopediatria, que realizaram e orientaram exames como: acuidade visual, auto refração e fundo de olho. A partir dos diagnósticos realizados, crianças com necessidade de correção visual receberam a doação de óculos de grau prescritos com base médica, contribuindo diretamente para sua permanência e rendimento escolar.

O Ver Magia reforça a visão da SAS Brasil de que a saúde é um direito que precisa estar no centro das políticas públicas, da educação e do desenvolvimento humano, e que cuidar da infância é um investimento de longo prazo para o país.

 

Sobre a SAS Brasil

A SAS Brasil é uma organização social que tem como missão levar saúde especializada a quem não tem acesso. Desde 2013, atua de forma itinerante em cidades sem médicos especialistas, oferecendo atendimento gratuito e resolutivo, da prevenção ao diagnóstico e tratamento. Além das ações em campo, também trabalha com telessaúde, conectando milhares de pessoas a especialistas em diversas áreas. Criadora de soluções inovadoras e premiadas nacional e internacionalmente, a organização já beneficiou mais de 1,5 milhão de pessoas em mais de 350 cidades de 24 estados brasileiros.

A relação da SAS com o Sertões começou em 2013, quando um grupo de amigos decidiu acompanhar a rota da competição levando atendimentos de saúde a regiões remotas do país. Desde então, nossas expedições cresceram, se fortaleceram e, até hoje, já percorremos mais de 33 mil quilômetros junto ao Sertões, passando por 26 cidades de 9 estados e atendendo dezenas de milhares de pessoas. Hoje, a SAS Brasil é uma organização 100% independente, mas mantém o respeito por sua origem e, todos os anos, acompanha a competição com sua própria logística, equipe e estrutura, levando saúde especializada a quem mais precisa ao longo do percurso.


Aspas

 

Adriana Mallet, cofundadora e diretora médica SAS Brasil

“Mais um ano de impacto reunindo um time incrível de apoiadores, voluntários e parceiros, como a Universidade Federal de Goiás nas especialidades de oftalmologia e otorrinolaringologia! A SAS, junto ao Sertões, mostra um ano a mais, que o esporte é uma grande oportunidade também de gerar legado positivo.”

 

Alexandre Taleb, coordenador do Núcleo Telessaúde Goiás

“Iniciativas como essa da SAS Brasil, que reconhece e respeita as características locais (chamando crianças que estavam na fila de espera do SUS por uma consulta oftalmológica) e leva atendimento de qualidade às comunidades que recebem o Sertões é a oportunidade perfeita de parceria. Entidades sérias, buscando o bem comum, amparadas por voluntários competentes e comprometidos. Nos traz muita felicidade poder contribuir com iniciativas tão relevantes como essa.”

 

Informações para a imprensa:

Gustavo Alves, Coord. de Comunicação da SAS Brasil
(84) 9 8126-1965 | gustavo.araujo@sasbrasil.org

 

Imprensa Sertões

Rodrigo Gini

(31) 99616-4179

imprensa@sertoes.com.br

Aline Ben da Costa
(51) 98135-2231


 

Siga o Sertões nas redes sociais

 

Sites: sertoes.com.br / rally.sertoes.com.br

Instagram: @sertoes

X: @SertoesOficial

Youtube: youtube.com/c/SertõesOficial

Leia também...
11.08.2025

Disputa do maior rally das Américas nas motos, carros, UTVs e quadriciclos foi dividida em 25 classes, de acordo com aspectos técnicos; faixa etária e experiência dos participantes

03.08.2025

Na Praia do Francês, edição 2025 do maior rally das Américas consagra hexacampeões nos UTVs e quadriciclos; bicampeões nos carros e vencedor inédito nas motos

02.08.2025

Etapa difícil, com lama e muita navegação, separa pilotos e navegadores da conclusão da edição 2025 do maior rally das Américas. Chuva levou ao cancelamento da especial cronometrada do sábado

01.08.2025

Especial difícil e traiçoeira entre Petrolina e Delmiro Gouveia tirou da disputa quem comandava a classificação e definiu novo líder. Competidores encaram neste sábado percurso rumo a Marechal Deodoro