Confira o Media Guide do Sertões Series Tocantins NESTE LINK
A mais nova prova do rally nacional começa a levantar poeira nesta quarta-feira (24). O Sertões Series Tocantins inicia sua história com a primeira das quatro etapas de um percurso de 1.088 km pelos caminhos do mais jovem estado do país. Pilotos e navegadores já terão pela frente o dia mais extenso do desafio, com 361 km, dos quais 312 cronometrados, que os levarão a Ponte Alta do Tocantins.
A etapa vai alternar partes rápidas com trechos mais estreitos e, após o reabastecimento (para motos e UTVs); os primeiros quilômetros em areia - Ponte Alta é conhecida como o "Portal do Jalapão". E, como promete ser uma constante ao longo do rally, a navegação terá papel fundamental para quem busca brigar pela vitória.
Candidatos não faltam nas três modalidades. Sobre duas rodas, destaque mais uma vez para a rivalidade entre as equipes de Yamaha e Honda - a primeira lidera o Brasileiro na classificação geral com Gabriel Soares, o Tomate, e a categoria Moto 2, com Gabriel Bruning. Tem ainda o retorno do francês Adrien Metge, obrigado a ficar fora do Sertões para se recuperar de lesão. Já a segunda está à frente das categorias Moto 1 (o francês Romain Dumontier), Moto 3 (Tiago Wernersbach) e Brasil (Alexandre Valadares). Aposta também no argentino Martin Duplessis, bi-campeão latino-americano, e em Bruno Crivilin, dono de 12 títulos nacionais de Enduro.
Nos carros, a lista de favoritos é puxada por Guilherme Spinelli, o Guiga, e Youssef Haddad, com a Mitsubishi Triton Racing Ultimate, projetada e construída no Brasil. Embora ainda em desenvolvimento, o modelo mostrou todo o seu potencial na última edição do Sertões Petrobras ao vencer pela primeira vez uma etapa, comandado pelo pentacampeão da prova. Outra atração é a estreia de Lélio Jr. na categoria Ultimate (T1+). Dono de um currículo vitorioso nos UTVs, o goiano pilota pela primeira vez o Century CR7, protótipo sul-africano. Mauro Guedes / Wellington Rezende (Toyota GR Hilux DKR T1+) e Pedro Queirolo / Lauro Sobreira (Buggy Giaffone V8 4x2) também prometem ser parte da briga. Outra atração é a presença do experiente Reinaldo Varela, ao lado de Túlio Taniguchi, em um Can-Am Maverick R.
Como já é tradição, o grid dos UTVs é o mais numeroso e também o que promete maior equilíbrio. Deni do Nascimento / Gunnar Dums; Rodrigo Varela / Matheus Mazzei, Bruno Varela / Ari Fiúza, Rodrigo Luppi / Maykel Justo e Fábio Pirondi / Fábio Pedroso (todos com o Can-Am Maverick R) são apenas algumas das duplas cotadas para se tornar a primeira vencedora do Sertões Series Tocantins. A briga pelo Brasileiro na classificação geral opõe dois dos integrantes da "Família da Poeira", os Varela: os irmãos Rodrigo, que lidera, e Bruno.
Véspera movimentada
A véspera da largada para a primeira etapa foi bastante movimentada. No Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, que recebeu a Vila Sertões de Palmas, as equipes fizeram os últimos ajustes nas máquinas. A poucos quilômetros de distância dali, o Shakedown permitiu aos competidores testar os veículos em condições semelhantes às que encontrarão ao longo do percurso do Sertões Series Tocantins. A terça-feira ainda contaria com o briefing, em que as principais orientações referentes à disputa são repassadas a pilotos e navegadores pela direção de prova. E terminaria com a largada promocional, na Praia da Graciosa, cartão postal da capital tocantinense.
O Sertões Series Tocantins é válido como última prova do Brasileiro de Rally Raid CBA e CBM 2025. A realização é do Instituto Sertões, com o apoio do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Turismo.
Aspas
Bruno Crivilin (Moto)
"Espero terminar bem ao fim do campeonato, brigo pelo título brasileiro tanto na geral quanto na categoria. A moto está bem preparada, estou confiante. Vou fazer minha parte, e o que tiver de ser, vai ser. Sei que não vamos enfrentar apenas areia, mas é um tipo de terreno em que me sinto muito à vontade".
Lélio Jr. (Carro)
"É uma chave difícil de virar do UTV para o carro, mas o Series Tocantins é a prova ideal para me adaptar. O Century anda e freia bem mais; o câmbio é mais trabalhoso, tem uma retomada de velocidade muito forte. Terei de pilotar de forma um pouco mais agressiva, mas ao longo das etapas acredito que pegarei essa prática. O rally tem tudo para ser um sucesso".
Bruno Varela (UTV)
"A expectativa é muito boa para o rally, é uma prova nova para todos, estamos mais acostumados a andar no Jalapão. A disputa com meu irmão tem tudo para deixá-la ainda mais interessante".
Sertões Series Tocantins
Brasileiro de Rally CBA / CBM - última prova
Programação
24/9
Primeira etapa
Palmas / Ponte Alta do Tocantins
DI: 31 km / SS: 312 km / DF: 18 km (Total: 361 km)
25/9
Segunda etapa
Ponte Alta do Tocantins / Ponte Alta do Tocantins
DI: 7 km / SS: 257 km / DF: 7 km (Total: 271 km)
26/9
Terceira etapa
Ponte Alta do Tocantins / Dianópolis
DI: 28 km / SS: 182 km / DF: 34 km (Total: 244 km)
27/9
Quarta etapa
Dianópolis / Dianópolis
DI: 2 km / SS: 205 km / DF: 5 km (Total: 212 km)
Imprensa Sertões Series Tocantins
Rodrigo Gini
(31) 99616-4179
imprensa@institutosertoes.org.
Siga o Sertões Series Tocantins nas redes sociais
Sites: institutosertoes.org.
Instagram: @sertoes.series
Youtube: youtube.com/c/SertõesOficial
Depois de encarar um percurso extremamente rápido iniciado em Ponte Alta do Tocantins, pilotos e navegadores largam neste sábado (27) para a mais desafiadora etapa da prova, que definirá os vencedores
Etapa em torno de Ponte Alta do Tocantins levou francês Romain Dumontier a comandar nas motos e Deni do Nascimento/Gunnar Dums nos UTVs. Caravana segue nesta sexta-feira rumo a Dianópolis
Primeiro dia da prova, iniciado em Palmas, desafiou pilotos e navegadores com especial cronometrada extensa em diferentes tipos de piso. Percurso desta quinta se concentra em torno do "Portal do Jalapão"
Dia terá programação intensa com os últimos ajustes nas máquinas, vistorias e o shakedown. À noite, passagem pela rampa montada na Praia Graciosa antecipa o clima da prova