Capa

Mitsubishi Motors Sertões MTB reúne feras e tem recorde de E-Bikes

04.07.2022  |    310 visualizações

Minas Gerais é o palco da primeira edição da prova, que acontece na Reserva do Ibitipoca. A área exclusiva e de rara beleza, atrai ciclistas com experiência olímpica e internacional, além de campeões brasileiros. Dentre os 179 inscritos, 99 são de bikes elétricas.

VIDEORELEASE PARA DIVULGAÇÃO: https://we.tl/t-A9Az5XO6vr

 

Falta pouco para o mais novo desafio do mountain bike brasileiro, o Mitsubishi Motors Sertões MTB, que traz para as trilhas o DNA do maior rally das Américas. A partir desta quinta-feira (7), ciclistas de todo o país encaram três dias de pedaladas no coração da região do Ibitipoca – Lima Duarte, na Zona da Mata mineira. E a competição já nasce com feras entre os participantes e marcas expressivas.

Entre elas, um recorde: a do maior número de E-Bikes inscritas em uma prova no Brasil (99). As bicicletas com o suporte de um motor elétrico se transformaram em febre do ciclismo de montanha. A ponto de atrair inclusive nomes que se destacaram com as bicicletas convencionais: caso do mineiro Rubens Donizete Valeriano, o Rubinho, que traz no currículo a participação em três Olimpíadas (Pequim'2008, Londres'2012 e Rio'2016); uma medalha de Prata nos Jogos Pan-Americanos Rio-2007 e três títulos brasileiros de Cross-Country na Elite. E de Albert Morgen, hoje um especialista na novidade – foi 25º no Mundial da modalidade em 2020.

Outros nomes de peso na disputa pela vitória na categoria são Mario Couto, bicampeão brasileiro de XCO e vencedor da Portugal Cup; e André Luis Bretas, atleta apoiado pela Specialized, multicampeão nacional de Enduro, principal atleta nacional da modalidade.

Destaques também nas categorias do MTB raiz. O pelotão feminino é puxado pela paranaense Ana Paula Polegatch, dona de 14 títulos brasileiros de ciclismo (pista, estrada e contrarrelógio) e também treinadora. Conta ainda com Lilian Perrenoud, paulista que, além de competir, orienta outras meninas através do projeto Lulu Five. Ao todo, 39 são as mulheres inscritas.

Entre os homens, o número 1 será privilégio de Leonardo Mello, com larga experiência em provas de longa duração, o que inclui o Cape Epic (África do Sul), mais tradicional e desafiadora maratona de mountain bike do planeta. Outro nome que chama a atenção é o de Luiz Perrella, também experiente em competições por etapas como o Brasil Ride.

Rally

Assim como no Sertões Bike Night Endurance (ciclismo de estrada, realizado ano passado, em Interlagos), vários personagens do rally trocam a moto, o carro e o UTV habituais pela bike no Sertões MTB. Inclusive campeões: Zé Hélio Rodrigues (pentacampeão do Sertões nas Motos); Marcos Baumgart (campeão entre os carros em 2020). A lista conta ainda com Moara Sacilotti, Marcos Colvero, Fabricio Bianchini e Alex Buchheim.

A lista com 179 inscritos traz atletas de todas as idades e com experiências distintas no mountain bike. Haverá dois percursos: o completo e o reduzido, as E-Bikes estão no segundo, para respeitar a autonomia das baterias. Em comum para todos, a chance de pedalar por um paraíso natural exclusivo: o IBITI Projeto, reserva de mais de seis mil hectares que se estende pelos municípios de Lima Duarte, Bias Fortes e Santa Rita do Ibitipoca. Uma área conhecida pelos diversos projetos socioambientais e por hospedar os "Gigantes de Ibitipoca”, sete esculturas de ferro reciclado trazidas dos Estados Unidos e integradas à natureza.

A prova

Ao todo serão 22 categorias: quatro para as E-Bikes (Elite/Golden 50+/Masculino/Feminino); 10 para as bicicletas convencionais no percurso longo (Elite Masculino/Elite Feminino/Sub-30/30 a 39/40 a 49/50+/Sub-30 Feminino/30 a 49 Feminino/50+ Feminino/PCD) e oito para o percurso reduzido (Sub-30/30 a 39/40 a 49/50+/Sub-30 Feminino/30 a 49 Feminino/50+ Feminino/PCD).

O percurso dos três dias do Mitsubishi Motors Sertões MTB promete testar a resistência e a habilidade dos ciclistas. A começar pelos tipos de terrenos variados: single tracks, chão batido, areia, trechos pedregosos. E também pela variação altimétrica, explorando todas as possibilidades de uma região montanhosa.

Na quinta-feira (7/7) o percurso completo prevê duas voltas pelo circuito de 21 quilômetros (uma para quem optar pela versão reduzida), com chegada no mesmo ponto da largada. Na sexta (8/7) serão 45 km no percurso completo e 32km no reduzido. Neste dia os ciclistas terão contato com uma das grandes atrações do Ibiti Projeto: as estátuas gigantes trazidas dos Estados Unidos que se transformaram em sinônimo do local. As maiores distâncias estão reservadas para o dia de consagração dos campeões (9/7): 51 km no percurso completo e 39km no reduzido. Ou seja, ao longo dos 3 dias de competição as distâncias são progressivas:

Dia 1 - Percurso maior: 42km com 1.432 de ganho de elevação | Percurso menor: 21km com 716 de ganho de elevação

Dia 2 - Percurso maior: 45km com 1.770 de ganho de elevação | Percurso menor: 32km com 1.085 de ganho de elevação

Dia 3 - Percurso maior: 51km com 2.135 de ganho de elevação | Percurso menor: 39km com 1.616 de ganho de elevação.

O QUE ELES DISSERAM

Cadu Sachs, diretor técnico do Sertões MTB

“Para nós é motivo de muita satisfação realizar a primeira prova do Sertões MTB dentro do Ibiti Projeto, uma área privada que está abrindo as portas para podermos proporcionar uma experiência exclusiva aos participantes e ainda por cima já conquistarmos a chancela de maior prova de E-bike do Brasil. O que posso adiantar é que faremos uma prova muito técnica, com mais de 50% em trilhas e paisagens deslumbrantes.”

André Bretas, multicampeão nacional de Enduro, piloto Specialized

“Para mim é uma satisfação muito grande ver uma marca que tem um DNA tão off road realizando um evento de bike e agregando ainda mais para a nossa comunidade. Estou muito empolgado com essa aproximação do Sertões com o mundo da bicicleta e ansioso pra ver o que a gente vai viver nesta semana”.

Ana Paula Polegatch, 14 x campeã brasileira de ciclismo de estrada, contrarrelógio e pista

“Sou ciclista há 19 anos, no início fazia MTB. Gosto muito de mountain bike, vi que teremos nessa prova 50% single track, pedra, terreno arenoso, será um desafio à parte. Não tive temo para treinar, estou indo na cara e na coragem, a convite do Strava. A meta é me desafiar. Já competi no Sertões Bike Night final do ano passado em Interlagos a noite. A prova foi incrível, fiquei impressionada com a estrutura evento, premiação e quando me chamaram não pensei duas vezes. Estou ansiosa já.”

 

 

Comunicação Sertões MTB

 Meg Cotrim

 11 99182-8180

 

Rodrigo Gini

 31 99616-4179

 

Leia também...
09.07.2022

Com a maior quilometragem da prova, terceiro dia da maratona de mountain bike desafiou atletas em meio a belos visuais e definiu vencedores.

08.07.2022

Uma galeria a céu aberto! Esculturas de ferro reciclado vindas dos Estados Unidos, um atrativo da região, marcaram o fim do segundo dia de prova na região da mata mineira. Campeões da edição inaugural serão conhecidos neste sábado

07.07.2022

Em dia ensolarado no Ibitipoca, competidores elogiam novo formato de prova, inspirado no rally, e protagonizam duelos emocionantes. Etapa desta quinta-feira definiu os primeiros líderes da maratona de Mountain Bike, que vestirão a camisa amarela de líder no segundo dia.

06.07.2022

106 E-Bikes! É o novo recorde de bicicletas assistidas em provas brasileiras estabelecido pelo Sertões MTB. Minas Gerais é o palco da primeira edição da prova e a organização comemora o feito. No total são 238 inscritos. Hoje a Reserva do Ibitipoca, palco da prova, esteve movimentada com a chegada d