As primeiras camisas amarelas de líder do Mitsubishi Motors Sertões MTB já têm donos. A etapa desta quinta-feira (7), primeira de três do desafio, exigiu preparo e técnica dos ciclistas, mas também os brindou com visuais espetaculares na área do IBITI Projeto, reserva natural na região mineira do Ibitipoca que recebe a prova. Para entrar no clima da competição, a organização optou pelas largadas individuais no estilo contrarrelógio para os quilômetros iniciais da maratona de mountain bike. O que transformou o dia em uma briga dos atletas, acima de tudo, com os próprios limites. Amanhã a promessa é de um dia ainda mais exigente.
E as feras não demoraram a mostrar as garras. Experiente atleta do MTB brasileiro e um dos pioneiros com as bikes elétricas, Albert Guenter Morgen puxou a fila na Elite das E-Bikes. Levou a melhor em uma disputa de gigantes com Rubens Donizete Valeriano, o Rubinho, medalhista no Pan Rio-2007 e com duas participações olímpicas no currículo. O jovem mineiro Mário Couto terminou próximo à dupla e promete dar trabalho até sábado, assim como André Bretas.
Assim como no masculino, entre as mulheres a diferença entre vencedora (Mariza Helena de Araújo Souza) e a segunda colocada (Cristiana Andrade) também foi reduzida. Leandro Lopes Petrus (Masculino) e Marcelo Ribeiro Machado (Masculino Golden) são outros que largam de amarelo na sexta-feira.
Só no pedal
Mas também há espaço para quem pedala forte apenas com a força das pernas, nas duas configurações de percurso: completo e reduzido. No primeiro deles, com 42km de extensão, Rafael Pinheiro começou na frente na Elite Masculina. Entre as mulheres, Ana Paula Polegatch, multicampeã brasileira de ciclismo de estrada e pista, levou a melhor no duelo com Lilian Perrenoud. Boas disputas também nas categorias por faixa etária.
Segundo dia
Nesta sexta-feira (8) a promessa é de um dia ainda mais exigente no Mitsubishi Motors Sertões MTB. Ainda não tanto quanto o último, mas com 32km no percurso reduzido (variação altimétrica de 1.085m), também adotado pelas E-Bikes; e 45km no completo (variação de 1.770m). A largada dos primeiros ciclistas está prevista para as 8h.
O que eles disseram
Cadu Sachs, diretor técnico do Sertões MTB
"As provas de maratona largam com o pelotão agrupado, mas nós fizemos uma adaptação. Nesse primeiro dia os atletas partiram individualmente, em um contrarrelógio. Assim, não necessariamente quem cruza na frente é o vencedor. Algo bastante semelhante ao rally. No segundo e no terceiro dias as largadas acontecerão em grupos de quatro. Também procuramos fazer uma sinalização com a das provas de Baja e o pessoal gostou bastante".
Albert Morgen, vencedor E-Bike Elite
"Aqui é um lugar maravilhoso, todos os que trabalharam para que o evento acontecesse estão de parabéns. O trajeto estava bastante técnico, mas sem riscos. Você não conhecer o percurso é algo que favorece os atletas mais técnicos e corajosos. Amanhã espero que esteja mais difícil do que hoje."
Mitsubishi Motors Sertões MTB
Resultado Primeiro dia
E-Bike Elite
E-Bike Masculino
E-Bike Golden
E-Bike Feminino
Percurso completo (42km)
Elite Masculino
Elite Feminino
Percurso reduzido (21km)
Masculino 30 a 49 anos
Feminino 30 a 49 anos
Comunicação Sertões MTB
Meg Cotrim
11 99182-8180
Rodrigo Gini
31 99616-4179
Com a maior quilometragem da prova, terceiro dia da maratona de mountain bike desafiou atletas em meio a belos visuais e definiu vencedores.
Uma galeria a céu aberto! Esculturas de ferro reciclado vindas dos Estados Unidos, um atrativo da região, marcaram o fim do segundo dia de prova na região da mata mineira. Campeões da edição inaugural serão conhecidos neste sábado
106 E-Bikes! É o novo recorde de bicicletas assistidas em provas brasileiras estabelecido pelo Sertões MTB. Minas Gerais é o palco da primeira edição da prova e a organização comemora o feito. No total são 238 inscritos. Hoje a Reserva do Ibitipoca, palco da prova, esteve movimentada com a chegada d
Minas Gerais é o palco da primeira edição da prova, que acontece na Reserva do Ibitipoca. A área exclusiva e de rara beleza, atrai ciclistas com experiência olímpica e internacional, além de campeões brasileiros. Dentre os 179 inscritos, 99 são de bikes elétricas.