Capa

Depois da etapa mais longa, hora da Maratona no Sertões BRB

31.08.2022  |    322 visualizações SERTÕES 30 ANOS

Nada de descanso para a caravana na edição mais extensa do rally. Nesta quinta, competidores iniciam fase em que não podem receber apoio mecânico externo, rumo a São Félix do Araguaia

Link para videorelease: https://we.tl/t-eOKarZpkdp

 

Maratona. No jargão dos rallies cross-country, as etapas em que a manutenção mecânica entre seus dois dias pode ser feita apenas pelos próprios competidores, com aquilo que levam nos respectivos veículos. No Sertões BRB de 2022, o mais longo em três décadas de história, serão duas as maratonas. A primeira delas começa nesta quinta-feira (1°), com a sexta etapa, intitulada 'Não foge à luta'. De Barra do Garças, no Mato Grosso, pilotos e navegadores seguem para São Félix do Araguaia, ainda no MT.

Pela frente, serão 523 quilômetros cronometrados (682 no total), com variedade de tipos de piso e condições de terreno. O cardápio inclui longas retas com DEPS (depressões); trechos arenosos, cascalho, em uma região que lembra bastante o Pantanal. Há ainda estradas estreitas com muita areia e um final bastante exigente.

Não que a quinta etapa tenha sido menos complicada. De Costa Rica (MS) a Barra do Garças, o desafio foi a especial mais extensa desta edição, com 526  quilômetros. Que apresentaram um cenário bem diferente daquele que marcou o Sertões BRB até então. As longas retas e lombas ganharam a companhia de trechos estreitos; da areia, mata-burros, travessia de rios e pontes e trial (sequências técnicas e de chão acidentado). Mesmo os mais rápidos passaram em torno de seis horas na briga com o cronômetro.

A especial se iniciou em Alcinópolis que, assim como o Sertões BRB, chega a seu 30° aniversário. Junto à linha de partida foi montada uma arquibancada em que a população local pôde acompanhar os primeiros metros da ação e vibrar com a passagem dos veículos acelerando forte.

Nos carros, Marcelo Gastaldi e Cadu Sachs (Buggy Century CR6/Baja Tek) superaram os líderes na geral Lucas Moraes e Kaíque Bentivoglio (Toyota Hilux DKR T1+/MEM) por 1min30. Resultado que levou a dupla à segunda posição geral. Entre os UTVs, Rodrigo Varela e Matheus Mazzei (Can-Am Maverick/Varela Racing) a vantagem na classificação geral com a vitória na etapa, seguidos por Henrique Gutierrez e Fábio Zeller (Polaris RZR Pro R/Yoda Racing) e pelos bicampeões Deninho Casarini e Ivo Mayer (Can-Am Maverick/Can-Am Factory).

Já entre as motos, o dia começou movimentado antes mesmo da largada. A equipe oficial Yamaha foi obrigada a abrir o motor da moto de Adrien Metge por um problema no câmbio. O que levou o francês a ser penalizado em 15 minutos na geral. Com um ritmo forte, ele fechou a especial 9min17 à frente de Bissinho Zavatti (Honda CRF 450RX/Honda Racing), que segue como o melhor no acumulado com o tempo acrescido na classificação do rival. Com um detalhe: Metge teve problemas com um dos três tanques de combustível de sua WR 450F e precisou diminuir o ritmo nos trechos mais velozes para garantir a autonomia necessária.

O que eles disseram


Cadu Sachs, vencedor etapa Carros
"Hoje começou o rally de verdade, a etapa teve de tudo. Pena que a poeira dos últimos UTVs nos atrapalhou um pouco, mas ainda assim levamos essa".

Adrien Metge, vencedor Carros
"Uma especial longa e com o problema do tanque eu não podia acelerar tudo para poder chegar ao abastecimento. Andei bem, foi um dia bastante interessante para nós apesar da penalização por termos aberto o motor".

Rodrigo Varela, vencedor UTVs
"Foi a especial mais difícil até agora e não acredito que haja algo pior daqui em diante. A organização está de parabéns pela prova. Muito complicado, muita pedra,mas felizmente saímos com um excelente resultado".


Etapa 5 - Margens Plácidas – 31/8 – Quarta-feira

Costa Rica (MS) - Barra do Garças (MT)

DI – 87

TE – 527

DF – 23

TOTAL: 637

Resultado

CARROS

1) #305 Marcelo Gastaldi/Cadu Sachs, Buggy Century CR6, (1)T1F, 5h46min40

2) #323 Lucas Moraes/Kaíque Bentivoglio, Toyota Hilux Overdrive T1+, (2)T1F, 5h48min11

3)#304 Marcos Baumgart/Kleber Cincea, Toyota Hilux IMA V8, (3)T1F, 5h52min52

4) #350 Julio Capua/Bina Cavassin, Toyota Hilux Overdrive T1+, (4)T1F, 6h12min59

4) #327 Rodrigo Aché/Luís Felipe Eckel, Ford Ranger T1, (1)T1B, 6h20min15

 

MOTOS

1) #01 Adrien Metge, Yamaha WR 450F, (1)MT1, 6h16min42

2) #06, Bissinho Zavatti, Honda CRF 450RX, (1)MT2, 6h26min00

3) #04 Ricardo Martins, Yamaha WR 450F, (2)MT1, 6h29min09

4) #21 Martin Duplessis (ARG), Honda CRF 450RX, (3)MT1, 6h30min13

5) #19 Gabriel Soares, Honda CRF 450RX, (2)MT2, 6h37min52



UTV

1) #216 Rodrigo Varela/Matheus Mazzei, Can-Am Maverick, (1)UT1, 6h31min53

2) #263 Henrique Gutierrez/Fábio Zeller, Polaris RZR Pro R, (2) UT1, 6h34min20

3) #301 Deninho Casarini/Ivo Mayer, Can-Am Maverick, (3)UT1,  6h34min49

4) #203 Cristiano Batista/Robledo Nicoletti, Can-Am Maverick, (1)UOP, 6h34min52

5) #215 Gabriel Varela/Daniel Spolidorio, Can-Am Maverick, (4)UT1, 6h35min51

 

Classificação geral

CARROS

1) #323 Lucas Moraes/Kaíque Bentivoglio, Toyota Hilux Overdrive T1+, (1)T1F, 19h13min25

2) #305 Marcelo Gastaldi/Cadu Sachs, Buggy Century CR6, (2)T1F, a 4h32

3) #304 Marcos Baumgart/Kleber Cincea, Toyota Hilux IMA V8, (3)T1F, a 6min50

4) #350 Julio Capua/Bina Cavassin, Toyota Hilux Overdrive T1+, (4)T1F, a 56min18

5) #314 Mauro Guedes/Filipe Palmeiro, Ford Ranger V8 T1, (1)T1B, a 1h35min09

 

MOTOS

1) #01 Adrien Metge (FRA), Yamaha WR 450F, (1)MT1, a 20h35min07 (*)

2) #06 Bissinho Zavatti, Honda CRF 450RX, (1)MT2, a 7min54

3) #04 Ricardo Martins, Yamaha WR 450F, (2)MT1, a 18min25

4) #21 Martin Duplessis (ARG), Honda CRF 450RX, (3)MT1, a 29min14

5) #02 Jean Azevedo, Honda CRF 450RX, (4)MT1, a 40min33

(*) penalização de 15 minutos pendente

 

UTV

1) #216 Rodrigo Varela/Matheus Mazzei, Can-Am Maverick, (1)UT1, 21h06min55

2) #203 Cristiano Batista/Robledo Nicoletti, Can-Am Maverick, (1)UOP, a 5min41

3) #301 Deninho Casarini/Ivo Mayer, Can-Am Maverick, (2)UT1, a 8min34

4) #205 Fábio Pirondi/Marcelo Ritter, Can-Am Maverick, (1)UT2, a 13min44

5) #215 Gabriel Varela/Daniel Spolidorio, Can-Am Maverick, (4)UT1, a 17min20

 

Etapa 06 - Não foge à luta. – 1/9 – Quinta-feira

Barra do Garças (MT) - São Félix do Araguaia (MT)

DI – 67

TE – 523

DF – 92

TOTAL: 682

 Se têm uma palavra que pode resumir a sexta etapa do maior Sertões da história, de cabo a rabo, essa palavra é: luta! A começar por onde ela termina. São Félix do Araguaia leva esse nome porque o povoado foi fundado após uma batalha entre os índios Xavantes e os brancos invasores, que buscavam um futuro melhor a beira do Araguaia e o santo, São Félix, era tido como o padroeiro da luta pela terra. Pelo nome, infelizmente, sabemos quem venceu.

História brasileira à parte, quase um século depois, o espírito de batalha segue vivo nesta que será uma das maiores especiais da história do Sertões! Serão 523 quilômetros contra o relógio! Noves fora, é por isso que aqueles que se aventuram nessa especial são os filhos da família Sertões que, definitivamente, “Não fogem à luta”.

Como se não bastasse a distância, a sexta especial será também a primeira “perna” da primeira de duas maratonas no maior rally do mundo. Ah! Etapa maratona é quando os competidores fazem duas especiais em sequência sem poder contar com apoio mecânico.

Do ponto de vista técnico o bicho é brabo também com muitas DEPs (Abreviação de Depressão de Poça Seca) e estradas muito estreitas,

Ao longo dos intermináveis quilômetros, a especial margeia o lendário Rio Araguaia entrando em uma região com “cara de pantanal” mesmo! Durante o percurso, não será raro ver onças e jacarés passeando junto das máquinas do rally. Como se podia esperar de uma especial como essa, ainda não acabou: em seu final ainda existe uma travessia de balsa. Neste dia os veículos devem chegar à noite!

Não sabemos se com todos esses desafios, a sexta etapa será a “queridinha” dos pilotos, mas podemos dizer que a região de São Félix do Araguaia encantou dois dos mais icônicos presidentes do Brasil. São Félix era parada obrigatória de Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek. O primeiro inaugurou uma base da FAB por lá e o segundo foi além e construiu um luxuoso hotel para impulsionar a região, o hoje em ruínas, Hotel JK.

 
Siga-nos em nossas redes sociais e saiba tudo sobre o SERTÕES BRB:

Site: www.sertoes.com

Instagram: @sertoes

Facebook: https://www.facebook.com/sertoesoficial

Youtube.com/sertoesoficial

Twitter.com/sertoesoficial

 

 

Comunicação Sertões BRB

Meg Cotrim

11.99182 8180

Rodrigo Gini

31.99616 4179

Daniel Betting

11.97030 7755

Aline Ben da Costa

51 98135 2231

Leia também...
04.04.2023

A edição que marcou os 30 anos da prova, estreia hoje, no dia do 4x4, com exclusividade no Youtube do Sertões - link aqui https://youtu.be/aIF4r2LYoj0

24.11.2022

Evento promovido em parceria com a Prefeitura de Presidente Prudente e Unoeste acontecerá a partir das 14hs, no Centro Cultural Matarazzo e terá sessão de cinema para crianças

27.09.2022

No ano de comemoração da 30ª edição, Sertões BRB amplia roteiros turísticos. Nove empresas homologadas levam mais de 200 pessoas em grupos de carros e motos para acompanhar o maior rally do mundo de um jeito único.

21.09.2022

Quem encarou pela primeira vez o rally na edição em que ele se tornou o maior do mundo não se intimidou com tantas dificuldades. E mostrou que desafios existem para serem vencidos