Capa

Sertões BRB completa primeira metade nesta sexta em Palmas

01.09.2022  |    380 visualizações SERTÕES 30 ANOS

Competidores aceleram na Ilha do Bananal antes de chegar à capital tocantinense. Primeira perna da maratona até São Félix do Araguaia foi exigente e tirou vários destaques da briga pela ponta

O Sertões BRB chega nesta sexta-feira (2) à sua metade em Palmas. A capital tocantinense marca o fim da parte Sul - uma divisão criada para permitir a participação de quem, pelos mais variados motivos, não poderia encarar todo o desafio. A sétima etapa (Filhos deste solo), que se inicia em São Félix do Araguaia (MT) ainda conclui a primeira Maratona, sequência de dois dias em que apenas os competidores podem fazer a manutenção dos veículos, mesmo assim com tempo limitado.

A primeira perna, que levou pilotos e navegadores de Barra do Garças a São Félix, exigiu bastante de homens e máquinas, com 682 quilômetros, dos quais 482 cronometrados. Um dia com retas longas e altas velocidades, que se alternaram com estradas estreitas, mata-burros e bastante terreno arenoso.

Combinação que tirou alguns destaques da briga pelos primeiros lugares.A começar pelo atual campeão nas motos, Adrien Metge (IMS Yamaha). Depois de a equipe abrir o motor em Costa Rica (MT) para um reparo no câmbio, o propulsor voltou a apresentar problemas e tirou o francês da etapa no primeiro abastecimento, em Cocalinho.

Com Ricardo Martins (IMS Yamaha) atrasado - foi o 11° - o dia foi das Honda. A vitória ficou com o o argentino Martin Duplessis que, apesar da experiência, estreia no Sertões. Por 13 segundos ele superou o companheiro de time Bissinho Zavatti que agora tem 21min03 de vantagem para o segundo colocado, justamente Duplessis.

Nos UTVs, o duelo entre Can-Am e Polaris que é uma das atrações dessa edição histórica viu pela primeira vez a segunda triunfar, graças a João Pedro Franciosi e Cesar Valandro (Polaris RZR Pro R/Cotton Racing). Eles bateram os bicampeões Deninho Casarini e Ivo Mayer (Can-Am Maverick/Can-Am Factory) por 12 segundos. O quarto lugar na etapa foi suficiente para Rodrigo Varela e Matheus Mazzei manterem a liderança no acumulado. Dois representantes da 'Família da Poeira' perderam tempo e posições - o pai Reinaldo, ao lado de Aristóteles Fiúza; e o irmão Bruno, com o navegador Gustavo Bortolanza, ficaram respectivamente em 30° e 20° no dia.

Nos carros, Lucas Moraes e Kaíque Bentivoglio fizeram valer a força e a eficiência da Toyota Hilux DKR T1+ da equipe MEM para ser 1min05 mais rápidos que Marcos Baumgart e Kleber Cincea (Toyota Hilux V8 IMA/X Rally). Posições que se repetem na classificação geral, com a vantagem dos líderes agora ampliada para 3min38. Das 33 duplas que largaram, 11 não conseguiram chegar ao fim da especial.


Filhos deste solo


O desafio desta sexta pode parecer modesto na quilometragem cronometrada (143km) e no fato de que os veículos farão o deslocamento final encarretados nos caminhões das equipes. Mas é bom não se enganar. A etapa desafia os competidores na Ilha do Bananal (maior ilha fluvial do planeta) com muita areia. As paisagens são deslumbrantes, com travessias de riachos e trechos no entorno de lagoas e rios.

Ao chegar em São Félix do Araguaia, o Sertões BRB completou 3.484 quilômetros dos 7.200 totais do percurso, ou 48,4%.

O que eles disseram

Martin Duplessis, vencedor etapa Motos

"Foi um dia muito bom para mim; a primeira parte da especial era bastante rápida. Na parte final foi onde acredito ter feito a diferença, com mais areia e navegação. Procurei cuidar da moto por causa da Maratona. Agora falta pouco para o dia de descanso".

Rodrigo Varela, líder geral UTVs


"Não tivemos problemas com o carro. A especial foi muito rápida, viemos muito bem e estamos na briga".



Etapa 7 - Filhos deste solo – 2/9 – Sexta-feira

São Félix do Araguaia (MT) - Palmas (TO)

DI – 13
TE – 143
DF – 425
TOTAL: 581

Você já deve ter sido impactado por uma icônica imagem em que um indígena de uma tribo isolada é flagrado por um drone e, acuado, lança uma flecha no aparato tecnológico. Pois bem, essa imagem aconteceu em algum lugar da Ilha do Bananal, a maior ilha fluvial do mundo e principal região da sétima especial do Sertões, que encerra o Sertões Sul e a primeira metade do maior rally do mundo.

É baseada nesta força e resistência características dos povos originários do Brasil que intitulamos esta etapa de “Filhos deste solo”. Afinal, são eles os primeiros e mais legítimos habitantes e guardiões do nosso país. Por questões óbvias, a etapa não passa pelas quinze aldeias indígenas que se entranham pela gigantesca ilha, entre elas, a aldeia dos Avá Canoeiros, que rejeitam qualquer contato com os brancos e onde vive o flechador de drones famoso internacionalmente.

Mas, é preciso salientar uma triste realidade. Engana-se quem pensa que todas as tribos da Ilha do Bananal são como os Avá-Canoeiros. Devido a constante e histórica exploração pelos povos brancos, muitas dessas tribos estão perdendo sua essência e estão mergulhadas na pobreza e no vício em drogas. Trazendo para nós que iremos contar essa história “para o mundo”, a responsabilidade de enaltecer as ricas tradições dos nossos povos originários.

Responsabilidade é o que os competidores também deverão ter nesta etapa, que será a segunda perna da primeira maratona do maior rally do mundo. Após andarem mais de 500 quilômetros na etapa anterior, eles terão de cuidar do equipamento em uma especial inédita e cheia do temido “areião” para finalmente receber o apoio de seus mecânicos, que não puderam ajudar anteriormente.

A etapa sete, que será uma das mais bonitas desta edição histórica do Sertões, termina na cidade de Palmas, capital do Tocantins, mesmo que os competidores cheguem a ser aplaudidos por superarem a enorme maratona, não é daí que vem o nome da cidade. Palmas evoca a principal cidade do movimento separatista da região, a Vila da Palma.
Uma das cidades mais novas do Brasil, Palmas existe há apenas 33 anos, quando foi promulgada, na constituinte de 1989, a criação do estado do Tocantins após décadas de um movimento separatista que lutava pela autonomia da região em relação ao estado de Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais e saiba tudo sobre o SERTÕES BRB:

Site: www.sertoes.com

Instagram: @sertoes

Facebook: https://www.facebook.com/sertoesoficial

Youtube.com/sertoesoficial

Twitter.com/sertoesoficial

 

 

Comunicação Sertões BRB

Meg Cotrim

11.99182 8180

Rodrigo Gini

31.99616 4179

Daniel Betting

11.97030 7755

Aline Ben da Costa

51 98135 2231

Leia também...
04.04.2023

A edição que marcou os 30 anos da prova, estreia hoje, no dia do 4x4, com exclusividade no Youtube do Sertões - link aqui https://youtu.be/aIF4r2LYoj0

24.11.2022

Evento promovido em parceria com a Prefeitura de Presidente Prudente e Unoeste acontecerá a partir das 14hs, no Centro Cultural Matarazzo e terá sessão de cinema para crianças

27.09.2022

No ano de comemoração da 30ª edição, Sertões BRB amplia roteiros turísticos. Nove empresas homologadas levam mais de 200 pessoas em grupos de carros e motos para acompanhar o maior rally do mundo de um jeito único.

21.09.2022

Quem encarou pela primeira vez o rally na edição em que ele se tornou o maior do mundo não se intimidou com tantas dificuldades. E mostrou que desafios existem para serem vencidos