Desafio cumprido!. Sem forfetar (deixar de completar uma etapa sequer), Youssef Haddad chegou a Salinópolis (PA), após mais de sete mil quilômetros solitários e encerrou o maior Sertões da história na 10ª posição na classificação geral e segundo na categoria Production T2. Um feito e tanto.
Em um rally, piloto e navegador se completam com papéis bem distintos, mas Youssef Haddad decidiu desempenhar as duas funções justamente no mais longo Sertões da história e maior rally do mundo contra o relógio. Tricampeão navegando para Guilherme Spinelli, o maior campeão nos Carros com cinco títulos, Youssef passou para o banco da esquerda sem ninguém a seu lado para fazer a navegação. Engenheiro mecânico de formação, ele encarou sozinho o desafio de pilotar uma picape Mitsubishi L200 Triton e se orientar com a ajuda de um sistema semelhante ao usado nas motos – a planilha em forma de rolo, que vai avançando por meio de um comando junto ao volante.
O navegador e agora piloto disse que terminar o Sertões BRB na décima posição era muito mais do que ele poderia almejar em um Rally como o Sertões.
Aspas - Youssef Haddad
“Os últimos dois dias foram os mais difíceis porque eu não tinha mais como melhorar minha posição nem piorar, eu precisava levar o carro até o final todo dia. Essa é a pior e mais desagradável situação, porque você corre sem correr. Eu prefiro fazer as especiais realmente disputando.”
“Mais uma vez a experiência ajudou muito, tendo cabeça, esquecendo os adversários para completar dia a dia. O objetivo era chegar aqui e o top-10 é muito mais que a gente poderia almejar em um rally como o Sertões.”
“Ficaram várias lições e a primeira delas é ir atrás do seu sonho, lutar e convencer as pessoas de que é possível. Essa foi a parte mais difícil. Bati em um monte de portas, recebi muitos nãos, mas na tentativa e erro, encontrei pessoas que acreditaram no meu sonho e a resposta está aí. É possível fazer e eu sabia tanto da capacidade do carro quanto da minha.”
SERTÕES 2022
Uma edição histórica! A prova que comemorou os 30 anos do Rally dos Sertões também homenageou o Bicentenário da Independência. Foi o maior rally do mundo em trechos cronometrados; o maior rally de todos os 29 anos da história do Sertões, um tributo ao Brasil! Total de 7.202km, dos quais 4.378km de trechos cronometrados. Um roteiro de 15 dias, que cruzou as cinco regiões do país, 8 estados – PR, SP, MS, MT, TO, PI, MA e PA - e 14 cidades. Largada e chegada aconteceram em locais inéditos. Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, abriu a competição e mantendo a tradição, a chegada foi no mar, em Salinópolis (PA).
Comunicação Sertões BRB
Meg Cotrim
11.99182 8180
Rodrigo Gini
31.99616 4179
Daniel Betting
11.97030 7755
Aline Ben da Costa
51 98135 2231
A edição que marcou os 30 anos da prova, estreia hoje, no dia do 4x4, com exclusividade no Youtube do Sertões - link aqui https://youtu.be/aIF4r2LYoj0
Evento promovido em parceria com a Prefeitura de Presidente Prudente e Unoeste acontecerá a partir das 14hs, no Centro Cultural Matarazzo e terá sessão de cinema para crianças
No ano de comemoração da 30ª edição, Sertões BRB amplia roteiros turísticos. Nove empresas homologadas levam mais de 200 pessoas em grupos de carros e motos para acompanhar o maior rally do mundo de um jeito único.
Quem encarou pela primeira vez o rally na edição em que ele se tornou o maior do mundo não se intimidou com tantas dificuldades. E mostrou que desafios existem para serem vencidos