Capa

XP Sertões Kitesurf: o rally das águas está de volta no Ceará

04.09.2023  |    1.061 visualizações

Em sua terceira edição, desafio de longa duração atravessará o litoral cearense de 11 a 16/9, ligando o Cumbuco a Camocim em cinco etapas, com percursos diferenciados conforme o nível técnico, além de belas paisagens como cenários. Ação social SAS Brasil estima beneficiar 3.500 pessoas.

 

LINK COM IMAGENS BAIXE AQUI: https://bit.ly/XPSertoes

 

O maior rally de kitesurf de longa distância do planeta chega à sua terceira edição. Entre os dias 11 e 16 de setembro, o XP Sertões Kitesurf leva mais uma vez para o mar o DNA gerado na poeira, com a expertise de 31 anos organizando o Rally dos Sertões. Um desafio em uma região de condições ideais para o velejo de downwind que exigirá técnica, habilidade, resistência física, capacidade de navegação e de leitura das condições. E que reunirá não só os destaques brasileiros, mas também feras de outros sete países.

O roteiro deste ano está concentrado no Ceará. Mais precisamente na Costa do Sol Poente, com seus belos visuais como cenário. A Praia do Cumbuco, em Caucaia (Grande Fortaleza) será novamente o ponto de partida. Após os três primeiros dias em linha, com chegadas em Trairi, Itarema e Cruz, o quarto testará os competidores com um percurso em laço - largada e chegada na Praia do Preá, considerada uma das mecas do esporte. Camocim marcará a consagração dos vencedores nas sete categorias, no masculino e no feminino.

Uma delas é novidade no XP Sertões Kitesurf 2023: a Wing Pro, disputada nas pranchas equipadas com o Foil, uma quilha em forma de asa que mantém o velejador acima da lâmina d'água e é impulsionada por uma vela (wing ou asa) segurada diretamente pelo atleta, sem cabos. Uma modalidade para quem conta com maior experiência, considerada ainda mais radical.

Mas há espaço para todos os níveis de preparo. Os profissionais competirão na Elite, que fará os percursos mais longos, a exemplo da Pro, destinada a amadores de alta performance. Na soma dos cinco dias, eles farão cerca de 460 quilômetros, vários deles em upwind, ou contravento, sempre um complicador. Já Pro Jr., Adventure, Master (45 a 54 anos) e Gran Master (55 anos +) encararão cerca de 330km pelo litoral cearense.

A Experience vai reunir os participantes que não podem fazer a prova completa e terão a chance de participar nos dois últimos, ou apenas no último dia.

Como já é tradição, o XP Sertões Kitesurf vai promover um tira-teima entre especialistas de diferentes vertentes do kitesurf: do freestyle (manobras em estilo livre) ao big air (ondas grandes), passando pelo race (regatas) e, é claro, pelo downwind, bastante praticado, inclusive sem caráter competitivo.

A diversão e a experiência não ficarão limitadas à água. Todos os dias acontecerá o Sunset, um momento de interação emoldurado pelo belo pôr do sol da região. E um luau será atração no segundo dia, em Itarema.

 

Ação Social

Assim como no Rally, o Sertões tem o compromisso de fazer a diferença por onde passa. Mais uma vez vai deixar o seu legado por meio da SAS Brasil - Saúde e Alegria no Sertões. No 3o. XP Sertões Kitesurf a base de atendimento médico será nas cidades de Cruz, Acaraú e Camocim (CE), com foco em zerar as filas do SUS para as especialidades médicas: oftalmopediatria, dermatologia, endocrinologia, ginecologia, otorrinolaringologia, alergologia, clínica médica, nutrição e odontopediatria, com a expectativa de beneficiar 3.500 pessoas.

 

SAS Brasil em números

Durante o Sertões KiteSurf 2023 a caravana itinerante da SAS embarca na rota do Sertões Kitesurf com a expectativa de beneficiar 1.250 pessoas ao longo das cidades de Acaraú, Cruz e Camocim. A iniciativa levará as Unidades Móveis de Saúde -  carretas adaptadas com consultórios médicos e tecnologia de ponta - onde profissionais da saúde, estudantes e profissionais de outras áreas realizarão atendimento, exames e procedimentos em diversas especialidades.

3.570 expectativa de pessoas beneficiadas

3.30O expectativa de atendimentos realizados

1.250 expectativa de pessoas atendidas

3 cidades beneficiadas

45 voluntários

5 dias de atendimentos

 

 

Aspas

Marcelo Gervini - Diretor Técnico

"Esse ano implementamos um novo conceito em provas de kitesurf, o Endurance. Não basta um atleta ser bom em fazer downwind e ser rápido. Agora também conta a preparação física, a estratégia e a tática, que passam a ser parte fundamental da prova."


 

RESUMO

Data: 11 a 16 de Setembro

6 dias: 5 etapas - Ceará (CE) - 6 cidades

Cumbuco = Caucaia;

Pecém = São Gonçalo do  Amarante;

Trairi = Guajiru;

Itarema = Ilha do Guajiru;

Cruz = Prea;

Camocim = Fazenda Moreias

 

DISTÂNCIAS ESTIMADAS (Pode variar de acordo com Upwind)

ELITE/PRO: 460 KM

ADVENTURE/MASTER/GRAN MASTER/PROJR: 330 KM

WING PRO: 260 KM

 

DESCRIÇÃO POR ETAPA

11/9 -  Check-in - Caucaia (Cumbuco/Kite Cabana)                                     

 

DIA 1 - 12/9 – ETAPA AERIS

Elite/Pro - 125 KM - Caucaia (Cumbuco/Kite Cabana) -> Trairi (Guajiru/GKC) 

Adventure/Master/GranMaster/ProWing/ProJr - 65 KM - São Gonçalo do Amarante (Pecém) -> Trairi (Guajiru/GKC)           

Descrição: Dia com maior quilometragem da prova e de maior exigência física dos competidores, além de estratégia e tática. Competidores da Elite / PRO largam com duas voltas num percurso de contravento e na sequência descem de downwind até Trairi. Percurso extremamente longo, com diferentes características técnicas (bordo de contravento, navegação afastada da costa, passagem pelo porto do Pecém).   No Porto do Pecém, o competidor terá de abrir cerca de 2 km em mar aberto para contornar o Porto, vai pegar ondulação gorda e fechar para pegar o waypoint da Adventure.

 

As demais categorias largam do Porto do Pecém, numa prova de sprint downwind com 65km.                                                

 

DIA 2 - 13/9

Todas as Categorias - 95 KM - Trairi (Guajiru/GKC) -> Itarema (Ilha do Guajiru/Locanda) 

Descrição: Prova de velocidade. Percurso completamente downwind.  Na gíria da tribo:  É “bico pra baixo".

 

DIA 3 - 14/9

Elite/Pro - 100 KM - Itarema (Ilha do Guajiru/Locanda) -> Cruz (Preá/Rancho do Kite) 

 

Adventure/Master/GranMaster/ProJr - 70 KM -Itarema (Ilha do Guajiru/Locanda) -> Acaraú (Monteiros) 

OBS: Neste dia não haverá PROWING.

Descrição: Endurance puro. (resistência, resiliência). O dia inicia com prova de contravento para todas as categorias na paradisíaca Ilha do Guajiru, sendo 2 voltas na Ilha para Elite/PRO e uma para as demais categorias Na sequência um percurso downwind até Monteiros, onde será a chegada da Adventure/Master/GranMaster/ProJr. A Elite e a Pro seguem um percurso de 30 km a mais com chegada na praia do Prea, no Rancho do Kite

 

DIA 4 - 15/9 - Cruz (Preá/Rancho do Kite)

Elite/Pro - 68 KM - Circuito Race Preá - 2 Regatas de 2 voltas

Adventure/Master/GranMaster/ProWing/ProJr - 34 KM - Circuito Race Preá - 1 Regata de 2 voltas

Descrição: Prova rápida, mas intensa, exige muito preparo físico. 

Dia de circuito especial, onde todas as categorias correrão regatas de barlasota (misto de up com downwind) entre o Rancho do Kite e a Vila Carnaúba, numa estimativa de 68km para PRO e Elite e 34 km para as demais.

                                                                                                              

DIA 5 - 16/9

Elite/Pro - 75 KM - Cruz (Preá/Rancho do Kite) -> Camocim (Fazenda Moréias)

Adventure/Master/GranMaster/ProWing/ProJr - 65 KM - Cruz (Preá/Rancho do Kite) -> Camocim (Fazenda Moréias)

Descrição: O desafio do último dia será o contravento tanto na largada como na chegada. Inicia com contravento rumo a Vila Moreas (Camocim). Na sequência começa o downwind passando por Jericoacoara, Tatajuba, segue até boia de sotavento e retorna em uma perna de contravento até a linha final de chegada na Vila Moreas. 

 

 

DESCRIÇÃO DAS CATEGORIAS

PRO/ELITE = Percurso completo 460km.  Estima-se que o velejador destas categorias tenha um deslocamento médio de 30 km/h.

PRO:  Para atletas profissionais. 

ELITE:  Atleta amador de alta performance.  

 

ADVENTURE/MASTER/GRAN MASTER = 330 km. Estima-se que o velejador destas categorias tenha um deslocamento médio de 15 km/h. 

ADVENTURE:  Atleta com experiência em downwinds e que prefere menos km por dia. 

MASTER:  45 a 54 ANOS

GRAN MASTER:  +55 ANOS 

CATEGORIA EXPERIENCE: Opção de fazer os dois últimos dias ou apenas o último dia. Para quem não tem disponibilidade de fazer toda a prova. 

WING PRO: única na modalidade no mundo. O competidor veleja usando uma prancha e uma asa de hidrofoil (quilha) presa a ela e impulsionado por uma vela chamada Wing. Aberto apenas para velejadores que já possuem nível avançado de velejo.

 

FORMATO E SISTEMA DE DISPUTA

Competição em formato de regata de longa distância, com características de um rally de endurance. 

Os competidores largam divididos por trajeto e devem passar obrigatoriamente por waypoints (marcas) dentro do horário de corte do time target.  

A navegação será alternada entre costeira, visual e por instrumentos (gps). 

O vencedor de cada categoria será o competidor que após o descarte do pior resultado tiver a menor somatória de pontos. 

 

 

 

Siga-nos em nossas redes sociais e saiba tudo sobre o XP SERTÕES KITESURF:

Instagram: @sertoes.kitesurf

 

Comunicação XP Sertões Kitesurf

Meg Cotrim

11.99182 8180

 

Rodrigo Gini

31.99616 4179

 

Leia também...
16.09.2023

Terceira edição do maior rally de longa duração da modalidade no mundo terminou neste sábado na Fazenda Moreias, em Camocim. O cearense Alex Neto conquistou bi na Pro Masculino. No feminino, festa argentina com Julieta Biasotti. Paradisíaco litoral do Ceará foi o palco da competição.

15.09.2023

Fazenda Moréias recebe os competidores na quinta e decisiva etapa para consagrar os campeões da terceira edição do maior rally de longa duração da modalidade no mundo

14.09.2023

Depois de receber a chegada da terceira etapa, praia que é uma meca internacional do esporte será o palco do penúltimo dia de competição, em circuito. Cearense Alex Neto e argentina Julieta Biasotti lideram na Pro

13.09.2023

Alex Neto (Pro Masculino) e Gaby Reynard (Pro Feminino) foram os mais rápidos na segunda etapa do rally, entre a Praia do Guajiru, em Trairi, e a ilha de mesmo nome, em Itarema. Ex-atacante com passagem pelo futebol europeu se destaca na Adventure