Capa

Feras do Brasil e outros sete países encaram o XP Sertões Kitesurf

10.09.2023  |    539 visualizações

Competição, que ligará o Cumbuco à Fazenda Moreias, em Camocim no Ceará, confirma a condição de uma das principais da modalidade, com nível técnico elevado e diversos campeões entre os inscritos. Prova acontece de 11 a 16/9.

 

BAIXE IMAGENS AQUI: https://bit.ly/XPSertoes

 

O XP Sertões Kitesurf chega à sua terceira edição entre os dias 11 e 16 deste mês e já se consolida como um dos principais eventos da modalidade. Os competidores chegam à praia do Cumbuco nesta segunda feira (11/9) para os procedimentos administrativos. Desde 2021, quando tudo começou, a lista de inscritos para o maior rally de kitesurf de longa duração do planeta inclui campeões mundiais e velejadores de destaque, além de competidores de outros países.

Desta vez não será diferente. O mar do Ceará será o palco para um desfile de feras que inclui representantes do Reino Unido, França, Turquia, Portugal, Suíça, República Dominicana e Argentina. Além, é claro, de grandes nomes brasileiros. O que projeta uma disputa de altíssimo nível técnico no percurso que se iniciará no Kite Cabana, em Cumbuco, e terminará na Fazenda Moreias, em Camocim.

Na Elite masculina (destinada aos profissionais), os dois primeiros campeões da prova estão de volta, dispostos a desempatar o duelo. O carioca Reno Romeu, especialista em freestyle/big wave e campeão mundial, mostrou uma adaptação rápida ao downwind de grandes distâncias para levar a melhor na primeira edição. No ano passado, foi a vez do cearense Alex Neto, local do Cumbuco, levantar o troféu de primeiro colocado.

Os dois não são os únicos candidatos a levar o título e precisarão velejar tudo o que sabem. Conhecido como 'La Pantera Negra', o dominicano Deury Corniel traz no currículo os títulos Mundial Júnior e dos Jogos Olímpicos da Juventude, além de ser vice mundial de Freestyle.

Na Pro, os brasileiros - em especial os atletas locais, sempre muito fortes no XP Sertões Kitesurf -; terão como adversário o francês Theo Demanez, nascido em Saint-Martin, no Caribe, é hoje um dos destaques no ranking da Global Kitesurf Association (GKA).

Já no feminino, a grande novidade é a participação da britânica Hannah Whiteley. Campeã mundial na Speed e vice na Big-Air, ela foi eleita por quatro anos a melhor kitesurfista do mundo. Promete dar bastante trabalho à atual campeã Gabi Reynard. A paulista radicada no Preá, onde é instrutora de velejo, tem a seu favor o fato de conhecer o litoral cearense como poucas.

Uma atração à parte é a Pro Jr., destinada à nova geração. E também à novíssima. O fluminense Luccas Maciel Santos Filho, o Lukinhas, quer mostrar que, com apenas sete anos de idade, tem resistência e habilidade de gente grande.

 

Aspas

Marcelo Gervini - Diretor Técnico

"Esse ano implementamos um novo conceito em provas de kitesurf, o Endurance. Não basta um atleta ser bom em fazer downwind e ser rápido. Agora também conta a preparação física, a estratégia e a tática, que passam a ser parte fundamental da prova!"

 

RESUMO

Data: 11 a 16 de Setembro

Percurso total: 440 km

6 dias: 5 etapas - Ceará (CE) - 6 cidades (Cumbuco - Caucaia; Pecém - São Gonçalo do Amarante; Trairi - Guajiru; Itarema - Ilha do Guajiru; Cruz - Prea; Camocim - Fazenda Moreias).

80 competidores 

Competidores de 9 Estados (SP, RJ, MG, CE, PI, MA, BA, RS, ES) e do DF; e 22 Cidades 

7 países: Reino Unido, Suíça, França, Portugal, Turquia, República Dominicana e Argentina.

Competidor menor idade: LUCCAS MACIEL (7 anos)

Competidor maior idade: PHILIPPE CARDIS (66 anos) = Suiça 

13 mulheres velejadoras

 

DISTÂNCIAS ESTIMADAS (Pode variar de acordo com Upwind)

 

-ELITE/PRO: 460 KM

-ADVENTURE/MASTER/GRAN MASTER/PROJR: 330 KM

-WING PRO: 260 KM

 

DESCRIÇÃO POR ETAPA

11/9 -  Check-in - Caucaia (Cumbuco/Kite Cabana)                                     

 

DIA 1 - 12/9 – ETAPA AERIS

Elite/Pro - 125 KM - Caucaia (Cumbuco/Kite Cabana) -> Trairi (Guajiru/GKC) 

Adventure/Master/GranMaster/ProWing/ProJr - 65 KM - São Gonçalo do Amarante (Pecém) -> Trairi (Guajiru/GKC)           

Descrição: Dia com maior quilometragem da prova e de maior exigência física dos competidores, além de estratégia e tática. Competidores da Elite / PRO largam com duas voltas num percurso de contravento e na sequência descem de downwind até Trairi. Percurso extremamente longo, com diferentes características técnicas (bordo de contravento, navegação afastada da costa, passagem pelo porto do Pecém).   No Porto do Pecém, o competidor terá de abrir cerca de 2 km em mar aberto para contornar o Porto, vai pegar ondulação gorda e fechar para pegar o waypoint da Adventure.

 

As demais categorias largam do Porto do Pecém, numa prova de sprint downwind com 65km.                                                

 

DIA 2 - 13/9

Todas as Categorias - 95 KM - Trairi (Guajiru/GKC) -> Itarema (Ilha do Guajiru/Locanda) 

Descrição: Prova de velocidade. Percurso completamente downwind.  Na gíria da tribo:  É “bico pra baixo".

 

DIA 3 - 14/9

Elite/Pro - 100 KM - Itarema (Ilha do Guajiru/Locanda) -> Cruz (Preá/Rancho do Kite) 

 

Adventure/Master/GranMaster/ProJr - 70 KM -Itarema (Ilha do Guajiru/Locanda) -> Acaraú (Monteiros) 

OBS: Neste dia não haverá PROWING.

Descrição: Endurance puro. (resistência, resiliência). O dia inicia com prova de contravento para todas as categorias na paradisíaca Ilha do Guajiru, sendo 2 voltas na Ilha para Elite/PRO e uma para as demais categorias Na sequência um percurso downwind até Monteiros, onde será a chegada da Adventure/Master/GranMaster/ProJr. A Elite e a Pro seguem um percurso de 30 km a mais com chegada na praia do Prea, no Rancho do Kite

 

DIA 4 - 15/9 - Cruz (Preá/Rancho do Kite)

Elite/Pro - 68 KM - Circuito Race Preá - 2 Regatas de 2 voltas

Adventure/Master/GranMaster/ProWing/ProJr - 34 KM - Circuito Race Preá - 1 Regata de 2 voltas

Descrição: Prova rápida, mas intensa, exige muito preparo físico. 

Dia de circuito especial, onde todas as categorias correrão regatas de barlasota (misto de up com downwind) entre o Rancho do Kite e a Vila Carnaúba, numa estimativa de 68km para PRO e Elite e 34 km para as demais.

                                                                                                              

DIA 5 - 16/9

Elite/Pro - 75 KM - Cruz (Preá/Rancho do Kite) -> Camocim (Fazenda Moreias)

Adventure/Master/GranMaster/ProWing/ProJr - 65 KM - Cruz (Preá/Rancho do Kite) -> Camocim (Fazenda Moreias)

Descrição: O desafio do último dia será o contravento tanto na largada como na chegada. Inicia com contravento rumo a Vila Moreas (Camocim). Na sequência começa o downwind passando por Jericoacoara, Tatajuba, segue até boia de sotavento e retorna em uma perna de contravento até a linha final de chegada na Vila Moreias. 

 

 

Siga-nos em nossas redes sociais e saiba tudo sobre o XP SERTÕES KITESURF:

Instagram: @sertoes.kitesurf

 

Comunicação XP Sertões Kitesurf

Meg Cotrim

11.99182 8180

 

Rodrigo Gini

31.99616 4179

 

 

Leia também...
16.09.2023

Terceira edição do maior rally de longa duração da modalidade no mundo terminou neste sábado na Fazenda Moreias, em Camocim. O cearense Alex Neto conquistou bi na Pro Masculino. No feminino, festa argentina com Julieta Biasotti. Paradisíaco litoral do Ceará foi o palco da competição.

15.09.2023

Fazenda Moréias recebe os competidores na quinta e decisiva etapa para consagrar os campeões da terceira edição do maior rally de longa duração da modalidade no mundo

14.09.2023

Depois de receber a chegada da terceira etapa, praia que é uma meca internacional do esporte será o palco do penúltimo dia de competição, em circuito. Cearense Alex Neto e argentina Julieta Biasotti lideram na Pro

13.09.2023

Alex Neto (Pro Masculino) e Gaby Reynard (Pro Feminino) foram os mais rápidos na segunda etapa do rally, entre a Praia do Guajiru, em Trairi, e a ilha de mesmo nome, em Itarema. Ex-atacante com passagem pelo futebol europeu se destaca na Adventure