Capa

Ceará recebe o Sol Sertões Kitesurf, maior rally da modalidade no mundo

17.10.2024  |    1.723 visualizações

Entre os próximos dias 23 e 26, velejadores do Brasil e outros cinco países rumarão de Fortim ao Preá, com paradas em Aquiraz (Beach Park), Trairi e Itarema

O litoral cearense vai ganhar na próxima semana o colorido e o espetáculo do kitesurf de competição para a quarta edição do maior rally da modalidade no planeta. Entre os dias 23 e 26 deste mês, o Sol Sertões Kitesurf desbrava uma região perfeita para a prática do esporte, com uma temporada de ventos constantes e uma estrutura de acolhimento ideal. Repleta de atrativos, a começar pelas belas paisagens ao longo do percurso.

Belezas já a partir do primeiro dia. Os atletas largarão da foz do Rio Jaguaribe, em Fortim, junto ao Jaguaribe Lodge & Kite. Os inscritos na Pro, Pro Business e Elite concluirão a etapa no Beach Park, em Aquiraz. Na quinta-feira (24), os competidores de todas as categorias largam do Pecém rumo à Praia do Guajiru, em Trairi. A Vila Kite (área de recepção aos participantes, onde também ocorrerá a premiação do dia) estará montada no Zorah Beach Hotel.

No terceiro dia do desafio o destino será a Ilha do Guajiru, em Itarema. Uma porção de terra que se separou da costa e originou entre elas um canal de águas lisas e tranquilas, proporcionando condições ideais de velejo. O Uni Bangalôs receberá a Vila Kite.

Os campeões do Sol Sertões Kitesurf serão conhecidos no sábado, após o percurso que levará os participantes ao Preá, em Cruz. Praia conhecida por ser uma das mecas do kitesurf mundial e a região perfeita para encerrar esta edição. Uma festa na Casa Siará marcará a premiação dos melhores –  Pro e Elite receberão prêmios em dinheiro, além de brindes como kites, pranchas e trapézios, também ofertados às demais categorias.

A lista de inscritos conta com velejadores do Brasil e de outros cinco países: Portugal, Argentina, Suíça, Inglaterra e França. Entre os destaques está o maranhense Bruno Lobo, representante brasileiro na estreia olímpica do Kitesurf, em Paris, com uma honrosa quarta posição. Também do Maranhão vem Lucas Fonseca, que recentemente conquistou o quarto lugar no Europeu Sub-21.

Os cearenses também chegam com força à disputa. Na Pro Masculino, Yaron Moura, atleta de Jericoacoara, é um dos principais nomes. Foi vice-campeão em 2023. Lorena Silveira, que venceu na Elite o Desafio Leste Wing (classificatório para o Sol Sertões Kitesurf), em Fortim, também é destaque. Outro que estará em ação é Fernando Fernandes. O apresentador e esportista radical paulista tem no Ceará sua casa, já que vive na Taíba, e no Kitesurf uma de suas grandes paixões.

Ações sociais

O Sol Sertões Kitesurf vai além da competição e da aventura em um verdadeiro paraíso da modalidade. Como acontece com as demais verticais do Sertões (Rally e Mountain Bike), o evento conta com uma importante dimensão social, pensada para proporcionar um legado concreto na região atravessada.

Organização social parceira do Sertões, a SAS Brasil fará, entre os dias 19 e 27, um mutirão de saúde nos municípios de Itarema, Acaraú e Cruz (Preá). A caravana com 50 voluntários oferecerá atendimentos em pediatria; dermatologia clínica e cirúrgica, endocrinologia, ginecologia e saúde mental, além das ações do projeto Ver Magia, que oferece acompanhamento oftalmopediátrico e distribui óculos de grau a crianças e adolescentes da rede pública de ensino.

Para tal, serão usadas as Unidades de Tratamento Avançado (UTA) e uma Unidade Móvel em Saúde, estrutura itinerante equipada com consultório e equipamentos especializados para procedimentos clínicos e até pequenas cirurgias ginecológicas e dermatológicas. A previsão é de que mais de 5 mil pessoas sejam beneficiadas com os atendimentos, que ajudam a reduzir (e em alguns casos até mesmo zerar) a fila do SUS.

Itarema também receberá a segunda edição do projeto Saúde nas Escolas, envolvendo 600 estudantes do Ensino Fundamental da rede pública. Eles receberão orientações educativas e dicas para uma vida saudável, entrando em contato com temas relevantes relacionados à saúde.

Outra ação significativa é o projeto de conservação e educação ambiental sob o oferecimento da HStern, patrocinadora do Sol Sertões Kitesurf. Em parceria com a Kite for the Ocean (K4TO), a meta é retirar até 30 de junho de 2025, no litoral cearense, seis toneladas de lixo do oceano. Entre as ações previstas estão um mutirão de limpeza da praia no Pecém (no dia 23) e a limpeza mecanizada da Ilha do Guajiru, em Itarema, entre os dias 23 e 25. Os alunos da Escola José Maria Barros de Pinho, no Pecém, participarão da iniciativa "O Mar vai à Escola", em que poderão conhecer alguns dos segredos dos oceanos através de óculos de realidade virtual.

Além disso, os alunos do Ensino Fundamental da rede pública de Itarema e Cruz participarão do Concurso de Artes Sertões. Sob o tema "Mar doce mar", eles farão desenhos (3° ano) e redações (4° ano) em que expressarão a importância dos oceanos e de sua preservação. Os vencedores serão premiados com troféus, medalhas e brinquedos.

Siga-nos e saiba tudo sobre o SOL SERTÕES KITESURF:

Site: kite.sertoes.com.br

Instagram: @sertoes.kitesurf

Imprensa - Sol Sertões Kitesurf

Rodrigo Gini

(31) 99616-4179

imprensa@sertões.com.br

Leia também...
27.10.2024

Percurso decisivo iniciado na Ilha do Guajiru definiu os vencedores nas 15 categorias do maior rally de kite do mundo. Na Pro Masculino, cearense Yaron Moura superou Bruno Lobo para uma conquista buscada desde 2021

25.10.2024

Quarta etapa do maior rally de kite do mundo, neste sábado (26), levará velejadores da Ilha do Guajiru ao Preá. Percurso da sexta-feira contou com ventos fortes e embolou a disputa pela vitória em várias categorias

24.10.2024

Escolha do tamanho correto do kite e orientação na água foram decisivos no percurso entre o Pecém e Trairi. Esperança olímpica, Lucas Fonseca venceu na Pro Masculino. Ilha do Guajiru será o destino da penúltima etapa

23.10.2024

Representante brasileiro na estreia olímpica do esporte mostra adaptação rápida ao formato do evento e é o mais rápido no percurso entre Fortim e Aquiraz. Dia exigiu preparo e técnica dos atletas