Capa

Bruno Lobo vence a primeira etapa do Sol Sertões Kitesurf. Prova segue rumo a Trairi

23.10.2024  |    1.633 visualizações

Representante brasileiro na estreia olímpica do esporte mostra adaptação rápida ao formato do evento e é o mais rápido no percurso entre Fortim e Aquiraz. Dia exigiu preparo e técnica dos atletas

A quarta edição do Sol Sertões Kitesurf começou com o espírito olímpico. Representante brasileiro na estreia da modalidade nos Jogos de Paris, Bruno Lobo foi o vencedor, na categoria Pro Masculino, da primeira etapa do maior rally de kite do mundo, entre Fortim e Aquiraz (CE). Acostumado a fazer regatas curtas e intensas, ele mostrou preparo e resistência para encarar 110 quilômetros de um dia em que o vento, em alguns momentos, foi menos intenso.

Pontualmente às 10h06 a bandeira verde baixou pela primeira vez diante do Jaguaribe Kite & Lodge, para a largada dos atletas da categoria Wing. Eles encararam 75 km de downwind (velejo a favor do vento), com o paulista Rafael Americano em primeiro. Em seguida foi a vez das demais largadas. Os competidores escolheram kites maiores, tentando aproveitar o vento ao máximo. Pro, Pro Business e Elite fizeram logo no início duas voltas por um trecho de contravento

Para Adventure, Master, Gran Master e Pro Jr., o desafio terminou em Uruaú, após 45 km. O fluminense Vittor Maciel Branco, se tornou o primeiro a vestir a camisa de líder na Pro Jr. Mesmo caso de Roger Messala (Adventure Masculino), da turca (que vive no Brasil) Aysu Bilgin (Adventure Feminino); de Cesar Marassi (Master Masculino); Mirella Ferraz (Master Feminino); Adriano Teixeira (Gran Master Masculino) e Cândida Liberato (Gran Master Feminina).

A Pro Business, reservada a quem trabalha profissionalmente com o kitesurf, como instrutores e coaches, fez sua estreia na competição. Com mais de duas décadas de experiência no esporte, o potiguar Francisco de Sales levou a melhor em uma disputa que promete nível técnico elevadíssimo. Superou os xarás Francisco Dionatan, o Chico, e Francisco Caetano. Campeã em 2022, Gabi Reynard, paulista radicada no Preá, começou à frente na Pro Feminino.

Nesta quinta-feira, a Praia do Pecém é o ponto de largada para um velejo que terá como destino final a Praia do Guajiru, em Trairi. Pro, Pro Business e Elite terão o desafio extra de um trecho em contravento nos quilômetros finais, pela barra do Rio Trairi. A Vila Kite desta vez estará montada no Zorah Beach Hotel. O Sol Sertões Kitesurf termina sábado (26) no Preá, em Cruz.

Aspas

Bruno Lobo, vencedor Pro Masculino

"Muito feliz, a etapa foi bastante disputada. Fiquei sem vento em um trecho, mas consegui recuperar as posições que havia perdido, voltei a liderar e procurei abrir. Terminei bem cansado, agora é descansar e me preparar para as próximas".



Francisco de Sales, vencedor Pro Business

"Foi muito ralado. Começamos com um vento médio, depois ele diminuiu, não fui tão bem no contravento e me recuperei no downwind. As pernas começaram a doer, mas suportei a pressão e consegui vencer. Acredito que a disputa na categoria será a mais equilibrada, é muita gente forte".

Rafael Americano, vencedor Wing Pro

"A prova foi boa, muito mais de resistência que de velocidade, o vento faltou em alguns momentos, mas aumentou a intensidade no fim, o começo estava um pouco ondulado. Foi um dia pesado, quatro horas de velejo".

Gabi Reynard, vencedora Pro Feminino

"Incrível, mas difícil e desafiador. Imaginei que o primeiro dia fosse mais tranquilo, mas não foi tanto. A distância foi longa e o vento em algumas praias estava fraco. Na segunda etapa o upwind estará próximo à chegada, quero ver fazermos essa perna de contravento cansados pela distância".

Sol Sertões Kitesurf
Primeira etapa: Fortim a Aquiraz (CE)

Resultados (extra-oficiais)

Pro Masculino

1. Bruno Lobo, #23
2. Yaron Moura #28
3. Lucas Fonseca #26
4. Ricardo Chagas #118
5. Antônio Gerlano #26

Pro Feminino

1. Gabi Reynard #19
2. Socorro Reis #20

Pro Business Masculino

1. Francisco de Sales #115
2. Francisco Dionatan #90
3. Francisco Caetano #54

Pro Business Feminino

1. Carolinna Gonçalves#83
2. Ana Paula Ugulino #86


Elite Masculino

1. Rafael Maciel #11
2. Arthur Jucá #8
3. Edson Zandonadi #9

Elite Feminino

1. Andressa Monteiro #1
2. Maria Ferreira #6
3. Maria Luana Oliveira #3

Pro Junior

1. Vittor Maciel Branco #33
2. Pedro Morais #32
3. Kauan Esmerino #31

Adventure Masculino

1. Roger Messala #35
2. Marcos Botelho #110
3. Reno Gruska #41

Adventure Feminino

1. Aysu Bilgin (TUR) #43

Master Masculino

1. Cesar Marassi #64
2. Eduardo Botelho #67
3. Clarel Lopes #59

Master Feminino

1. Mirella Ferraz #56
2. Manuela Kirschner #62
3. Ana Lucia Mapurunga #54

Gran Master Masculino

1. Adriano Teixeira #74
2. Fernando Giestas #77
3. Philippe Cardis (SUI) #81

Gran Master Feminino

1. Cândida Liberato #71

Wing Masculino

1. Rafael Americano #92


24/10 - Segunda etapa - Pecém - Zorah Beach (Praia de Guajiru - Trairi)

Pro/Pro Business/Elite - 95 km
Adventure/Master/GranMaster/Pro Jr. - 65 km
Wing - 90 km

Descrição: Todas as categorias largam e concluem a etapa nos mesmos locais. Pro, Pro Business e Elite farão um trecho em contravento a partir da barrinha do Rio Guajiru, retornando até Lagoinha, para então concluir o percurso.

 

Siga-nos e saiba tudo sobre o SOL SERTÕES KITESURF:

Site: kite.sertoes.com.br

Instagram: @sertoes.kitesurf

Imprensa - Sol Sertões Kitesurf

Rodrigo Gini

(31) 99616-4179

imprensa@sertões.com.br

Leia também...
27.10.2024

Percurso decisivo iniciado na Ilha do Guajiru definiu os vencedores nas 15 categorias do maior rally de kite do mundo. Na Pro Masculino, cearense Yaron Moura superou Bruno Lobo para uma conquista buscada desde 2021

25.10.2024

Quarta etapa do maior rally de kite do mundo, neste sábado (26), levará velejadores da Ilha do Guajiru ao Preá. Percurso da sexta-feira contou com ventos fortes e embolou a disputa pela vitória em várias categorias

24.10.2024

Escolha do tamanho correto do kite e orientação na água foram decisivos no percurso entre o Pecém e Trairi. Esperança olímpica, Lucas Fonseca venceu na Pro Masculino. Ilha do Guajiru será o destino da penúltima etapa

22.10.2024

Velejadores do Brasil e de outros cinco países largam de Fortim rumo a Aquiraz, no primeiro dos quatro dias de desafio do maior rally de kite do mundo