Capa

Sertões Petrobras e IBS levam educação financeira a todas as escolas públicas de Alagoas

31.07.2025  |    464 visualizações

Projeto tem como objetivo atender 102 municípios e mais de 170 mil estudantes da rede estadual; ação principal acontece no dia 1º de agosto, em Marechal Deodoro

Antes mesmo da chegada dos carros a Marechal Deodoro (AL), o maior rally das Américas já começa a deixar um legado na cidade. O Instituto Sertões e o Instituto Brasil Solidário (IBS) — referência em projetos educacionais de impacto social — promovem, em Alagoas, um projeto de educação financeira que busca atender 100% da rede estadual de ensino. A iniciativa já passou por sete cidades alagoanas e contará com evento de lançamento nesta sexta-feira, 1º de agosto, em Marechal Deodoro, que receberá a chegada do Sertões Petrobras no domingo.

A ação contempla professores e alunos, com a meta de alcançar todos os 102 municípios do estado, beneficiando mais de 170 mil estudantes da rede pública estadual. O programa Jogar e Aprender, que já impactou mais de 1,8 milhão de estudantes em todo o Brasil, capacitará gratuitamente educadores e alunos com metodologias práticas voltadas ao planejamento financeiro, consumo consciente e empreendedorismo. Reconhecido por sua inovação e impacto social, o programa foi implementado em 671 municípios de todos os estados do país e do Distrito Federal. Com adesão gratuita, o programa também realiza a formação de educadores multiplicadores, responsáveis por transferir o conhecimento aos alunos envolvidos.

Segundo o presidente do IBS, Luís Salvatore, o objetivo da ação é oferecer aos jovens alagoanos ferramentas para decisões financeiras mais conscientes, contribuindo para a redução de desigualdades e a ampliação de oportunidades. “São vários esforços conjuntos para solucionar problemas como a falta de planejamento financeiro nas famílias, e temos orgulho de, ao lado do Governo Estadual e do Instituto Sertões, chegar agora a um estado inteiro com nossa metodologia”, afirmou.

A CEO do Sertões Petrobras, Leonora Guedes, acompanha o projeto de perto e destaca a parceria. “O IBS é um parceiro de longa data, e o projeto de educação financeira realizado em todo o estado de Alagoas atende a uma grande demanda da área no país. Não se trata de um trabalho pontual, o objetivo é transformar toda a rede estadual de ensino”, ressalta.

 

Analfabetismo financeiro

 

De acordo com dados do Serasa, o Brasil possui atualmente cerca de 78 milhões de pessoas inadimplentes, o maior número registrado em um único mês na história do país. Esse recorde foi alcançado em junho, com aumento de 1,04% em relação a maio. A principal causa apontada para esse cenário é o analfabetismo financeiro.

Para enfrentar esse desafio, o IBS desenvolveu, em 2017, o programa Jogar e Aprender — uma solução eficaz, escalável e de baixo custo, com o objetivo de reduzir os índices de inadimplência. A metodologia começa nas escolas, por meio da promoção do letramento matemático e da alfabetização, com o uso de jogos de tabuleiro e cartas. A iniciativa vai além da sala de aula, envolvendo toda a comunidade escolar e promovendo uma transformação coletiva. A abordagem prática é um dos diferenciais do projeto, que busca formar não apenas poupadores, mas cidadãos críticos e empreendedores.

Com uma proposta pedagógica bem definida, o programa também atua no combate à defasagem escolar e contribui para a alfabetização na idade certa, especialmente nas áreas de matemática e língua portuguesa. “Não estamos falando apenas de números, mas de autonomia. Queremos que esses jovens saibam fazer escolhas — desde o uso da mesada até o primeiro negócio. Alagoas representa um marco para nós: é o primeiro estado em que trabalharemos o programa em 100% das escolas públicas, e isso é maravilhoso!”, comemora Salvatore.

 

Sobre o Instituto Brasil Solidário (IBS)

O Instituto Brasil Solidário é uma organização social sem fins lucrativos, reconhecida como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), com a missão de valorizar o ser humano por meio de projetos educacionais voltados ao desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais. O IBS tem 25 anos de atuação e está em todos os estados brasileiros, desenvolvendo projetos complementares nas áreas de leitura, arte e cultura, educação ambiental, educação financeira, saúde, educomunicação, cidadania e empreendedorismo em escolas públicas.

O Instituto já distribuiu mais de 1 milhão de livros e reformou, ampliou ou construiu mais de 270 bibliotecas. Sua atuação se concentra, especialmente, em regiões com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), promovendo articulação entre o setor privado, o poder público e a sociedade civil, com o propósito de transformar a educação e fortalecer comunidades em todo o território nacional — e além de suas fronteiras.

 

Imprensa Instituto Brasil Solidário (IBS)

ibs@oliverpress.com.br

Patrícia Hidaka | (11) 9.3068.6573 | patricia@oliverpress.com.br
Julia Sansoni | (11) 9.1645.8487 | julia@oliverpress.com.br
Gabriela Martins | (85) 9 99227266 | gabriela@brasilsolidario.org.br

 

Imprensa Sertões 

Rodrigo Gini
(31) 99616-4179
imprensa@sertoes.com.br

Aline Ben da Costa
(51) 98135-2231

Daniel Betting
(11) 97030-7755 

 

 

Siga o Sertões nas redes sociais 

Sites: sertoes.com.br / rally.sertoes.com.br
Instagram: @sertoes
X: @SertoesOficial
Youtube: youtube.com/c/SertõesOficial

Leia também...
01.08.2025

Seis cidades no roteiro do maior rally das Américas integram a iniciativa, com distinção para a que reunir a maior participação juvenil

31.07.2025

Quinta etapa, iniciada em Xique-Xique, desafiou competidores com areia e caminhos rápidos para fechar a Maratona. Nas quatro modalidades, liderança se manteve nas mãos de quem iniciou o dia à frente

31.07.2025

Pilotos que encaram a edição 2025 do maior rally das Américas nas motos revelam histórias de empenho e paixão pelo esporte

30.07.2025

Quarta etapa testou pilotos e navegadores com caminhos sinuosos, serras, areia fina e pedras e, ao fim dela, apenas os próprios competidores puderam fazer a manutenção dos veículos. Líderes mantidos nas motos, carros, UTVs e quadriciclos