Faltam três semanas para a largada da quinta edição do maior rally de kitesurf do planeta. De 22 a 25 de outubro, o litoral cearense volta a receber o Sol Sertões Kitesurf, em um roteiro que ligará Fortim ao Preá (Cruz), com Fortaleza, Trairi e Amontada como cidades intermediárias. Neste ano, a prova, que integra os calendários oficiais da Confederação Brasileira de Vela (CBVela) e da Associação Brasileira de Kitesurf (ABK), traz atrativos extras que prometem esquentar a disputas nas diferentes categorias. Os vencedores levarão para casa o título brasileiro da modalidade Rally Cross, que inclui a travessia de trechos terrestres. Além disso, no penúltimo dia, atletas das categorias Pro e Elite farão uma regata válida pelo Brasileiro de TT Race. Entre os nomes já confirmados está o do maranhense Bruno Lobo, representante brasileiro na estreia olímpica do esporte, nos Jogos de Paris 2024.
Comandada por Daniel Azevedo, presidente da CBVela, a equipe técnica do Sol Sertões Kitesurf divulgou o Aviso de Regatas, documento válido como regulamento do evento. Entre seus destaques, a previsão do descarte do pior resultado caso sejam disputadas mais de três regatas, o que aumenta o equilíbrio e mantém a indefinição até a última chegada. Além disso, neste ano haverá uma classificação por equipes. Cada time deverá contar com um mínimo de quatro integrantes, divididos em pelo menos quatro categorias. O vencedor assegura a posse de um troféu rotativo.
A prova mantém as características que a transformaram em referência já na primeira edição. A divisão por categorias leva em consideração o nível técnico e de preparação física dos atletas; além da faixa etária (para Pro Jr.,Master e Gran Master). O que se reflete também na definição dos percursos. Velejadores da Pro (profissionais ranqueados em campeonatos brasileiros e internacionais) e Elite (experientes, mas que não têm o esporte como profissão) terão pela frente as maiores distâncias, incluindo trechos em upwind (velejo contra o vento). A Open é destinada a quem vive do Kite (instrutores, responsáveis por kitetrips) e quer fazer apenas downwind.
Adventure (atletas iniciantes e intermediários); Master (45 anos +), Gran Master (55 anos +), Pro Jr. (9 a 17 anos) e Wing Foil terão pela frente percursos mais curtos, sempre a favor do vento.
Experience
Destinada a quem quer velejar sem o clima de competição ou ainda não se sente pronto para encarar os quatro dias de desafio, a categoria Experience está de volta, com um novo formato, em que diversão é a palavra de ordem. No sábado (25), os inscritos farão um percurso de 18 km de downwind a partir do Mirante de Lagoa da Volta rumo à Casa Luna. Serão acompanhados por guias exclusivos e, além de também receberem o kit do participante, terão acesso à festa de encerramento e premiação.
Na água, os inscritos nas diferentes categorias contarão com o suporte de um time de acompanhamento e resgate com grande experiência e pronto para intervir de forma rápida quando necessário, em motos aquáticas ou também em kites. Fora dela, uma programação diária descontraída promete garantir a diversão e a integração entre todos.
As inscrições para o Sol Sertões Kitesurf estão abertas até o dia 10 e podem ser feitas através DESTE LINK. O evento tem a realização do Instituto Sertões.
Aspas
Daniel Azevedo, diretor técnico Sol Sertões Kitesurf e presidente da CBVela
"Teremos uma edição repleta de novidades, com tudo para agradar aos velejadores. A disputa do Rally Cross vai desafiá-los com a montagem e desmontagem do equipamento e os obrigará a atravessar alguns trechos caminhando ou correndo. A regata válida pelo Brasileiro de TT Race também integra os calendários da ABK e da CBVela, o que traz uma motivação extra aos participantes. E vamos mais uma vez contar com uma estrutura para garantir toda a segurança aos atletas, de modo a aproveitarem a experiência da melhor forma".
Siga-nos e saiba tudo sobre o SOL SERTÕES KITESURF:
Site: kite.sertoes.com.br
Instagram: @sertoes.kitesurf
Imprensa Sol Sertões Kitesurf
Rodrigo Gini
(31) 99616-4179
Capital cearense receberá pela primeira vez uma etapa da competição, na Praia do Futuro. Icaraizinho e a Praia do Guajiru estão de volta ao percurso que ligará Fortim ao Preá (Cruz), de 22 a 25 de outubro
Depois do sucesso de 2024, competição mantém as cidades de largada e chegada e terá mais uma vez um roteiro 100% Ceará, mas com diversas novidades a caminho
Quinta edição da prova, de 22 a 25 de outubro, integra os calendários oficiais da Associação Brasileira de Kitesurf (ABK) e da Confederação Brasileira de Vela (CBVela)
Primeiro lote traz valores promocionais para a quinta edição do maior rally de kite do mundo, que acontecerá de 22 a 25 de outubro