Capa

Brasil é palco de desafio inédito no kitesurf mundial

29.09.2021  |    410 visualizações KITESURF

O ‘Sertões’ vai virar mar. A organização do maior rally das Américas lança o Sertões Kitesurf Rio Grande do Norte, primeiro evento em formato de travessia de longa distância. A competição terá 500km, de 8 a 14/10, com largada de São Miguel do Gostoso/Touros (RN) e chegada no Preá/Cruz (CE).

LINK VIDEORELEASE:  https://bit.ly/3ioVGcA

 

O Sertões vai levantar poeira em alto mar! O maior rally das Américas para carros, motos, quadriciclos e UTVs ganha este ano a companhia de um desafio inédito nas águas: o Sertões Kitesurf Rio Grande do Norte, o primeiro evento de kite em formato de travessia de longa distância, marcado para 8 a 14 de outubro. A competição inédita no mundo conta com 500 Km de percurso. Uma prova de resistência com cinco etapas, que levará os velejadores de São Miguel do Gostoso/Touros (RN) até a Praia do Preá - Cruz (CE), o charmoso vilarejo ao lado de Jericoacoara, um dos pontos turísticos mais visitados do Brasil.

Várias feras da modalidade já confirmaram presença: Reno Romeu (primeiro brasileiro a ganhar um campeonato mundial e recordista do Guinness World Records com mais giros 360o consecutivos em um unico salto), Bruna Kajiya (tricampeã mundial de kitesurf), Fernando Fernandes, atleta paralímpico e desbravador dos esportes adaptados e um dos maiores kitseurfistas do mundo, Marcela Witt (campeã brasileira de strapless e competidora internacional), Guilly Brandão (3x campeão mundial e 9 x Brasileiro), Kauli Seadi, referência em windsurf e kitesurf no mundo, entre outros.

A direção técnica promete uma experiência única aos velejadores. Como pano de fundo, um dos litorais mais belos do país, numa região em que os bons ventos são também generosos para empurrar as velas em formato de pipa (kite, em inglês, o que explica o nome da modalidade) que movem os atletas e suas pranchas.

A prova, com características de um Rally de Endurance, passará por famosos destinos como São Miguel do Gostoso (Touros), RN; Pedra Grande (Praia de Enxu Queimado, RN; São Bento do Norte (Praia do Farol) – RN; Guamaré (Praia do Minhoto); Porto do Mangue (Dunas do Rosado) – RN; Areia Branca (Praia de Ponta do Mel), RN; Grossos (Praia de Pernambuquinho, RN; Icapuí (Praia da Placa) CE; Aracati (Praia de Canoa Quebrada) CE; Beberibe (Praia de Parajuru e Uruau), CE; São Gonçalo do Amarante (Porto do Pecem) CE; Paraibapa (Praia de Lagoinha) CE; Trairi (Praia de Guajiru) CE; Amontada (Praia de Icaraizinho) CE; Itarema (Praia de Almofala) CE; Acaraú (Praia de Arpoeiras) CE; Cruz – Praia do Prea.

No início de 2021, a Dunas Race, empresa organizadora do Sertões, anunciou a ampliação de sua atuação em eventos esportivos com o lançamento do primeiro rally de kitesurf do mundo. A modalidade aquática é uma das que mais cresce internacionalmente, tanto em número de praticantes quanto em visibilidade. Uma das evidências desse crescimento é o fato de o “kite” ter sido incluído no programa dos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024.

 

Sistema de disputa

As categorias em disputa são:

Elite (masculina e feminina), para os velejadores mais experientes, que enfrentarão as maiores distâncias e o trecho completo todos os dias (500K);

Adventure: contará com um percurso mais curto (cerca de 250km). Reúne também velejadores experientes, mas que preferem um percurso mais contemplativo.

Master, para velejadores acima dos 50 anos, que farão a mesma rota da categoria Adventure

A prova é baseada no formato e dinâmica de um rally de velocidade. O objetivo é cumprir a maior distância no menor tempo, sempre computando o último waypoint como linha de corte para a cronometragem. O waypoint inicial será em São Miguel do Gostoso/Touros (RN) local da largada; e o final na Praia do Preá, em Cruz (CE). O tempo de cada competidor é validado pelo GPS individual e os resultados serão apresentados ao final de cada dia.  O vencedor da competição é o que tiver o menor tempo acumulado ao final dos cinco dias de prova.

 

Além da competição

Uma competição sim, mas que vai muito além disso. Se a cada dia velocidade e capacidade de orientação serão medidas (como acontece no Sertões original será necessário passar por pontos especificados no GPS), a primeira edição do Sertões Kitesurf Rio Grande do Norte também permitirá desfrutar das condições privilegiadas para velejar por diversão e ganhar experiência no esporte. Os competidores contarão com toda a estrutura de segurança e apoio, no mar como em terra firme. A cada dia, vão pernoitar nas charmosas Vilas Kite, em tendas montadas em áreas remotas, que trazem um espírito aventureiro e alimentação típica da região.

Para segurança, todos os envolvidos, competidores e staff, serão testados para Covid no ato do check in no evento.

 

Equipe Técnica

A equipe técnica do Sertões Kitesurf Rio Grande do Norte une os nomes que fizeram do rally na terra uma das maiores aventuras do off-road do planeta a um time de expoentes do kitesurf. À frente da organização está Jalila Paulino, 10 anos de experiência na modalidade, uma das fundadoras das viagens do Surfin Sem Fim, com expertise em criar experiências únicas para kitesurfistas em várias partes do mundo. Na parte técnica, feras como Marcelo Gervini (vice-presidente de Treinamento e Desenvolvimento da International Kiteboarding Association - IKA); André Penna (experiente aventureiro que lidera rotas pelo Nordeste); Marquinho 'Hi-Winds' (pioneiro do windsurfe e do kitesurfe no Rio de Janeiro que contribui há anos com o esporte no Brasil).

No comando das equipes em terra, Edgar Fabre e Du Sachs, respectivamente diretor técnico e diretor de prova do Rally dos Sertões, profissionais que conhecem a região como poucos. Eles serão responsáveis pela segurança e logística em terra. Tudo para entregar uma prova digna de fazer história já em sua primeira edição.

 

Ação Social

O Sertões vai levar seu DNA social para o Kitesurf também. A SAS Brasil – Saúde e Alegria no Sertões, que desde 2013 atua como braço social do maior rally das Américas, programou mutirões de atendimentos médicos gratuitos entre os dias 8 a 13 de outubro, na cidade de Cruz (CE), palco da chegada do Sertões Kitesurf Rio Grande do Norte. Serão 4 dias de atendimentos focados em mulheres encaminhadas da fila de espera do SUS e em cerca de 300 crianças que desde 2019 aguardam por uma consulta com um oftalmologista, atendimento que foi interrompido durante a pandemia da Covid-19.

Em agosto, durante o Sertões 2021, a SAS Brasil percorreu 2 mil quilômetros, por três estados e quatro cidades, beneficiando mais de 10 mil pessoas. Com ações presenciais e remotas, já são mais de 130 mil pessoas beneficiadas pela SAS Brasil ao longo dos anos de atuação.

 

As Etapas - Sertões Kitesurf Rio Grande do Norte

08/10: CHECK IN São Miguel do Gostoso/Touros (RN) – Kauli Kite Center

1ª. Etapa - 09/10 - sábado:

São Miguel do Gostoso/Touros (RN) > Guamaré/Praia do Minhoto (RN) – 92 KM.

2ª. Etapa - 10/10 - domingo:

Guamaré/Praia do Minhoto (RN) > Icapuí/Praia da Placa (CE) - 130KM.

3ª. Etapa - 11/10 – segunda-feira:

Icapuí/Praia da Placa (CE) > Beberibe/Uruau (CE) – 87 KM.

4ª etapa - 12/10 – terça-feira:

São Gonçalo do Amarante/Porto do Pecem (CE) > Amontada/Praia de Icaraizinho (CE) – 127 KM.

5ª etapa - 13/10 – quarta-feira:

Amontada/Praia de Icaraizinho (CE) > Preá/Cruz (CE) - 97KM.

14/10: CHECK OUT – Preá/Cruz (CE) – Rancho do Kite.

 

“Aspas”

Ana Maria da Costa - Secretária de Turismo do Rio Grande do Norte

"Sediar o primeiro Rally de Kitesurfe de longa distância é uma oportunidade de mostrar ao mundo o potencial do nosso estado para o ecoturismo e o turismo de aventura, além de posicionar o Rio Grande do Norte no cenário internacional como o destino para praticantes de esportes que utilizam o vento. A nossa localização geográfica permite a prática desses esportes o ano inteiro, esse é um dos nossos grandes diferenciais”

 

Jalila Paulino, Head do Sertões Kitesurf

“Entendemos que o kitesurf é uma forma de conhecer o Brasil por uma nova perspectiva, principalmente na modalidade downwind (velejar a favor do vento). Conhecer o litoral por uma perspectiva diferente, somente com a força do vento, o kite e a prancha traz uma sinergia muito forte com a natureza e as belezas do Brasil. É uma experiência transformadora. É essa experiência que o Sertões Kitesurf promete proporcionar aos competidores. A parceria com o Sertões, com todo o know how de realizar um rally tão grandioso há tantos anos, me deu bastante segurança para encarar esse desafio inédito”.

Joaquim Monteiro, CEO do Sertões

“Temos um super time e desde o ano passado planejamos ampliar nossa atuação no esporte. Esse formato de competição do kitesurf tem muita sinergia com o que fazemos no Sertões. Vamos transferir a experiência adquirida na organização do maior rally das Américas para o mundo das águas. Sabemos que não vamos acertar de cara, é um grande desafio, mas reunimos um time de ponta. Como brincamos internamente: bora levantar poeira em alto mar!”

Dra. Adriana Mallet, médica e CEO da SAS Brasil. 

"Essa é uma ação que não termina com o Sertões Kitesurf. Já estamos há mais de um ano na região com atendimento por telemedicina e continuaremos a atender a população nas nossas UTAs - Unidades de Telemedicina Avançada, estruturas adaptadas com consultórios e equipamentos de ponta para realização de exames, triagem de câncer de colo de útero e de pele, cirurgias odontológicas e muito mais". 

 

O Sertões Kitesufr Rio Grande do Norte com patrocínio da Mitsubishi, Stanley, Visite Rio Grande do Norte (Patrocínio Institucional).

Apoios: XP, SeaDoo, Bio2 Organic, Juçaí, Spot, RedBull, Jungle isotônico, Ortobom, Cabrinha, Kauli Seadi, Rancho do Kite, Uv Line, Hi Wings,

Apoio Institucional: Governo do Rio Grande do Norte

 

Siga-nos em nossas redes sociais e saiba tudo sobre o SERTÕES KITESURF:

Site: www.sertoeskitesurf.com

Instagram: @sertoes.kitesurf

 

Comunicação Sertões Kitesurf Rio Grande do Norte

Meg Cotrim

11 99182-8180

 

Rodrigo Gini

31 99616-4179

Leia também...
14.10.2021

O primeiro rally de kitesurf chega ao fim, mas personagens que fizeram a história do esporte são sempre destaque. Velejador experiente, carioca Boyzinho hoje também tem outra missão nas águas. No maior curso de água doce do planeta, trabalha como prático e conduz a aproximação de navios aos portos.

13.10.2021

Primeiro rally de kitesurf de longa distância do mundo chega ao fim no paraíso do esporte para fazer história. Após 500km, cinco dias de disputas e muita aventura, os cariocas Reno Romeu e Marcela Witt ficam com os títulos na Elite.

12.10.2021

O maior rally aquático do mundo é aberto a todas as idades. Com apenas 10 anos, cearense Kauan Esmerino mostra talento precoce para o esporte e não se intimida com o desafio. Esta quarta-feira é dia de Grand Finale: Preá vai consagrar os primeiros campeões da história da prova.

11.10.2021

Embora em universos diferentes, poeira e mar se encontram no primeiro rally de kitesurf de longa distância do mundo. Ventos fracos foram desafio para os velejadores nesta segunda-feira, o terceiro dia de competição. Na Elite, Reno Romeu vence e assume a ponta.