Capa

Do Rio Amazonas ao Sertões Kitesurf

14.10.2021  |    373 visualizações KITESURF

O primeiro rally de kitesurf chega ao fim, mas personagens que fizeram a história do esporte são sempre destaque. Velejador experiente, carioca Boyzinho hoje também tem outra missão nas águas. No maior curso de água doce do planeta, trabalha como prático e conduz a aproximação de navios aos portos.

A história do Sertões Kitesurf Rio Grande do Norte, o primeiro rally de longa distância do mundo, foi escrita por personagens dos mais variados. De velejadores novatos a alguns dos nomes mais experientes da história do esporte no Brasil. Um deles Roberto Ermel, o Boyzinho, dono de uma trajetória singular ligada às águas. A prova inédita foi disputada de 9 a 13/10, contou com 500km, largando de Touros (RN) e terminando no Preá (CE).

 

O carioca, jornalista de formação, nasceu numa família de velejadores (o pai é treinador e o irmão foi atleta olímpico). Destaque do windsurfe e um dos pioneiros do kitesurf no Brasil, foi profissional; instrutor e hoje vive longe de casa com um trabalho pouco comum: é prático, o responsável por conduzir as manobras de aproximação de portos e atracação de navios.

 

Uma guinada iniciada em 2014 depois de muito estudo e de superar o concurso que o habilitou para atuar na região do Rio Amazonas entre Macapá (AP) e Itacoatiara (AM). Ali ele guia as embarcações para longe das pedras e bancos de areia por águas tranquilas. Uma missão de muita responsabilidade, hoje encarada com naturalidade. E que não diminuiu a paixão por velejar. O que o trouxe ao primeiro rally de longa distância de kitesurf do mundo, mesmo com alguma ferrugem pelo tempo longe da prancha e da pipa. Boyzinho destaca inclusive que muito do que aprendeu nas águas o ajuda na atividade cotidiana, ainda que conte com todo o suporte tecnológico para exercer sua função.

 

Uma lesão no pé esquerdo o impediu de cair na água todos os dias. Mas não diminuiu o entusiasmo pelo evento e por fazer parte de um momento único. E a vontade de retornar ano que vem. Até lá, a 'diversão' é no maior rio do mundo.

 

"Foi uma pena ter machucado o pé, que inchou sem motivo aparente. Não pude velejar todos os dias. Mas estar aqui com a galera, viver esses dias juntos e curtir todas essas paisagens já valeu a inscrição. O evento me surpreendeu, não imaginava algo tão grandioso. É tudo incrível. Vou voltar ano que vem, de preferência inteiro, para fazer o percurso todo".

 

OS CAMPEÕES

Todos os que concluíram o desafio marcaram seus nomes num momento especial para o esporte. Casos dos cariocas Reno Romeu e Marcela Witt, vencedores na Elite masculina e feminina. Na Adventure, o baiano Gustavo Foerster levou no masculino ao fim de uma disputa equilibrada. E Nathalia Martino, de São Paulo, fez valer a garra para superar o complicado terceiro dia e se tornar a campeã no feminino. O capixaba Fernando Giestas foi o melhor na Master masculina, com três vitórias nas quatro etapas disputadas pela categoria. Outra paulista, Denise Hajjar, fez bonito na competição feminina - andou sempre entre os melhores na geral dos atletas acima de 50 anos.

No total, foram 80 inscritos. No balanço dos estados participantes, domínio do Sudeste, com dois títulos do Rio; dois de São Paulo e um do Espírito Santo. O Nordeste marcou presença no alto do pódio com a Bahia.

 

A organização

No início de 2021, a Dunas Race, empresa organizadora do Sertões, o maior rally das Américas, anunciou a ampliação de sua atuação em eventos esportivos com o lançamento do primeiro rally de kitesurf do mundo. A modalidade aquática é uma das que mais cresce internacionalmente, tanto em número de praticantes quanto em visibilidade.

 

 

Siga-nos em nossas redes sociais e saiba tudo sobre o SERTÕES KITESURF:

Site: www.sertoeskitesurf.com

Instagram: @sertoes.kitesurf

 

Comunicação Sertões Kitesurf Rio Grande do Norte

Meg Cotrim

11 99182-8180

 

Rodrigo Gini

31 99616-4179

Leia também...
13.10.2021

Primeiro rally de kitesurf de longa distância do mundo chega ao fim no paraíso do esporte para fazer história. Após 500km, cinco dias de disputas e muita aventura, os cariocas Reno Romeu e Marcela Witt ficam com os títulos na Elite.

12.10.2021

O maior rally aquático do mundo é aberto a todas as idades. Com apenas 10 anos, cearense Kauan Esmerino mostra talento precoce para o esporte e não se intimida com o desafio. Esta quarta-feira é dia de Grand Finale: Preá vai consagrar os primeiros campeões da história da prova.

11.10.2021

Embora em universos diferentes, poeira e mar se encontram no primeiro rally de kitesurf de longa distância do mundo. Ventos fracos foram desafio para os velejadores nesta segunda-feira, o terceiro dia de competição. Na Elite, Reno Romeu vence e assume a ponta.

10.10.2021

Denise e Pedro Hajjar vivem a emoção de participar do desafio juntos. Segunda etapa disputada neste domingo, foi desafio de resistência na Elite. Reno Romeu vence a etapa, Yaron Moura segue líder. Competidores largam nessa segunda-feira de Icapuí rumo a Beberibe.