LINK COM VIDEORELEASE 1ª.ETAPA: https://bit.ly/3iMrc4E
Irado. O adjetivo tão presente no cotidiano dos esportes com prancha foi o mais usado para definir o primeiro dia do Sertões Kitesurfe Rio Grande do Norte. Motivos não faltaram. Os competidores margearam o belo litoral potiguar que os levou de Touros/Miguel do Gostoso a Guamaré, passando pelas praias de Enxu Queimado (Pedra Grande) e do Farol (São Bento do Norte), até encontrar a boia de chegada na Praia do Minhoto. Encontraram condições perfeitas de vento e puderam desfrutar do percurso.
E uma história comum de superação e garra uniu os dois primeiros a completar a etapa na Elite masculina e feminina. O cearense, natural de Cruz, Yaron Souza Moura, de 25 anos, e a paulista radicada no Preá (CE), Gabi Reynard 33 anos, contaram com ajudas importantes para conseguir participar da prova. No caso do cearense de Preá (que vai terminar a prova no quintal de casa, onde dá aulas de Kitesurf), o empresário Álvaro Garnero emprestou todo o equipamento, bancou a inscrição e a prefeitura custeou a viagem. E ele voou no litoral potiguar: precisou de 2h05m04 para completar um trecho que, em linha reta, tinha 92km.
Já Gabi, que também é instrutora, trabalharia como parte da equipe de resgatistas que acompanha os kitesurfistas também velejando - seria a única mulher. De uma conversa com o empresário e também competidor Sylvio de Barros veio a proposta tentadora para participar da disputa com patrocínio. Substituto conseguido para a função, ela aceitou com uma empolgação traduzida pelo sorriso largo ao sair do mar.
Marcos Aurélio Nunes, representante de São Miguel do Gostoso (RN), ficou com a segunda posição, a 1m08 do vencedor. Um dos destaques da prova, o carioca Reno Romeu, primeiro brasileiro a ganhar um mundial e recordista do Guinness World Records em giros 360º consecutivas (7x), terminou em terceiro, a 2m56.
Neste domingo, segunda de cinco etapas, o Sertões Kitesurf Rio Grande do Norte entra no Ceará, com o percurso mais extenso da prova. A Elite larga em Guamaré para encarar 130km. Passa pelo primeiro check point nas Dunas do Rosado (Porto do Mangue) e, a partir da Praia de Ponta do Mel, em Areia Branca (a região em que o sertão se encontra com o mar), ganha a companhia da Adventure e Master - as duas farão 65km até a chegada comum, na Praia da Placa, em Icapuí.
A região, conhecida como costa branca, é palco de um raro encontro entre o Sertão e o mar, que se concretiza na imensidão de dunas de tons avermelhados, cenário de novelas e séries de TV. Também é uma das principais produtoras de sal marinho do país. A Praia de Pernambuquinho (em Grossos) e suas embarcações pesqueiras recebem o último time target antes do fim da etapa, já em litoral cearense: a Praia da Placa, em Icapuí. Uma região em que se destacam as dunas, trechos de mangue e falésias, além da pesca da lagosta.
O que eles disseram
Yaron Souza Moura, vencedor da 1ª etapa - Elite
"Foi irado. A velocidade do vento aumentou ao longo do percurso e consegui vir muito forte, a região aqui é incrível, adorei. Tenho que agradecer a todo mundo que me ajudou a estar aqui. Vai ser muito legal subir e terminar justamente onde moro e conheço muito bem".
Reno Romeu, 3º colocado na Elite
"Eu velejei na ansiedade porque você não sabe onde é a chegada e fica na expectativa. Eu pensava a cada momento que tinha de continuar, continuar e continuar e quando você vê a boia a sensação de alívio é muito boa. Eu estou acostumado a surfar ondas, você vem, tem um impacto forte e pronto, aqui foram várias, muitas marolinhas, o joelho e o tornozelo sofrem um bocado. A galera local começou muito forte, eu talvez pudesse ser mais rápido, mas aí tem a questão do cansaço e é preciso pensar que são cinco dias".
Gabriela Rey, vencedora 1ª. Etapa na Elite feminina
"Como eu sou instrutora economizei para comprar um equipamento novo e não conseguiria bancar a inscrição. Contei minha história ao Sylvio e na hora ele me disse: 'não seja por isso, você vai competir'. E aqui estou eu feliz da vida, aproveitando a oportunidade. Sou muito competitiva e adoro essa coisa da regata, do downwind. E essa chance de estar com tanta gente incrível, todo mundo acampado, esse espírito de aventura, é algo sensacional".
Sertões Kitesurf Rio Grande do Norte
1ª. Etapa - 09/10 - sábado:
São Miguel do Gostoso/Touros (RN) > Guamaré/Praia do Minhoto (RN) – 92 KM.
2ª. Etapa - 10/10 - domingo:
Guamaré/Praia do Minhoto (RN) > Icapuí/Praia da Placa (CE) - 130KM.
3ª. Etapa - 11/10 – segunda-feira:
Icapuí/Praia da Placa (CE) > Beberibe/Praia das Fontes (CE) – 87 KM.
4ª etapa - 12/10 – terça-feira:
São Gonçalo do Amarante/Porto do Pecem (CE) > Amontada/Praia de Icaraizinho (CE) – 127 KM.
5ª etapa - 13/10 – quarta-feira:
Amontada/Praia de Icaraizinho (CE) > Preá/Cruz (CE) - 97KM.
14/10: CHECK OUT – Preá/Cruz (CE) – Rancho do Kite.
Siga-nos em nossas redes sociais e saiba tudo sobre o SERTÕES KITESURF:
Site: www.sertoeskitesurf.com
Instagram: @sertoes.kitesurf
Comunicação Sertões Kitesurf Rio Grande do Norte
Meg Cotrim
11 99182-8180
Rodrigo Gini
31 99616-4179
O primeiro rally de kitesurf chega ao fim, mas personagens que fizeram a história do esporte são sempre destaque. Velejador experiente, carioca Boyzinho hoje também tem outra missão nas águas. No maior curso de água doce do planeta, trabalha como prático e conduz a aproximação de navios aos portos.
Primeiro rally de kitesurf de longa distância do mundo chega ao fim no paraíso do esporte para fazer história. Após 500km, cinco dias de disputas e muita aventura, os cariocas Reno Romeu e Marcela Witt ficam com os títulos na Elite.
O maior rally aquático do mundo é aberto a todas as idades. Com apenas 10 anos, cearense Kauan Esmerino mostra talento precoce para o esporte e não se intimida com o desafio. Esta quarta-feira é dia de Grand Finale: Preá vai consagrar os primeiros campeões da história da prova.
Embora em universos diferentes, poeira e mar se encontram no primeiro rally de kitesurf de longa distância do mundo. Ventos fracos foram desafio para os velejadores nesta segunda-feira, o terceiro dia de competição. Na Elite, Reno Romeu vence e assume a ponta.