Capa

Garra e velocidade na abertura do 1o. Sertões Kitesurf. Ceará domina na Elite.

09.10.2021  |    333 visualizações KITESURF

Primeiros a completar na Elite masculina e feminina, Yaron e Gabriela, contaram com suporte fundamental para conseguir participar da prova. Percurso até Guamaré brindou os competidores com vento abundante e belos visuais. Amanhã será o dia mais longo da prova. Dificuldade aumenta.

LINK COM VIDEORELEASE 1ª.ETAPA:  https://bit.ly/3iMrc4E

 

Irado. O adjetivo tão presente no cotidiano dos esportes com prancha foi o mais usado para definir o primeiro dia do Sertões Kitesurfe Rio Grande do Norte. Motivos não faltaram. Os competidores margearam o belo litoral potiguar que os levou de Touros/Miguel do Gostoso a Guamaré, passando pelas praias de Enxu Queimado (Pedra Grande) e do Farol (São Bento do Norte), até encontrar a boia de chegada na Praia do Minhoto. Encontraram condições perfeitas de vento e puderam desfrutar do percurso.

E uma história comum de superação e garra uniu os dois primeiros a completar a etapa na Elite masculina e feminina. O cearense, natural de Cruz, Yaron Souza Moura, de 25 anos, e a paulista radicada no Preá (CE), Gabi Reynard 33 anos, contaram com ajudas importantes para conseguir participar da prova. No caso do cearense de Preá (que vai terminar a prova no quintal de casa, onde dá aulas de Kitesurf), o empresário Álvaro Garnero emprestou todo o equipamento, bancou a inscrição e a prefeitura custeou a viagem. E ele voou no litoral potiguar: precisou de 2h05m04 para completar um trecho que, em linha reta, tinha 92km.

Já Gabi, que também é instrutora, trabalharia como parte da equipe de resgatistas que acompanha os kitesurfistas também velejando - seria a única mulher. De uma conversa com o empresário e também competidor Sylvio de Barros veio a proposta tentadora para participar da disputa com patrocínio. Substituto conseguido para a função, ela aceitou com uma empolgação traduzida pelo sorriso largo ao sair do mar.

Marcos Aurélio Nunes, representante de São Miguel do Gostoso (RN), ficou com a segunda posição, a 1m08 do vencedor. Um dos destaques da prova, o carioca Reno Romeu, primeiro brasileiro a ganhar um mundial e recordista do Guinness World Records em giros 360º consecutivas (7x), terminou em terceiro, a 2m56.

Neste domingo, segunda de cinco etapas, o Sertões Kitesurf Rio Grande do Norte entra no Ceará, com o percurso mais extenso da prova. A Elite larga em Guamaré para encarar 130km. Passa pelo primeiro check point nas Dunas do Rosado (Porto do Mangue) e, a partir da Praia de Ponta do Mel, em Areia Branca (a região em que o sertão se encontra com o mar), ganha a companhia da Adventure e Master - as duas farão 65km até a chegada comum, na Praia da Placa, em Icapuí.

A região, conhecida como costa branca, é palco de um raro encontro entre o Sertão e o mar, que se concretiza na imensidão de dunas de tons avermelhados, cenário de novelas e séries de TV. Também é uma das principais produtoras de sal marinho do país. A Praia de Pernambuquinho (em Grossos) e suas embarcações pesqueiras recebem o último time target antes do fim da etapa, já em litoral cearense: a Praia da Placa, em Icapuí. Uma região em que se destacam as dunas, trechos de mangue e falésias, além da pesca da lagosta.

 

O que eles disseram

Yaron Souza Moura, vencedor da 1ª etapa - Elite

"Foi irado. A velocidade do vento aumentou ao longo do percurso e consegui vir muito forte, a região aqui é incrível, adorei. Tenho que agradecer a todo mundo que me ajudou a estar aqui. Vai ser muito legal subir e terminar justamente onde moro e conheço muito bem".

 

Reno Romeu, 3º colocado na Elite

"Eu velejei na ansiedade porque você não sabe onde é a chegada e fica na expectativa. Eu pensava a cada momento que tinha de continuar, continuar e continuar e quando você vê a boia a sensação de alívio é muito boa. Eu estou acostumado a surfar ondas, você vem, tem um impacto forte e pronto, aqui foram várias, muitas marolinhas, o joelho e o tornozelo sofrem um bocado. A galera local começou muito forte, eu talvez pudesse ser mais rápido, mas aí tem a questão do cansaço e é preciso pensar que são cinco dias".

 

Gabriela Rey, vencedora 1ª. Etapa na Elite feminina

"Como eu sou instrutora economizei para comprar um equipamento novo e não conseguiria bancar a inscrição. Contei minha história ao Sylvio e na hora ele me disse: 'não seja por isso,  você vai competir'. E aqui estou eu feliz da vida, aproveitando a oportunidade. Sou muito competitiva e adoro essa coisa da regata, do downwind. E essa chance de estar com tanta gente incrível, todo mundo acampado, esse espírito de aventura, é algo sensacional".

 

Sertões Kitesurf Rio Grande do Norte

1ª. Etapa - 09/10 - sábado:

São Miguel do Gostoso/Touros (RN) > Guamaré/Praia do Minhoto (RN) – 92 KM.

2ª. Etapa - 10/10 - domingo:

Guamaré/Praia do Minhoto (RN) > Icapuí/Praia da Placa (CE) - 130KM.

3ª. Etapa - 11/10 – segunda-feira:

Icapuí/Praia da Placa (CE) > Beberibe/Praia das Fontes (CE) – 87 KM.

4ª etapa - 12/10 – terça-feira:

São Gonçalo do Amarante/Porto do Pecem (CE) > Amontada/Praia de Icaraizinho (CE) – 127 KM.

5ª etapa - 13/10 – quarta-feira:

Amontada/Praia de Icaraizinho (CE) > Preá/Cruz (CE) - 97KM.

14/10: CHECK OUT – Preá/Cruz (CE) – Rancho do Kite.

 

 

 

Siga-nos em nossas redes sociais e saiba tudo sobre o SERTÕES KITESURF:

Site: www.sertoeskitesurf.com

Instagram: @sertoes.kitesurf

 

Comunicação Sertões Kitesurf Rio Grande do Norte

Meg Cotrim

11 99182-8180

 

Rodrigo Gini

31 99616-4179

Leia também...
14.10.2021

O primeiro rally de kitesurf chega ao fim, mas personagens que fizeram a história do esporte são sempre destaque. Velejador experiente, carioca Boyzinho hoje também tem outra missão nas águas. No maior curso de água doce do planeta, trabalha como prático e conduz a aproximação de navios aos portos.

13.10.2021

Primeiro rally de kitesurf de longa distância do mundo chega ao fim no paraíso do esporte para fazer história. Após 500km, cinco dias de disputas e muita aventura, os cariocas Reno Romeu e Marcela Witt ficam com os títulos na Elite.

12.10.2021

O maior rally aquático do mundo é aberto a todas as idades. Com apenas 10 anos, cearense Kauan Esmerino mostra talento precoce para o esporte e não se intimida com o desafio. Esta quarta-feira é dia de Grand Finale: Preá vai consagrar os primeiros campeões da história da prova.

11.10.2021

Embora em universos diferentes, poeira e mar se encontram no primeiro rally de kitesurf de longa distância do mundo. Ventos fracos foram desafio para os velejadores nesta segunda-feira, o terceiro dia de competição. Na Elite, Reno Romeu vence e assume a ponta.