Fazer parte do 1º. rally de kitesurf de longa distância do mundo já é um privilégio. Que fica ainda maior quando o desafio é vivido em família. Velejadora experiente que começou no windsurf e se rendeu ao kite, a paulista Denise Hajjar não só resolveu encarar o desafio do Sertões Kitesurf Rio Grande do Norte, como ainda ganhou a companhia do filho Pedro, de 16 anos.
Os dois estão em categorias diferentes - mãe na Master e filho na Adventure - e a ideia é de que cada um faça sua prova no próprio ritmo, para estarem juntos na Vila Kite. E viver um ambiente único em que a competição fica de lado e a convivência impera - para todos o rally também é uma grande aventura. Na primeira etapa, ambos fizeram bonito: Pedro ficou com a quinta posição, mesmo caso de Denise na geral dos competidores acima de 50 anos, na qual é a única representante feminina. Neste domingo a regata das duas classes acabou cancelada por causa das condições de vento no ponto de largada (Areia Branca). Nesta segunda elas retomam a competição.
A disputa do 2º. Dia de prova
A Elite, que largou de Guamaré (RN), teve pela frente o maior percurso da prova: 130km até a Praia da Placa, em Icapuí, já em território cearense. Um dia no melhor espírito do rally: desgastante e exigente, especialmente na parte física. Os competidores encontraram ventos menos intensos que os da véspera e alguma dificuldade para navegar nas baías ao longo do caminho e com upwind (surfar contra o vento).
O domingo foi de disputas acirradas. O carioca Reno Romeu foi o mais rápido da etapa por apenas 18 segundos sobre o representante de Cruz (CE), Yaron Moura, vencedor da primeira etapa e que se mantém na liderança na classificação geral com 2m38 de vantagem. Outro cearense, Francisco Dionatan, ficou com a terceira posição, mesma que ocupa agora no acumulado. No feminino, Gabi Reynard e Marcela Witt cruzaram em primeiro e segundo, mas foram penalizadas por não passarem nos check-points. As demais competidoras não completaram.
3ª. Etapa - 11/10 – segunda-feira:
Icapuí/Praia da Placa (CE) > Beberibe/Praia das Fontes (CE) – 87 KM.
A terceira etapa do Sertões Kitesurf Rio Grande do Norte é a mais curta, mas não menos desafiadora. Leva os competidores à 'Terra do vento'. E ganha o nome de Falésias, não por acaso. As formações rochosas serão o cenário ao longo de boa parte do percurso. Acampados em Icapuí, os competidores se deslocarão de ônibus à mais que conhecida Canoa Quebrada. Desta vez, as três categorias fazem todo o percurso, que termina no Zebra Beach/Beto Kite School, na Praia de Uruaú, em Beberibe. Na mesma cidade, a Praia de Parajuru recebe o único check point/time target.
'Aspas'
Denise Hajjar
"Eu vinha velejar no Nordeste e ele, pequeno, ficava na areia. Com uns 12 ou 13 anos eu comecei a empurrá-lo para o esporte. De início ele não quis muito, agora se tornou o grande programa da vida dele. Desde os tempos do wind eu tinha a vontade de viajar conhecendo o litoral, mas era um trabalhão com prancha, vela, quilha. Aí o kite surgiu e eu resolvi aprender. No começo não era essas coisas, agora meu marido e minha filha também velejam, mas os grandes apaixonados ainda somos eu e o Pedro. A ideia é, quem sabe, ter a família completa no ano que vem".
Pedro Hajjar
"Sei que minha mãe não é de ter muito perrengue, eu também estou me virando nos meus, estamos indo com a cabeça tranquila. Claro que eu quero um resultado bom, mas estou priorizando curtir o que eu estou fazendo, prestar a atenção no visual, fazer essa distância, que pouca gente pode dizer que fez".
Yaron Souza Moura
"Muito feliz pelo resultado, continuo na liderança, foi uma disputa bacana com o Reno. Quero muito aproveitar essa oportunidade que eu ganhei de fazer a prova, já que não tinha patrocinador, nem equipamento, e mostrar que eu mereço o apoio para competir".
Francisco Dionatan
"Acho que foi o dia de kitesurf mais difícil da minha vida, mas estou pronto para amanhã. A experiência de velejar com essa estrutura é o máximo. O resultado de hoje não quer dizer muita coisa, o que vai contar mesmo é o do Preá. E agora eu entro no quintal de casa, não conhecia a região em que passamos até agora".
Marcela Witt
"A etapa de hoje foi bem desafiadora, tivemos partes de upwind, de velejar no raso, um bocado de gente desistiu pelo caminho, a prova exige muita cabeça. Chegar aqui e ver que eu consegui concluir e acertei na escolha do kite é muito bom".
Resultado Etapa 2 - Guamaré (RN) / Icapuí (CE) – 130 km
Elite Masculino
* Categorias Adventure e Master: etapa cancelada pelas condições de vento
Classificação geral acumulado (extra oficial)
Elite Masculino
Elite Feminino
Adventure Masculino
Adventure Feminino
Master Masculino
Master Feminino
Sertões Kitesurf Rio Grande do Norte
1ª. Etapa - 09/10 - sábado:
São Miguel do Gostoso/Touros (RN) > Guamaré/Praia do Minhoto (RN) – 92 KM.
2ª. Etapa - 10/10 - domingo:
Guamaré/Praia do Minhoto (RN) > Icapuí/Praia da Placa (CE) - 130KM.
3ª. Etapa - 11/10 – segunda-feira:
Icapuí/Praia da Placa (CE) > Beberibe/Praia das Fontes (CE) – 87 KM.
4ª etapa - 12/10 – terça-feira:
São Gonçalo do Amarante/Porto do Pecem (CE) > Amontada/Praia de Icaraizinho (CE) – 127 KM.
5ª etapa - 13/10 – quarta-feira:
Amontada/Praia de Icaraizinho (CE) > Preá/Cruz (CE) - 97KM.
14/10: CHECK OUT – Preá/Cruz (CE) – Rancho do Kite.
Siga-nos em nossas redes sociais e saiba tudo sobre o SERTÕES KITESURF:
Site: www.sertoeskitesurf.com
Instagram: @sertoes.kitesurf
Comunicação Sertões Kitesurf Rio Grande do Norte
Meg Cotrim
11 99182-8180
Rodrigo Gini
31 99616-4179
O primeiro rally de kitesurf chega ao fim, mas personagens que fizeram a história do esporte são sempre destaque. Velejador experiente, carioca Boyzinho hoje também tem outra missão nas águas. No maior curso de água doce do planeta, trabalha como prático e conduz a aproximação de navios aos portos.
Primeiro rally de kitesurf de longa distância do mundo chega ao fim no paraíso do esporte para fazer história. Após 500km, cinco dias de disputas e muita aventura, os cariocas Reno Romeu e Marcela Witt ficam com os títulos na Elite.
O maior rally aquático do mundo é aberto a todas as idades. Com apenas 10 anos, cearense Kauan Esmerino mostra talento precoce para o esporte e não se intimida com o desafio. Esta quarta-feira é dia de Grand Finale: Preá vai consagrar os primeiros campeões da história da prova.
Embora em universos diferentes, poeira e mar se encontram no primeiro rally de kitesurf de longa distância do mundo. Ventos fracos foram desafio para os velejadores nesta segunda-feira, o terceiro dia de competição. Na Elite, Reno Romeu vence e assume a ponta.