Capa

Sertões MTB Pirenópolis - O caminho das pedras

17.04.2023  |    1.177 visualizações

Uma das mecas do mountain bike no país, cidade histórica de Goiás recebe o primeiro desafio do ano sobre duas rodas com a assinatura do maior rally do mundo. Percurso guarda belezas e poesia, mas será exigente. Ação Social do Sertões realiza mutirão com crianças através do projeto Ver Magia.

Baixe imagens aqui:  https://we.tl/t-Du7W8pdlYl

 

O Sertões abre a temporada 2023 com uma prova inédita e que vai exigir muito preparo e força nas pernas da turma do pedal. O Sertões MTB Pirenópolis será disputado na charmosa cidade goiana, patrimônio histórico, encravada no Planalto Central. Além da riqueza de suas construções centenárias, 'Piri', como é carinhosamente conhecida, guarda trilhas e caminhos que a transformaram em uma das mecas do mountain bike nacional. Local perfeito para receber o Sertões MTB Pirenópolis, de 5 a 7 de maio. No total serão 131 km com 3.443m de altimetria acumulada para os inscritos no percurso PRO; e 92km com 2.806m de altimetria acumulada para o percurso Sport/E-Bike.

Basta lembrar que o município ganhou este nome por estar cercado pela Serra dos Pirineus para entender o que aguarda os ciclistas, seja nas bicicletas convencionais, seja nas E-Bikes, que mais uma vez prometem formar o maior grid do país para esse tipo de disputa. Subidas e descidas não vão faltar ao longo das três etapas, assim como o terreno pedregoso, que é a assinatura dessa região. Como já foi o caso no Sertões MTB Ibitipoca, em 2022 - este ano a prova mineira acontecerá em julho -; conquistar a camisa de líder será missão complicada. Mantê-la até o último quilômetro, igualmente.

Mais uma vez a adoção de percursos diferenciados permitirá a participação de bikers em diferentes níveis de preparação física. O percurso PRO será encarado pelos atletas das categorias individuais ou em duplas:  Solo Masculino Elite, Solo Feminino Elite, Solo 30+, Solo Master (45+), Solo Grand Master (55+),  Dupla até 60 (na soma das idades); Dupla até 80, Dupla até 95, Dupla 95+, Dupla Mista e Dupla Feminina. Serão ao todo 131 Km considerando o Prólogo e as duas etapas, além de uma altimetria acumulada de 3.443m.

As E-Bikes (por questão de autonomia das baterias) com as categorias: Masculino Elite, Masculino, Feminino, Golden (50+), Super Light e Open, encaram o percurso mais curto, igualmente desafiador. Mesmo caso do percurso Sport, dividido nas categorias:  Dupla até 60; Dupla até 80, Dupla até 95, Dupla 95+; Dupla Mista e Dupla Feminina. Eles vão encarar ao todo 92km, com uma altimetria total de 2.806m.

 

Aspas

Cadu Sachs, Diretor de Prova
“Conseguimos desenhar a prova em um formato bem desafiador para todas as categorias. Pensamos muito no nível técnico e características de terreno para que sejam prazerosos para os atletas das E-Bikes e atletas de XC. A Raiza Goulão, atleta olímpica de MTB,  nos apresentou cada trilha de Piri e junto com o Daniel (diretor técnico) e o Leandro “Vozin”, atleta local,  conseguimos desenhar etapas muito técnicas e desafiadoras.”

Daniel Spolidorio, Diretor Técnico

“Pirenópolis não é chamada de meca do MTB à toa. A cidade charmosa e turística, encravada entre morros, reserva trilhas duras e desafiadoras com visuais incríveis. Selecionamos as melhores para que os atletas desfrutem desse paraíso ao longo dos três dias de competição. Sem dúvidas o Sertões MTB Piri será uma prova completa e que ficará na memória.”

As inscrições para o Sertões MTB Pirenópolis seguem abertas até o dia 26/4 e podem ser feitas através do site ticketsports.com.br.

 

SAS Brasil e Sertões MTB juntos em mutirão de saúde para crianças em Pirenópolis

O Sertões não é só sobre esportes. Conta com mais duas dimensões: o Social e o Turismo. No Rally, competição reconhecida internacionalmente, que em 2022 completou 30 anos, a ação social do Sertões realizada através da startup SAS Brasil, já tratou milhares de pessoas nos lugares mais inóspitos do Brasil. Agora, pela primeira vez, a SAS levará atendimento médico acompanhando o Sertões Mountain Bike, o mais novo esporte abraçado pela marca.

Entre os dias 3 e 8 de maio, a SAS Brasil, que completa uma década este ano, estará em Pirenópolis (GO) atuando em paralelo à prova de MTB do Sertões.  O foco da ação é beneficiar mais de mil crianças da rede pública de ensino em oftalmopediatria e outras especialidades de saúde. Uma equipe de voluntários, entre estudantes e profissionais de diferentes áreas, vai realizar atividades relacionadas ao Ver Magia - projeto que além do atendimento oftalmológico às crianças, também doa óculos através da parceria com a Óticas Brasil. Pirenópolis não tem um médico oftalmologista para atender as demandas da população, por isso, os habitantes precisam ir até Anápolis, que fica a 60 km de distância, para conseguir uma consulta médica especializada.

A SAS e Goiás

A SAS Brasil tem uma relação histórica com o Estado de Goiás. Foi em Pirenópolis que a startup passou no seu primeiro ano de existência (2013). Recentemente, em março, realizou atendimentos no município de Cavalcante e comunidade quilombola Engenho 2, com foco em diabetes.  A história com Cavalcante teve início em 2020. A organização possui uma Unidade de Telemedicina Avançada (UTA) instalada no município, que contou com uma presença ilustre quando da inauguração: o DJ Alok, filho da terra, nascido em Goiânia, fez uma participação durante o Rally dos Sertões 2020 e foi até Cavalcante para conhecer de perto o trabalho da SAS. 

A UTA é um contêiner adaptado com consultórios para a realização de atendimentos presenciais e remotos, que permitem, por exemplo, que gestantes façam exames de ultrassonografia com especialistas à distância. Até janeiro de 2023, já havia realizado mais de 7 mil atendimentos em saúde especializada para crianças e adultos em Goiás.

Muito além do assistencialismo, a SAS Brasil atua para impactar diretamente as filas de espera e demandas reprimidas do SUS para consultas, exames, procedimentos e cirurgias especializadas. Desde 2013, a organização já levou mais de 20 especialidades de saúde para regiões do Brasil onde o acesso a médicos especialistas pode demorar mais de dois anos.

 

 

PROGRAMAÇÃO - SERTÕES MTB PIRENÓPOLIS               

05 DE MAIO - SEXTA-FEIRA                       

VILA SERTÕES  - RUA DO LAZER - CENTRO HISTÓRICO  

8h às 10h – Retirada do Kit Atleta

9h - Premiação Concurso de Artes          

10h às 11h – Vistoria das E-BIKES - ENTRADA PARQUE FECHADO              

11h00 - PRÓLOGO PERCURSO PRO

CONFORME LISTA DE LARGADA (CONTRA RELÓGIO) "   

11h30 - PRÓLOGO PERCURSO SPORT

CONFORME LISTA DE LARGADA (CONTRA RELÓGIO) "   

12h00 - PRÓLOGO PERCURSO E-BIKE

CONFORME LISTA DE LARGADA (CONTRA RELÓGIO) "   

13h às 15h - PREVISÃO CHEGADA DO PRÓLOGO              

19h00 - ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES        

 

06 DE MAIO - SÁBADO                

7h30 às 8h30 - VISTORIA DAS E-BIKES - ENTRADA PARQUE FECHADO     

8h00 -   LARGADA PERCURSO PRO          

9h00 -   LARGADA PERCURSO SPORT     

10h00 - LARGADA PERCURSO E-BIKE      

12h às 15h - PREVISÃO CHEGADA           

19h00 - ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES DIA 2             

 

07 DE MAIO - DOMINGO            

7h30 às 8h30 -VISTORIA DAS E-BIKES - ENTRADA PARQUE FECHADO      

8h00 - LARGADA PERCURSO PRO            

9h00 - LARGADA PERCURSO SPORT       

10h00 - LARGADA PERCURSO E-BIKE      

12h às 15h -PREVISÃO CHEGADA            

16h00 - CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO POR CATEGORIA  

19h00 - ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES DIA 2

 

Siga-nos em nossas redes sociais e saiba tudo sobre o Sertões MTB Pirenópolis:

Instagram: @sertoes.bike

 

Comunicação Sertões MTB Pirenópolis

Meg Cotrim

11.99182 8180

 

Rodrigo Gini

31.99616 4179


Leia também...
09.07.2023

Domingo de festa no Ibiti Projeto. Etapa marcada pelos singletracks foi o derradeiro teste que fechou o desafio em grande estilo para coroar os vencedores. Uma lista que incluiu Rodrigo Hilbert, que além de apresentador, ator e empresário, mostrou ser habilidoso também sobre duas rodas.

08.07.2023

"Etapa do vento" encerra a prova neste domingo e vai consagrar os campeões. Quem largou com a camisa amarela de líder fez força para defendê-la, como foi o caso de Rodrigo Hilbert

07.07.2023

Prólogo intenso e exigente testou ciclistas e foi aquecimento para a etapa do sábado, a mais longa da prova. Albert Morgen, Isabella Ribeiro e Rodrigo Hilbert estão entre os que começaram na frente

05.07.2023

Prólogo de 18,8 km cercado por cachoeiras, lagos e riachos é desafio para os ciclistas na prova de mountain bike por estágios, que conta com o maior em grid de E-Bikes do mundo. Percurso intenso vai definir os primeiros a usar a camisa amarela de líder.