Domingo de força nas pernas, belos visuais e muita festa para os vencedores da segunda edição do Sertões MTB Ibitipoca. A 'Etapa dos Ventos' testou os ciclistas com singletracks intermináveis por caminhos inéditos; subidas e descidas e definiu quem vestiria a camisa amarela mais importante: a de campeão após três dias de desafio. Uma lista de feras que mostraram toda a sua técnica e fizeram por merecer o lugar mais alto do pódio.
Nas E-Bikes (assistidas com motor elétrico), um aspecto em especial tornou a briga pela conquista ainda mais acirrada: o Sertões MTB Ibitipoca registrou o pelotão mais numeroso da modalidade no mundo. Albert Morgen não tomou conhecimento da concorrência para se tornar bicampeão. O fluminense gabaritou a prova. Embora pudesse administrar no último dia sua vantagem na geral, preferiu atacar para deixar clara sua superioridade.
Também foi assim na E-Bike Feminino, ao fim de um duelo mineiro. Isabella Ribeiro vestiu amarelo desde o Prólogo, mas teve trabalho com Roberta Kelly Stopa, dona de título brasileiro e referência no MTB nacional. Na E-Bike Golden 50, Miguel Caldas Giovannini mostrou não ter perdido em nada de um talento que o tornou bicampeão mundial Master de downhill e 10 vezes campeão brasileiro. Como também sempre foi bom de subida, não deu chances aos adversários.
Entre as bikes convencionais, o mineiro Felipe Sales Saraiva Peixoto estreou no Sertões MTB Ibitipoca com a vitória geral na Solo Masculino Elite (percurso Pro) como mais um a dominar desde o prólogo da sexta-feira. Já entre as mulheres, Carla Marzullo Plens largou para a 'Etapa dos Ventos' como segunda colocada, mas foi buscar a conquista na raça.
E o que dizer de um 'certo' Rodrigo Hilbert, que também foi campeão invicto? Ao lado do parceiro Luiz Perrella, o apresentador, ator, modelo e empresário mostrou, se ainda havia dúvidas, que é tão bom com a bike quanto nas várias outras habilidades. Como os demais vencedores - e também todos aqueles que chegaram ao fim da maratona sobre duas rodas, ele leva para casa ótimas lembranças, uma experiência marcante e a mente recheada de belas imagens na reserva do Ibiti Projeto.
Aspas
Rodrigo Hilbert, campeão da Dupla Pro até 95 anos (soma das idades)
"Foi uma prova muito legal, com um nível de organização e produção muito bem feitos, estão todos de parabéns. Conseguimos ficar com a camiseta amarela durante os três dias e vencemos nossa categoria. Estou muito feliz, foi ótimo conhecer essa região de muitas trilhas, singletracks, muita coisa boa para um apaixonado como eu".
Albert Morgen, campeão E-Bike Masculino Elite
"Vencer o Sertões MTB era meu objetivo para o ano. Na etapa de Pirenópolis não consegui alcançar, mas aqui tive toda a atenção e deu tudo certo"
Isabella Ribeiro, campeã E-Bike Feminino
"Sou ex-atleta profissional, há dois anos encerrei a carreira, mas resolvi encarar essa prova. O DNA de competidora sempre fala mais alto. Foi lindo, superou todas as expectativas. Uma prova técnica, do jeito que eu gosto, e numa disputa acirrada com a Roberta (Kelly Stopa). O Sertões MTB brilhou!".
Felipe Sales Saraiva Peixoto, campeão Solo Masculino Elite
"Desde o primeiro momento eu fiquei impactado com o tamanho da estrutura. O Sertões veio para marcar o mountain bike brasileiro. Encarei o prólogo com a maior intensidade possível para conquistar a primeira posição. A partir daí, me preocupei em conservar o equipamento, porque tudo pode acontecer numa prova maratona".
Carla Marzullo Plens, campeã Solo Feminino Elite
"Já participei de várias provas por etapas, mas esse evento superou em organização, vibe; o lugar é maravilhoso. É um privilégio estar aqui em meio a essas trilhas maravilhosas. Comecei vencendo o prólogo, caí para segundo lugar após o segundo dia e tive de tirar a diferença. Consegui também porque o terreno me favorecia".
Cadu Sachs, diretor de prova
"O balanço é muito positivo. Tivemos mais de 300 atletas; mais de 220 E-Bikes e os atletas nos trouxeram muito boas avaliações do que preparamos: uma prova desafiadora, dura, mas também muito prazerosa. Estamos muito ansiosos pelas próximas. É uma prova que veio para ficar".
Sertões MTB Ibitipoca
Resultados
Etapa 3/ Etapa dos Ventos
PRO: 43 Km/ 1.861m de ganho de elevação
Sport: 31,4 Km/ 1.319 m de ganho de elevação
E-Bike: 37,9 Km/ 1.576 m de ganho de elevação
E-Bike
Masculino Elite
Feminino
E-Bike Masculino até 40 anos
E-Bike Masculino 40+
Golden 50+
3 Guilherme Campello de Figueiredo 1h43min05
E-Bike 60+
E-Bike Open
Pro
Solo Masculino Elite
Solo Feminino Elite
Solo Masculino 30+
Dupla Masculino Pro até 80
Dupla Masculino Pro 95+
Sport Dupla até 95
Classificação geral
E-Bike Masculino Elite
E-Bike Feminino
E-Bike Masculino até 40 anos
E-Bike Masculino 40+
Golden 50+
E-Bike 60+
E-Bike Open
Pro
Solo Masculino Elite
Solo Feminino Elite
Solo Masculino 30+
Dupla Masculino Pro até 80
Dupla Masculino Pro 95+
Sport Dupla até 95
* Os resultados completos estão disponíveis em https://www.sistime.com.br/eventos/resultados/?pub=1167
Siga-nos em nossas redes sociais e saiba tudo sobre o Sertões MTB Ibitipoca:
Instagram: @sertoes.bike
Comunicação Sertões MTB Ibitipoca
Meg Cotrim
11.99182 8180
Rodrigo Gini
31.99616 4179
"Etapa do vento" encerra a prova neste domingo e vai consagrar os campeões. Quem largou com a camisa amarela de líder fez força para defendê-la, como foi o caso de Rodrigo Hilbert
Prólogo intenso e exigente testou ciclistas e foi aquecimento para a etapa do sábado, a mais longa da prova. Albert Morgen, Isabella Ribeiro e Rodrigo Hilbert estão entre os que começaram na frente
Prólogo de 18,8 km cercado por cachoeiras, lagos e riachos é desafio para os ciclistas na prova de mountain bike por estágios, que conta com o maior em grid de E-Bikes do mundo. Percurso intenso vai definir os primeiros a usar a camisa amarela de líder.
Segunda edição do desafio de mountain bike nas trilhas mineiras já se tornou, antes do encerramento das inscrições, a prova com maior número de participantes com as bicicletas elétricas.