Pouco menos de 19 quilômetros. O suficiente para exigir força e técnica dos atletas do Sertões MTB Ibitipoca, no prólogo que abriu a competição e distribuiu as primeiras camisas amarelas de líder nas 17 categorias da prova de Mountain Bike por estágios. O percurso da 'etapa das águas'; com trilhas, estradões, trechos de pedras e muito sobe-e-desce serviu ainda como um aquecimento para o que vem pela frente neste sábado (8), com o mais longo dos três dias de disputa, que se completa nos 'Gigantes do Ibitipoca', as estátuas em ferro que se tornaram símbolo da região. E teve gente mais conhecida de outras áreas que mostrou ser mesmo boa de pedal.
Rodrigo Hilbert e o parceiro Luiz Perella fizeram bonito na Dupla Pro até 95 anos (soma de idade). O apresentador, ator, modelo e empresário deixou claro que não veio a passeio à reserva do Ibiti Projeto, em Conceição do Ibitipoca (Lima Duarte).
Entre as E-bikes (bicicletas assistidas por um motor elétrico), o fluminense Albert Morgen foi o melhor na Elite e mostrou estar afiado para vencer mais uma vez a prova. Com boa vantagem acumulada (2min44), ele pode marcar os principais adversários nas etapas restantes. Luxo que não terá a líder do Feminino. Isabella Ribeiro (Specialized) bateu Roberta Kelly Stopa por apenas um segundo e a disputa entre elas promete incendiar a 'Etapa do Fogo' deste sábado.
Outra fera que mostrou as credenciais já neste primeiro dia foi Miguel Giovannini. Nove vezes campeão brasileiro e duas vezes campeão mundial Master de downhill, ele venceu o prólogo na E-Bike Golden 50, correndo próximo de casa - é natural de Juiz de Fora.
Nas bikes convencionais, Felipe Sales Saraiva Peixoto larga de amarelo no segundo dia do Sertões MTB Ibitipoca no Masculino Elite. Mesmo caso de Danielle Gava Mendes no feminino.
Aspas
Albert Morgen, vencedor E-Bike Masculino Elite
"Foi uma prova sensacional, acertaram bastante no circuito, fiz um prólogo bem limpo, rápido, sem erros e consegui a camisa de líder para tentar o bicampeonato,. Bem focado para chegar ao bicampeonato do Sertões. O que vier amanhã estou preparado".
Felipe Sales Saraiva Peixoto, vencedor Pro Masculino Elite
"Fico muito feliz de sair com a vitória no prólogo, espero defender a camisa nos próximos dois dias. A estrutura do evento é impressionante, o percurso foi técnico e muito bonito, numa região em que quase ninguém pedalou, é uma prova que tem tudo para ser sucesso como rally. Para o segundo dia pretendo manter um ritmo constante desde o início, sentir os adversários e sair sem afobação".
Sertões MTB Ibitipoca
7/7 - Prólogo / Etapa das Águas
18,8 km / 1.052m de ganho de elevação
Resultados
E-Bike
Masculino Elite
Feminino
E-Bike Masculino até 40 anos
Golden 50+
E-Bike 60+
Open Potência + Bateria
Pro
Solo Masculino Elite
Solo Feminino Elite
Solo Masculino 30+
Dupla Masculino Pro até 80
Dupla Masculino Pro 95+
Sport Dupla até 95
DESCRIÇÃO DA ETAPA
8/7 - Etapa 2 / Etapa do Fogo
PRO: 56,1 Km / 2.065m de ganho de elevação
Sport: 38,4 km / 1.212m de ganho de elevação
E-Bike: 38,4 km / 1.212m de ganho de elevação
A segunda etapa do Sertões MTB Ibitipoca será a mais longa em distância para todas as categorias.
Iniciando em trecho de estradas com subidas amenas, logo a declividade aumenta e surgem as trilhas. Após trecho de single track em subida, inicia-se singletracks em descida muito prazeroso e rápido - trilhas fechadas em descidas muito fluidas (visuais estão presentes tbm, como cachoeiras no meio da trilha). Após o primeiro ponto de hidratação, a categoria Pro faz um trecho exclusivo desse percurso - um laço em estradas e trilhas duro e exigente - retornando ao ponto de hidratação, onde segue a prova junto com as demais categorias. A partir deste ponto a prova segue em longo trecho de subidas por estradas, singletracks, estradas, serrinhas e singletracks técnicos com subidas de pedras no estilo “power stages” até atingir o ponto mais alto da etapa, com visual incrível de Ibitipoca. Trilhas fechadas, mata preservada com presença de bromélias são um espetáculo à parte nas descidas que fazem com que os atletas recuperem o fôlego até a emblemática chegada nas estátuas.
Descrição poética
A principal característica do fogo é o seu poder transformador; e é exatamente por isso que este é o elemento que rege a segunda etapa do Sertões MTB Ibitipoca. A etapa mais longa da competição para todas as categorias promete transformar ciclistas em heróis, conhecidos em irmãos e um simples dia de pedal em uma história para contar pela vida toda.
A prova começa em fogo lento, em um trecho de estrada com subidas amenas, seguido de uma subida em singletrack, culminando em um trecho, também de singletrack, de descida rápida e visuais deslumbrantes que vão esquentar os corações dos participantes.
Tudo muito bem! Mas lembremos: com o fogo não se brinca.
A primeira prova de fogo da etapa já acontece após o primeiro ponto de hidratação para a categoria PRO, que se desgarra das demais para encarar um laço em estradas extremamente duro e exigente. Voltando quente, quase fervendo, a PRO se junta novamente às categorias Sport e E-Bike para o circo pegar fogo!
É hora de colocar lenha na fogueira da segunda etapa do Sertões MTB de Ibitipoca. A partir do segundo ponto de hidratação a prova segue um longo trecho de subidas por estradas, singletracks e serrinhas cheias de pedra no melhor estilo power stages! A essa hora, os músculos dos atletas prometem estar em brasas.
Mas como dizem, ao contrário da água, o fogo sempre corre pra cima. E é no alto do platô do Tatu que todos sentirão as incandescentes fagulhas da emoção ao chegar no ponto final da etapa. Isso porque é lá que residem os Gigantes de Ibitipoca. Símbolos da beleza e do poder do fogo e da transformação.
Imensas estátuas que medem até 9 metros de altura e pesam de 6 a 9 toneladas. Forjadas pelo fogo, que tranformou lixo e resíduos de ferro em obras de arte monumentais, elas receberão de braços abertos os transformados atletas. Acaso ou não do destino, estes gigantes de ferro vieram do festival de cultura Burning Man, criado sob a tradição de queimar o que é velho para transformar em algo novo.
Esse poder de transformação se estende por todo o Projeto Ibiti, na Comuna de Ibitipoca. Além de ser a casa de uma das provas de MTB mais incríveis do país, o projeto é, acima de tudo, a casa de espécies em constante ameaça como antas, macucos, jacutingas, araras-vermelhas e muriquis, estes os maiores primatas da Mata Atlântica. Protegidos por um programa de consciência e refaunação, eles são o principal exemplo de que ainda podemos sempre nos reerguer.
Programação – sábado – 8/7
8h – Largada percurso Pro
9h – Largada percurso Sport
11h – Largada percurso E-Bikes
12h às 15h - Previsão de chegada dos atletas
Local: Vila Bike
Fazenda do Engenho s/n - Conceição de Ibitipoca - Lima Duarte/MG
Siga-nos em nossas redes sociais e saiba tudo sobre o Sertões MTB Ibitipoca:
Instagram: @sertoes.bike
Comunicação Sertões MTB Ibitipoca
Meg Cotrim
11.99182 8180
Rodrigo Gini
31.99616 4179
Domingo de festa no Ibiti Projeto. Etapa marcada pelos singletracks foi o derradeiro teste que fechou o desafio em grande estilo para coroar os vencedores. Uma lista que incluiu Rodrigo Hilbert, que além de apresentador, ator e empresário, mostrou ser habilidoso também sobre duas rodas.
"Etapa do vento" encerra a prova neste domingo e vai consagrar os campeões. Quem largou com a camisa amarela de líder fez força para defendê-la, como foi o caso de Rodrigo Hilbert
Prólogo de 18,8 km cercado por cachoeiras, lagos e riachos é desafio para os ciclistas na prova de mountain bike por estágios, que conta com o maior em grid de E-Bikes do mundo. Percurso intenso vai definir os primeiros a usar a camisa amarela de líder.
Segunda edição do desafio de mountain bike nas trilhas mineiras já se tornou, antes do encerramento das inscrições, a prova com maior número de participantes com as bicicletas elétricas.