Link com imagens: Release IBITIPOCA 2023.mp4 (dropbox.com)
Chegou a hora de fazer força nas pernas na segunda edição do Sertões MTB Ibitipoca. O prólogo abre nesta sexta-feira (7) a disputa da prova de mountain bike por estágios para as 17 categorias, divididas entre as E-Bikes (bicicletas elétricas) e os percursos Pro e Sport para as bikes convencionais. A etapa de 18,8 quilômetros – denominado Etapa das Águas - é a única em que todos os inscritos vão encarar a mesma distância e já vai exigir preparo e técnica dos atletas, ainda que o mais difícil venha a seguir, no sábado e no domingo. A segunda edição do Sertões MTB Ibitipoca já começa fazendo história, ao tornar-se a maior prova de E-Bikes do mundo, com um grid de 223 ciclistas, do total de 304 inscritos.
Subir e descer, será a ordem no Prólogo – e morro abaixo, uma sequência pedregosa vai trazer lembranças do Sertões MTB Pirenópolis, realizado em maio em outra meca do Mountain Bike. A presença das águas no entorno será constante (tanto que batiza a etapa) – e menos mal que os ciclistas começam a largar no fim da manhã, quando a temperatura promete estar agradável, pois a previsão é de frio intenso. Nesta quinta, em meio à retirada do kit de participação na Vila Bike, os atletas puderam fazer o reconhecimento dos caminhos que enfrentarão neste primeiro dia de Sertões MTB Ibitipoca.
Os 304 ciclistas largarão individualmente para um percurso com 1.052m de variação altimétrica, no estilo contrarrelógio. Começando com as E-Bikes, que deram à prova o recorde mundial de inscritos, 223. Para eles, a sexta-feira ainda não será de dosar a carga da bateria do motor elétrico que auxilia as pedaladas. Com tantas feras em ação, aliás, cada segundo é precioso na luta pela vitória final.
Quem esteve no Ibiti Projeto em 2022 se reencontrará com as trilhas características da região e os belos visuais capazes de garantir um refresco nos momentos de maior esforço. Para quem estreia no desafio, será a chance de conhecer o que vem pela frente. Uma espécie de 'intensivo' do que há de melhor na modalidade, com predominância de trilhas, alguns estradões, cursos d'água, pedras, trechos técnicos e muito sobe e desce.
Sertões MTB Ibitipoca
DESCRIÇÃO DA ETAPA
7/7 - Prólogo | Etapa das Águas
18,8 km / 1.052m de ganho de elevação
Curto e intenso. O prólogo inicia por estradas com visuais muito bonitos de riachos, lagos e cachoeiras e ganhando altimetria. Na sequência entra em singletrack de mata fechada, em descida rápida e curvas fechadas (trechos inéditos). Após a travessia de um rio com pedras e água cristalina, segue em subida de single track e estradas secundárias, predominando as trilhas em mata fechada. Após atingir o ponto mais alto da etapa, inicia o trecho com descidas técnicas de pedras (para matar as saudades de Piri), finalizando em trecho rápido de estradas.
Descrição poética
Curto e intenso, assim como um banho de cachoeira. Essa é a descrição perfeita para o prólogo do Sertões MTB Ibitipoca. Regido pelo elemento da água, seu trecho inicial é um festival de riachos, lagos, cachoeiras e nascentes que irão margear os centenas de ciclistas rumo à sombra e água fresca da superação.
Mas o elemento essencial da vida não se apresenta apenas na sua forma líquida e cristalina que serpenteia a primeira parte do prólogo; e sim, também, através da fluidez dos singletracks que brotam na sequência, em um trecho inédito de descida rápida e curvas fechadas que lembram um rio fluindo montanha abaixo em plena mata fechada.
Só que, como dizem os matutos mineiros da região, se a água é mole, a pedra é dura! Após uma travessia de rio cristalino que promete gelar as canelas dos competidores, o prólogo encontra seu ponto mais alto para, então, desembocar em uma descida extremamente técnica que lembra o mar de pedras do Sertões MTB de Pirenópolis. Pra matar a saudade, né?
Porém, fiquem tranquilos, ainda não há motivos para gritar. A não ser que você termine o prólogo e vá para a cachoeira do gritador, que leva esse nome por ser impossível não dar ao menos um grito (de frio ou de dor?) ao se banhar na sua forte queda de 10 metros de altura. Se quiser águas mais calmas, você pode terminar a etapa e ir à praia também.
Pra quem diz que Minas Gerais não tem praia, é porque nunca conheceu a “prainha” da Comuna de Ibitipoca, uma praia de águas escuras e areia branquinha no coração da Mata Atlântica. Lugar ideal para tomar uma água, até mesmo aquela que passarinho não bebe.
Programação – sexta feira – 7/7
11h – Largada Prólogo E-Bikes
12h – Largada Prólogo percurso Pro
12h30 – Largada Prólogo percurso Sport
12h às 15h - Previsão de chegada do prólogo
Local: Vila Bike
Fazenda do Engenho s/n - Conceição de Ibitipoca - Lima Duarte/MG
Siga-nos em nossas redes sociais e saiba tudo sobre o Sertões MTB Ibitipoca:
Instagram: @sertoes.bike
Comunicação Sertões MTB Ibitipoca
Meg Cotrim
11.99182 8180
Rodrigo Gini
31.99616 4179
Domingo de festa no Ibiti Projeto. Etapa marcada pelos singletracks foi o derradeiro teste que fechou o desafio em grande estilo para coroar os vencedores. Uma lista que incluiu Rodrigo Hilbert, que além de apresentador, ator e empresário, mostrou ser habilidoso também sobre duas rodas.
"Etapa do vento" encerra a prova neste domingo e vai consagrar os campeões. Quem largou com a camisa amarela de líder fez força para defendê-la, como foi o caso de Rodrigo Hilbert
Prólogo intenso e exigente testou ciclistas e foi aquecimento para a etapa do sábado, a mais longa da prova. Albert Morgen, Isabella Ribeiro e Rodrigo Hilbert estão entre os que começaram na frente
Segunda edição do desafio de mountain bike nas trilhas mineiras já se tornou, antes do encerramento das inscrições, a prova com maior número de participantes com as bicicletas elétricas.