Baixe imagens aqui: https://we.tl/t-Du7W8pdlYl
O Sertões não é só sobre esportes. Conta com mais duas dimensões: o Social e o Turismo. No Rally, competição reconhecida internacionalmente, que em 2022 completou 30 anos, a ação social do Sertões, realizada através da startup SAS Brasil, já tratou milhares de pessoas nos lugares mais inóspitos do Brasil. Agora, ano em que comemora uma década de atuação, vai acompanhar o Sertões pela primeira vez também no Mountain Bike, o mais novo esporte abraçado pela marca.
Entre os dias 3 e 8 de maio, a SAS Brasil, organizou um mutirão de saúde em Pirenópolis (GO), onde vai atuar em paralelo à prova de MTB do Sertões. O foco da ação é beneficiar mais de mil crianças da rede pública de ensino em oftalmopediatria e outras especialidades de saúde.
A primeira edição do Sertões Mountain Bike em 2023 será histórica para a SAS Brasil. No ano em que completa uma década de transformação do acesso à saúde especializada, a caravana itinerante de voluntários retorna a Pirenópolis junto ao Sertões, cidade em que passou no seu primeiro ano de atuação.
Projeto Ver Magia
Uma equipe com voluntários, entre estudantes e profissionais de diferentes áreas, vai realizar atividades relacionadas ao Ver Magia - projeto que além do atendimento oftalmológico às crianças, também doará óculos através da parceria com a Óticas Brasil. Pirenópolis não tem um médico oftalmologista para atender as demandas da população, por isso, os habitantes precisam ir até Anápolis, que fica a 60 quilômetros de distância, para conseguir uma consulta médica especializada.
Toda a ação contará com a estrutura da Unidade Móvel de Saúde da SAS Brasil, uma carreta equipada com consultórios especializados para procedimentos odontológicos, clínicos e até pequenas cirurgias ginecológicas e dermatológicas. A estrutura, que é itinerante e permite que a SAS Brasil rode todo o país, é fruto da doação da Mercedes-Benz do Brasil com o apoio do Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha, via DEG/KfW, que está contribuindo com 4,5 milhões de Euros para o projeto de oito caminhões da saúde que percorrerão todo o país nos próximos três anos.
Para realizar toda a ação, a startup social conta com o apoio da farmacêutica Roche, do Instituto Camboa, Resort Vila Carnaúba e da Juff SportsWear, empresas que acreditam na transformação do acesso à saúde no Brasil. Além disso, a ação também contará com suporte do Governo do Estado de Goiás e da Prefeitura de Pirenópolis.
“Sabemos da importância que a visão tem no desenvolvimento de uma criança. Esse resultado, que vai muito além da redução da evasão escolar, atua diretamente no futuro das novas gerações impactando no seu desenvolvimento profissional. Saber que estamos contribuindo para mudar essa realidade demonstra que estamos no caminho certo para transformar o acesso à saúde especializada das crianças brasileiras “, destaca Dra. Adriana Mallet, cofundadora da SAS Brasil.
A SAS e Goiás
A SAS Brasil tem uma relação histórica com o Estado de Goiás. Foi em Pirenópolis que a startup passou no seu primeiro ano de existência (2013). Recentemente, em março, realizou atendimentos no município de Cavalcante e comunidade quilombola Engenho 2, com foco em diabetes. A história com Cavalcante teve início em 2020. A organização possui uma Unidade de Telemedicina Avançada (UTA) instalada no município, que contou com uma presença ilustre quando da inauguração: o DJ Alok, filho da terra, nascido em Goiânia, fez uma participação durante o Rally dos Sertões 2020 e foi até Cavalcante para conhecer de perto o trabalho da SAS.
A UTA é um contêiner adaptado com consultórios para a realização de atendimentos presenciais e remotos, que permitem, por exemplo, que gestantes façam exames de ultrassonografia com especialistas à distância. Até janeiro de 2023, já havia realizado mais de 7 mil atendimentos em saúde especializada para crianças e adultos em Goiás.
Muito além do assistencialismo, a SAS Brasil atua para impactar diretamente as filas de espera e demandas reprimidas do SUS para consultas, exames, procedimentos e cirurgias especializadas. Desde 2013, a organização já levou mais de 20 especialidades de saúde para regiões do Brasil onde o acesso a médicos especialistas pode demorar mais de dois anos.
Aspas Leonora Guedes, Diretora Executiva do Sertões
“O Sertões tem a missão de deixar um legado social por onde passa. Com a SAS Brasil, nós não só transformamos a vida de várias pessoas levando medicina gratuita e de qualidade, mas também nos transformamos realizando esse trabalho. Essa iniciativa tem como objetivo modificar positivamente a realidade de uma comunidade e ainda ajudar a cobrir lacunas onde o Estado tem dificuldade para chegar.”
Comunicação Sertões MTB Pirenópolis
Meg Cotrim
11.99182 8180
Rodrigo Gini
31.99616 4179
Domingo de festa no Ibiti Projeto. Etapa marcada pelos singletracks foi o derradeiro teste que fechou o desafio em grande estilo para coroar os vencedores. Uma lista que incluiu Rodrigo Hilbert, que além de apresentador, ator e empresário, mostrou ser habilidoso também sobre duas rodas.
"Etapa do vento" encerra a prova neste domingo e vai consagrar os campeões. Quem largou com a camisa amarela de líder fez força para defendê-la, como foi o caso de Rodrigo Hilbert
Prólogo intenso e exigente testou ciclistas e foi aquecimento para a etapa do sábado, a mais longa da prova. Albert Morgen, Isabella Ribeiro e Rodrigo Hilbert estão entre os que começaram na frente
Prólogo de 18,8 km cercado por cachoeiras, lagos e riachos é desafio para os ciclistas na prova de mountain bike por estágios, que conta com o maior em grid de E-Bikes do mundo. Percurso intenso vai definir os primeiros a usar a camisa amarela de líder.