Capa

Prólogo abre nesta sexta o Sertões MTB Pirenópolis

04.05.2023  |    1.154 visualizações

Pernas pra que te quero! Embora curto, trecho escolhido para o primeiro dos três dias mescla subida e descida fortes e dará aos atletas um gosto do que vem pela frente. Prova abre a temporada 2023 de eventos com assinatura do Sertões.

O desafio chama, e é hora de encará-lo. A sexta-feira (5) marca o início do Sertões MTB Pirenópolis, que abre a temporada 2023 de eventos do Sertões, com a disputa do prólogo, que definirá os primeiros líderes da mais nova prova de cross-country Maratona (XCM) do Mountain Bike nacional. Pela frente, 16,54 quilômetros que, na teoria, parecem pouco, mas prometem ser bastante intensos e testar a força e habilidade dos ciclistas.  No total serão 131 km com 3.443m de altimetria acumulada para os inscritos no percurso PRO; e 92km com 2.806m de altimetria acumulada para o percurso Sport/E-Bike para os três dias de prova.

Se a primeira parte é morro acima, com direito a uma parte do 'XCO da Raíza', em que há uma poesia em homenagem à ciclista destaque da cidade, em seguida é a vez da 'Descida do GP', um single track em que aparecem aquelas que prometem ser companhia constante para os atletas: as pedras, muitas delas lisas e escorregadias. Um trecho em que os atletas mais técnicos podem fazer a diferença e abrir uma vantagem importante na classificação acumulada. Os últimos seis quilômetros trazem algum refresco, o que não é sinônimo de facilidade. Afinal, cada segundo importa na briga pela camiseta de líder que será entregue aos vencedores do dia. Mas é sempre importante lembrar que o mais difícil, tanto para os inscritos no percurso Pro quanto no Sport e E-Bikes, virá no sábado e no domingo.

A véspera do prólogo foi bastante movimentada e trouxe uma prévia do que será o Sertões MTB Pirenópolis. Os ciclistas puderam fazer o reconhecimento de uma parte do percurso da sexta-feira. Além disso, estiveram na Vila Bike (junto à charmosa Rua do Carmo e ao lado do Rio das Almas) para retirar os kits de participação, fazer a foto oficial e os últimos ajustes nas bikes. O que trouxe um colorido especial a 'Piri'.

 

O que eles disseram:

Cadu Sachs, diretor de prova

"É um prólogo curto, para os atletas se familiarizarem com o terreno de Pirenópolis, a descida é bem técnica com pedras soltas; o pessoal vai ter um gostinho do que serão esses três dias".

 

Albert Morgen (E-Bike Masculino Elite), vencedor do Sertões MTB Ibitipoca 2021

"Eu conheço bem essa região desde 1998, já corri algumas vezes aqui e tenho que dar os parabéns ao Sertões pela escolha da região. Vou encarar o prólogo a 101%, a prova é a principal no meu calendário e eu vim para buscar um excelente resultado. Minha estratégia é não economizar".

Luiz Raffler (dupla soma de idade até 80 anos Pro)

"O prólogo está judiando, no reconhecimento já deu para cansar as pernas um pouquinho. Você faz a subida e de repente vem o descidão com os degraus, são uns três ou quatro quilômetros bem exigentes".

José Guimarães (E-Bike Golden 50 e atleta mais velho da prova, com 64 anos)

"Eu ando de motocross há bastante tempo e comecei com as E-Bikes há seis meses como treinamento, mas eu me apaixonei por elas e agora a coisa já se inverteu. O percurso do primeiro dia é muito bacana; a descida tem uns degraus que me pegaram de jeito, mas velho não aprende mais, só se acostuma. E para mim, se estiver bom ou ruim, está ótimo".

 

Sertões MTB Pirenópolis

DESCRIÇÃO DA ETAPA

5/5 – Sexta-feira - Prólogo/ “Tesouros”

16,54 Km/ 402m de elevação

A primeira etapa do Sertões MTB Pirenópolis pode enganar como a promessa de encontrar ouro nas montanhas. Quem vê sua distância logo pensa que ela pode ser fácil por ter apenas 16 km. Mas é sua altimetria e o terreno pedregoso que deixam a prova mais dura que uma pepita dourada.

Logo de cara, os competidores enfrentam uma enorme subida com a assinatura das trilhas pirenopolinas. Mas nem tudo é perrengue. Assim como na busca por pedras preciosas, a glória chega para os mais perseverantes. Depois do íngreme desafio, trechos de single track e descidas técnicas deixam tudo mais dourado como a vegetação do cerrado.

 Belas subidas e descidas, assim como prata da casa de Piri e atleta olímpica, Raíza Goulão, são de fato tesouros de Pirenópolis. Mas não é só por isso que o prólogo dessa aventura leva esse nome. Isso porque uma parte da prova passa pelo Morro do Frota, um local que esconde uma história de caça ao tesouro que virou lenda em Piri.

O morro era propriedade de um famoso garimpeiro da região. Para fugir dos impostos cobrados pela coroa, Antonio Frota escondia seu ouro em garrafas enterradas na terra e as mantinha em segredo absoluto.  Mas, como toda história de ganância, Frota acabou perdendo sua fortuna. Após a bancarrota, há quem diga que as garrafas ainda perduram a sete palmos do morro, sendo buscadas até hoje por caçadores de tesouros.

Se existe ouro na etapa “tesouros” do Sertões MTB Pirenópolis, não dá para saber. Mas que os competidores irão encontrar “garrafas douradas” no final da prova, pode apostar! 

 

Descrição técnica:

Distância total 16km dos quais 10km de trecho cronometrado que engana, já que é muito técnico e começa com uma subida logo de cara, seguida por um trecho mais pedalável e depois muito single track. Do meio para o fim predomina trecho em descida bastante técnico. Os competidores poderão entender o terreno e quais são as características das trilhas de Pirenópolis.

 

Programação – sexta feira – 5/5

11h – Largada Prólogo percurso Pro

11h30 – Largada Prólogo percurso Sport

12h – Largada Prólogo E-Bikes

12h às 15h - Previsão de chegada do prólogo

Local: Vila Bike

Rua do Carmo 45-27, Bairro do Carmo (junto à ponte sobre o Rio das Almas) - Pirenópolis (GO)

 

AÇÃO SOCIAL

A SAS Brasil, ação social do Sertões, fechou o primeiro dia de ação em Pirenópolis batendo a marca de mais de 280 atendimentos. A caravana itinerante da organização recebeu 237 crianças que passaram pelos projetos de oftalmopediatria e odontopediatria. Nas outras especialidades médicas oferecidas 15 pessoas passaram pela neurologia e 29 pela cardiologia. A expectativa é que nos três dias de ação, a startup social atenda mais de mil pessoas. A SAS Brasil continuará recebendo a população até o próximo sábado (6) na Aldeia da Paz onde a sua estrutura está estacionada.

 

 

 

Siga-nos em nossas redes sociais e saiba tudo sobre o Sertões MTB Pirenópolis:

Instagram: @sertoes.bike

 

 Comunicação Sertões MTB Pirenópolis

 

Meg Cotrim

11.99182 8180

 

Rodrigo Gini

31.99616 4179

 

Leia também...
09.07.2023

Domingo de festa no Ibiti Projeto. Etapa marcada pelos singletracks foi o derradeiro teste que fechou o desafio em grande estilo para coroar os vencedores. Uma lista que incluiu Rodrigo Hilbert, que além de apresentador, ator e empresário, mostrou ser habilidoso também sobre duas rodas.

08.07.2023

"Etapa do vento" encerra a prova neste domingo e vai consagrar os campeões. Quem largou com a camisa amarela de líder fez força para defendê-la, como foi o caso de Rodrigo Hilbert

07.07.2023

Prólogo intenso e exigente testou ciclistas e foi aquecimento para a etapa do sábado, a mais longa da prova. Albert Morgen, Isabella Ribeiro e Rodrigo Hilbert estão entre os que começaram na frente

05.07.2023

Prólogo de 18,8 km cercado por cachoeiras, lagos e riachos é desafio para os ciclistas na prova de mountain bike por estágios, que conta com o maior em grid de E-Bikes do mundo. Percurso intenso vai definir os primeiros a usar a camisa amarela de líder.