Hora do último esforço no Sertões MTB Pirenópolis. Os primeiros campeões da mais nova prova de cross-country Maratona (XCM) do país serão conhecidos neste domingo (7) a partir das 8h, quando está prevista a primeira das largadas. Pela frente, tanto para os atletas do percurso Pro quanto os do Sport e quem pedala com as E-Bikes, mais um dia que promete exigir resistência e técnica. Especialmente para quem veste a camiseta amarela de líder ou briga por ela. Na prática, os ciclistas percorrerão os mesmos caminhos do sábado em sentido invertido, com pequenas diferenças.
O segundo dia do desafio superou as expectativas e, apesar do sol forte do início, com as subidas mais fortes de todo o percurso, trilhas técnicas e trechos em estradão (com passagem pela BR-070), agradou e muito. Os primeiros colocados procuraram andar em pelotões para se marcar e aproveitar o vácuo nos trechos mais pedaláveis. Não faltou o trabalho em equipe, que valeu os dois primeiros lugares na Solo Masculino Elite para João Paulo Firmino e Sherman Trezza de Paula, companheiros no time 4Fun Bike Center. O mineiro Sherman manteve a camiseta amarela, mas por apenas 35 segundos.
Na Elite do feminino, Raiza Goulão (Oggi) voltou a vencer. Para a atleta de Pirenópolis, 22ª do mundo e aposta olímpica para os Jogos Olímpicos de Paris, foi a despedida da prova, por uma boa razão: ela embarca neste domingo para a primeira etapa da Copa do Mundo UCI, em Novo Mesto na Morave (República Checa). Mas deixa de presente para os demais ciclistas o visual e a qualidade das trilhas de sua cidade natal.
As demais feras prosseguem. Caso do brasiliense Abraão Eleutério Azevedo, multicampeão do Cape Epic e do Brasil Ride. Aos 54 anos, ele foi um dos integrantes do pelotão de ponteiros no percurso Pro e, ao lado do parceiro Rodrigo 'Gringo', venceu na Dupla soma de idade 95+ - mesmo com um problema mecânico na bike de Gringo - para abrir uma vantagem confortável na geral.
E-Bikes
Na disputa com as bikes elétricas, a camiseta amarela de líder mudou de mãos tanto na Elite Masculino quanto no Feminino. Entre os homens, Albert Guenter Morgen (TMG Transporte e Locações) foi o mais rápido do dia, mas um erro no prólogo o tirou da briga pela vitória geral. Comandada agora por Erick Bruske (Trek Strava). Ele faz um duelo catarinense com Nataniel Giacomozzi (Specialized) - 44 segundos os separam.
No feminino, Camila Franciosi pedalou forte para bater Letícia Coura (melhor da véspera) e tirar da mineira a condição de líder. A ciclista carrega um sobrenome mais que tradicional no Sertões, mas no Rally, com pais e filhos participando ativamente da maratona off-road.
Por falar nisso, aliás, as duas modalidades se misturam em harmonia no Sertões MTB Pirenópolis. Com direito à participação de um campeão mundial. Vencedor da Copa do Mundo de Rally Baja FIA nos UTVs, Cristiano Batista usa toda a experiência acumulada nos tempos em que comandou motos e quadriciclos para se divertir também com uma E-Bike. Com Moara Sacilotti não é diferente. Vencedora do rally em 2022 na categoria Moto3, ela também resolveu andar só um pouco mais devagar, e com a força das pernas nas trilhas goianas.
O que eles disseram:
Abraão Azevedo (vencedor da etapa e líder Dupla soma de idade 95+ Pro)
"O ritmo foi bem forte, o Gringo teve um probleminha, mas nos mantivemos próximos dos primeiros, conseguimos nos reconectar ao pelotão e fechamos em terceiro na geral. O último dia promete ser uma prova dura com o cansaço acumulado
Camila Franciosi (vencedora da etapa e nova líder E-Bike Feminino)
"Eu conversei com meu treinador e ele me disse para esquecer as rivais e fazer a minha prova. Estava muito focada e o percurso estava incrível, além de muito bem sinalizado. Me senti bem o tempo todo e consegui a camiseta amarela. Agora é manter no último dia".
Raíza Goulão (vencedora da etapa - Solo Feminino Elite)
"Andei o mais forte que pude enquanto o corpo aceitou. E me despeço dessa prova incrível feliz pela vinda do Sertões à minha terra, às minhas trilhas; a organização está de parabéns. É muito bom ver que todos gostaram da região. Só é uma pena não poder ficar para o último dia, mas o calendário é apertado. Vou para a Copa do Mundo carregada dessa energia boa".
Sherman Trezza de Paiva (líder da Solo Masculino Elite)
"Formamos um pelotão de cinco e ficamos juntos ao longo de toda a prova. Encaramos algumas descidas bastante divertidas. O João Paulo (Firmino) foi o vencedor hoje e eu mantive a liderança, que era a estratégia da nossa equipe. Vamos seguir trabalhando juntos para garantir o título".
Cristiano Batista (E-Bike Open P Bateria)
"A bike já é uma transição para o dia em que eu não estiver mais competitivo no UTV, o que ainda está longe. A etapa de hoje foi muito divertida, muito técnica, gostei bastante".
Desafio Strava
O sábado também foi de Desafio Strava, para premiar os mais rápidos em um trecho morro acima de de 2,78km com inclinação média de 8,7%. Erick Bruske (E-Bike Masculino Elite), Letícia Coura (E-Bike Feminino), João Paulo Firmino (Solo Elite Masculino) e Raiza Goulão (Solo Elite Feminino) foram os mais rápidos.
Sertões MTB Pirenópolis
Sábado (6/5) - Etapa 2 - “Pirineus”
Pro: 59,54 Km/ 1.561m
Sport / E-Bike: 39,09 Km/ 1.238m
E-Bike
Masculino Elite
Feminino
Masculino
Golden 50+
Open Potência + Bateria
Pro
Solo Elite Masculino
Solo Elite Feminino
Solo Masculino 30+
Dupla Masculino Pro até 80
Dupla Masculino Pro 95+
Sport Dupla até 95
Classificação geral oficial
E-Bike
Masculino Elite
Feminino
Masculino
Golden 50+
Open Potência + Bateria
Pro
Solo Elite Masculino
Solo Elite Feminino
Solo Masculino 30+
Dupla Masculino Pro até 80
Dupla Masculino Pro 95+
Sport Dupla até 95
* Ao todo, 24 categorias estão em disputa. Acesse os resultados completos no link: https://www.sistime.com.br/eventos/resultados/?pub=1159
Etapa 3/ “Caminho de Cora”
PRO: 56,49 Km/ 1.390m
Sport / E-Bike: 37,25 Km/ 1.076m
A última etapa do Sertões MTB Pirenópolis é linda e complexa tal qual uma poesia. Recheada de trechos diferentes entre si que pedalados até o final contam a história de beleza e superação da primeira prova do Sertões MTB nas charmosas trilhas de Piri.
O primeiro verso dessa poesia pode assustar, a prova começa com uma grande e dura subida por estradas de serra, mas logo encontra seu momento mais prazeroso: sonetos de single tracks que rimam com perfeição com a exuberante vegetação do cerrado goiano. Soa como poesia para os amantes do ciclismo de montanha.
E os singles tracks continuam no mar de pedras que dá cara às trilhas de Pirenópolis, agora com altimetria crescente, até chegar ao ponto mais alto da prova e então descer entre as pedras como a caneta de uma poetisa que desliza sobre o papel para, enfim, chegar ao seu final como se chega ao final de um poema: com o gosto de quero mais.
Com tanta poesia envolvida em uma só prova, não podemos escapar da coincidência da etapa final do Sertões MTB Pirenópolis ser boa parte percorrida no “Caminho de Cora”. Uma trilha baseada em livros e relatos da literatura goiana, que leva o nome de uma de suas maiores figuras: a poetisa Cora Coralina.
E nas palavras de seu poema “Aninha e suas pedras”, um resumo da sensação que deve ficar ao final desta prova: “Ajuntando novas pedras/ e construindo novos poemas. /Recria tua vida, sempre, sempre/ Remove pedras e planta roseiras e faz doces. Recomeça.”
Descrição técnica:
Inicia com subida de serra por estrada, bem dura. Na sequência começa um trecho muito gostoso de single track com pedras em meio à vegetação do cerrado, muito bonito – uma das trilhas mais prazerosas de Pirenópolis. Continua subindo por estradas e single track até chegar a um dos pontos de maior altitude do dia. Segue por estradas até o ponto de separação dos percursos Pro e Sport / E-Bike, no km 16. A PRO faz uma alça por estradas e no último terço da prova retorna aos single tracks, com pedras, descidas um pouco mais técnicas, até terminar com gostinho de quero mais.
Programação (domingo - 7/5)
8h - Largada percurso Pro / Sport
9h30 - Largada E-Bikes
11h às 15h - Previsão chegada
16h - Premiação
Local: Vila Bike
Rua do Carmo 45-27, Bairro do Carmo (junto à ponte sobre o Rio das Almas) - Pirenópolis (GO)
Siga-nos em nossas redes sociais e saiba tudo sobre o Sertões MTB Pirenópolis:
Instagram: @sertoes.bike
Comunicação Sertões MTB Pirenópolis
Meg Cotrim
11.99182 8180
Rodrigo Gini
31.99616 4179
Domingo de festa no Ibiti Projeto. Etapa marcada pelos singletracks foi o derradeiro teste que fechou o desafio em grande estilo para coroar os vencedores. Uma lista que incluiu Rodrigo Hilbert, que além de apresentador, ator e empresário, mostrou ser habilidoso também sobre duas rodas.
"Etapa do vento" encerra a prova neste domingo e vai consagrar os campeões. Quem largou com a camisa amarela de líder fez força para defendê-la, como foi o caso de Rodrigo Hilbert
Prólogo intenso e exigente testou ciclistas e foi aquecimento para a etapa do sábado, a mais longa da prova. Albert Morgen, Isabella Ribeiro e Rodrigo Hilbert estão entre os que começaram na frente
Prólogo de 18,8 km cercado por cachoeiras, lagos e riachos é desafio para os ciclistas na prova de mountain bike por estágios, que conta com o maior em grid de E-Bikes do mundo. Percurso intenso vai definir os primeiros a usar a camisa amarela de líder.