BAIXAR IMAGENS AQUI: https://we.tl/t-3jqrL4ajPp
Foram três dias de subidas e descidas pesadas; muitas pedras e também sorrisos. A primeira edição do Sertões MTB Pirenópolis chegou ao fim neste domingo com um imenso gosto de quero mais. Houve até quem dissesse que faria o percurso do dia novamente ou encararia um dia a mais, tamanha a curtição com o desafio. Em uma prova de cross-country Maratona, completar a prova e receber a medalha já é uma vitória pessoal - neste caso, mais do que comemorada. No total foram 135 km e 3.443m de altimetria acumulada no percurso PRO; e 93km e 2806m de altimetria acumulada no Sport e E-Bike.
A escolha das trilhas em uma região que se tornou meca do mountain bike fez com que os campeões realmente fizessem jus aos títulos. A disputa segundo a segundo se estendeu até o último quilômetro e, se em muitos casos, quem começou a terceira etapa com a camiseta amarela de líder a manteve para fazer a festa no alto do pódio, também houve quem a conquistasse no momento mais decisivo.
Caso da mineira Letícia Coura (Trek Strava), que pedalou forte por trilhas que atravessaram o Caminho de Cora Coralina para vencer o dia e levar o troféu de campeã na E-Bike Feminino. Um destaque do dia foi a terceira posição da 'rallyzeira' Moara Sacilotti, que mostrou ser tão boa sobre a bike quanto sobre a moto.
Letícia comemorou em dose dupla já que, na E-Bike Masculino Elite o campeão foi seu namorado Erick Bruske. O catarinense que se mudou para a terra da amada levou a melhor no duelo particular com Nataniel Giacomozzi (vencedor da primeira etapa da Copa do Mundo de Enduro e em sua primeira competição de XCM). Diego Malagon se intrometeu na briga para ser o segundo. E Albert Morgen foi o primeiro no percurso deste domingo.
Já na E-Bike Masculino, Alexandre Valverde (A2 Bike Store) superou Leandro Petrus, que havia vencido o Sertões Ibitipoca 2022. Michele Tocci, o 'Italiano' levou na Golden 50+, em que o fluminense José Guimarães, 64 anos, completou com todo o fôlego.
Nas bikes movidas exclusivamente com a força das pernas, Sherman Trezza de Paiva (4Fun Bike Center) superou o companheiro de equipe João Paulo Firmino para vencer na geral da Pro Masculino por 20 segundos, mesmo com um pneu furado no último que o fez pedalar forte para retornar ao pelotão de líderes. Alysson Serra Lucas, o Tigrinho, foi o melhor do dia. Na Pro Feminino, Daniela Costa (Sell) foi a grande campeã, após a saída de Raíza Goulão (Oggi). A fera de Pirenópolis ficou fora do último dia, já que segue para a República Tcheca, onde disputa a primeira etapa da Copa do Mundo UCI.
Um dos nomes mais vitoriosos do Mountain Bike brasileiro, Abraão Azevedo somou mais um título ao extenso currículo. Ao lado de Rodrigo Nunes, o Gringo, venceu na Dupla Pro Soma de Idade 95+. Eles bateram outra parceria com nome de destaque: Cláudio Roberto de Souza, atual campeão Pan-Americano Master.
Para mostrar que a competição também tem muito de congraçamento e diversão, a categoria Super Light das E-Bikes (para modelos com menor assistência elétrica) se tornou mista e, ao longo dos três dias, os três primeiros se incentivaram e procuraram pedalar juntos. Mesmo após 10 dias de cama, Santuzza Affonseca levou o troféu do terceiro lugar - a mineira que vive em Campos do Jordão começou no balé e trocou os passos delicados pelos esportes radicais, com experiências na escalada e nas corridas de aventura antes de se apaixonar pelo MTB.
Outra atração foi a conquista de Luciano Santos, na PCD, mostrando que mesmo as limitações físicas não são obstáculo para pedalar.
O Sertões MTB Pirenópolis foi disputado em três dias de competição, com um prólogo (mais curto) e duas etapas, todos válidos para a classificação final. Os competidores do percurso Pro encararam ao todo 135 quilômetros, com 3.443m de altimetria acumulada. Já os ciclistas da Sport e os que competiram com as bikes elétricas tiveram pela frente 92,85km, com 2.806m de altimetria acumulada.
AÇÃO SOCIAL SAS BRASIL
Dez anos depois da primeira parada da SAS Brasil em Pirenópolis, a startup social finaliza suas atividades durante o Sertões MTB com um saldo de 900 pessoas atendidas. Nos três dias de ação foram realizadas consultas em cinco especialidades: odontopediatria, oftalmopediatria, cardiologia adulto, cardiologia pediátrica e neurologia. A ação, que aconteceu na Aldeia da Paz, no centro de Pirenópolis, contou com a presença de mais de 60 voluntários vindos de 15 cidades. Juntos, eles realizaram a prescrição de mais de 190 óculos para crianças da rede pública de ensino.
O que eles disseram:
Cadu Sachs, diretor de prova
"É uma satisfação enorme de ter entregado esse evento, que foi fruto do empenho de toda uma equipe para fazer tudo isso acontecer. Quando os últimos começaram a chegar é que caiu a ficha de que conseguimos fazer uma bela prova. Espero que a gente possa voltar nos próximos anos e vamos para o Ibitipoca".
Erick Bruske (campeão E-Bike Masculino Elite)
"O interessante é que nós tivemos no pódio um especialista no cross-country, que é o meu caso; o Nata, que é referência mundial no Enduro, e o Diogo, que compete no triatlo. A E-Bike proporciona essa mistura. Adorei cada minuto na cidade e mesmo fora da minha melhor forma, em recuperação de uma lesão no joelho, consegui vencer. Foi ainda mais especial com a Letícia ganhando também. O mais legal foi que todo mundo na categoria terminou com o sorriso no rosto, a gente se divertiu muito nas descidas, foi uma experiência incrível. Vejo a todos no Ibitipoca".
Letícia Coura (campeã E-Bike Feminino)
"O foco para a prova era me divertir, mas eu sou competitiva e pedalei forte para ganhar. Foi mais divertido ainda por andar de E-Bike em uma região que é extremamente propícia para elas. Tem quem acha que o motor elétrico deixa tudo mais fácil, mas a gente faz muita força andando rápido o tempo todo".
Sherman Trezza (campeão Pro Masculino)
"Uma prova de superação, mais uma experiência incrível; as trilhas eram difíceis, muita pedra. Valeu a pena todo esforço, todo o treinamento, competi me divertindo e consegui trazer mais essa para o currículo".
Daniela Costa (campeã Pro Feminino)
"Foi um prazer muito grande correr em Pirenópolis, ainda mais correndo ao lado da Raíza, que é uma referência para todos nós. Se tivesse sido segunda ou terceira já teria sido sensacional, amei a experiência, as trilhas foram surreais. Muito feliz por ser a vencedora da primeira edição".
Rodrigo Nunes, o Gringo (campeão Dupla Pro Soma de Idade 95+)
"Foi um grande evento, algo que todos os mountain bikers da região sonhavam. E compartilhar isso com o mestre Abraão também é um grande sonho. Conseguimos uma vantagem boa nos dois primeiros dias e hoje foi bastante divertido. Estou escrevendo meu nome na história. A prova está apenas começando e, quando ela for ainda maior, vou poder dizer 'já ganhei o Sertões'".
Sertões MTB Pirenópolis
7/5 - Etapa 3 - “Caminho de Cora”
PRO: 56,49 Km/ 1.390m
Sport / E-Bike: 37,25 Km/ 1.076m
E-Bike
Masculino Elite
Feminino
Masculino
Golden 50+
Open Potência + Bateria
Pro
Solo Elite Masculino
Solo Elite Feminino
Solo Masculino 30+
Dupla Masculino Pro até 80
Dupla Masculino Pro 95+
Sport Dupla até 95
Classificação final oficial
E-Bike
Masculino Elite
Feminino
Masculino
Golden 50+
Open Potência + Bateria
Pro
Solo Elite Masculino
Solo Elite Feminino
Solo Masculino 30+
Dupla Masculino Pro até 80
Dupla Masculino Pro 95+
Sport Dupla até 95
* Ao todo, 24 categorias estão em disputa. Acesse os resultados completos no link: https://www.sistime.com.br/eventos/resultados/?pub=1159
Siga-nos em nossas redes sociais e saiba tudo sobre o Sertões MTB Pirenópolis:
Instagram: @sertoes.bike
Comunicação Sertões MTB Pirenópolis
Meg Cotrim
11.99182 8180
Rodrigo Gini
31.99616 4179
Domingo de festa no Ibiti Projeto. Etapa marcada pelos singletracks foi o derradeiro teste que fechou o desafio em grande estilo para coroar os vencedores. Uma lista que incluiu Rodrigo Hilbert, que além de apresentador, ator e empresário, mostrou ser habilidoso também sobre duas rodas.
"Etapa do vento" encerra a prova neste domingo e vai consagrar os campeões. Quem largou com a camisa amarela de líder fez força para defendê-la, como foi o caso de Rodrigo Hilbert
Prólogo intenso e exigente testou ciclistas e foi aquecimento para a etapa do sábado, a mais longa da prova. Albert Morgen, Isabella Ribeiro e Rodrigo Hilbert estão entre os que começaram na frente
Prólogo de 18,8 km cercado por cachoeiras, lagos e riachos é desafio para os ciclistas na prova de mountain bike por estágios, que conta com o maior em grid de E-Bikes do mundo. Percurso intenso vai definir os primeiros a usar a camisa amarela de líder.