Imagens para download: Release IBITIPOCA 2023.mp4 (dropbox.com)
De um paraíso das trilhas para outro. Depois de desbravar os caminhos de Pirenópolis (Goiás), o Sertões MTB parte para o segundo desafio do ano. De volta a uma região que marcou a estreia da mais nova prova de mountain bike maratona do país: o Ibitipoca, na Zona da Mata mineira. Entre 7 e 9 de julho atletas de todo o país, nas bicicletas convencionais e elétricas (e-bikes) vão encarar mais uma prova com o DNA do Sertões – exigente, de belos visuais, com foco total no competidor e, acima de tudo, prazerosa, com tudo para ser uma daquelas experiências guardadas na memória para sempre.
E se as pedras eram o diferencial em Piri, no Ibiti as trilhas serão a marca registrada. Subindo e descendo, técnicas e pedaláveis, mais largas ou singletracks intermináveis. A grande maioria delas inéditas, desbravando o Projeto Ibiti, uma reserva particular criada para estimular a preservação ambiental e valorizar as riquezas de um ecossistema. Quem participou da edição inaugural, em 2022, levou para casa imagens e sensações marcantes e, não por acaso, repete agora a aventura. Quem se junta agora ao pelotão não precisará de muitos quilômetros para se deixar conquistar pelo evento.
O Sertões MTB Ibiti terá percursos e altimetrias diferenciadas para as três divisões. A Pro (individual/dupla) engloba as categorias Solo Masculino Elite, Solo Feminino Elite, Solo 30+, Solo Master (45+), Solo Grand Master (55+), Dupla até 60 (na soma das idades); Dupla até 80, Dupla até 95, Dupla 95+, Dupla Mista, Dupla Feminina e PCD. Pela frente, serão 117,9 km, com respeitáveis 4.978m de altimetria acumulada.
Na Sport, a disputa acontecerá nas categorias Dupla até 60; Dupla até 80, Dupla até 95, Dupla 95+; Dupla Mista e Dupla Feminina. Com percurso total de 88,6 km e 3.583 de altimetria.
Nas elétricas, a expectativa é reunir o maior número de participantes em uma prova por estágios do planeta. Os ciclistas estarão divididos nas categorias Masculino Elite, Masculino, Feminino, Golden (50+), 60+, Super Light (Assistida 2x) e Open (potência + bateria); e pedalarão 95,1 km com 3.840m de altimetria acumulada.
Distâncias e altimetrias totais:
PRÓ: 117,9 km | 4.978 de altimetria acumulada
Sport: 88,6 km | 3.583 de altimetria acumulada
E-Bike: 95,1 km | 3.840 de altimetria acumulada
Aspas
Cadu Sachs - Diretor de Prova
"Mais uma etapa nas montanhas do projeto Ibiti, os competidores enfrentarão muitas trilhas e muitas subidas pela frente. O Sertões MTB Ibitipoca segue com a proposta de ser uma prova dura, técnica e prazerosa. Estamos muito felizes de retornar aonde tudo começou, dessa vez com aproximadamente 200 e-bikes e 100 bikes 'acústicas' (convencionais)."
Daniel Spolidorio – Diretor Técnico
“Trilhas, muitas trilhas! Essa será a marca registrada do Sertões MTB Ibitipoca. Subidas íngremes, descidas técnicas, acúmulo de altimetria e visuais incríveis também compõem o cardápio desta edição que está imperdível. Pedalar em trilhas exclusivas para bikes em mata preservada é um privilégio que só Ibitipoca proporciona.”
Leonora Guedes, COO do Sertões
“O Sertões MTB Ibitipoca foi a nossa primeira prova neste segmento. Foi em Ibiti que tudo começou. Diferente do Rally dos Sertões, onde o roteiro de cidades muda a cada ano, no MTB queremos consolidar as competições em destinos fantásticos para a prática, além de promover lugares que o brasileiro precisa conhecer.”
Siga-nos em nossas redes sociais e saiba tudo sobre o Sertões MTB Ibitipoca:
Instagram: @sertoes.bike
Comunicação Sertões MTB Ibitipoca
Meg Cotrim
11.99182 8180
Rodrigo Gini
31.99616 4179
Domingo de festa no Ibiti Projeto. Etapa marcada pelos singletracks foi o derradeiro teste que fechou o desafio em grande estilo para coroar os vencedores. Uma lista que incluiu Rodrigo Hilbert, que além de apresentador, ator e empresário, mostrou ser habilidoso também sobre duas rodas.
"Etapa do vento" encerra a prova neste domingo e vai consagrar os campeões. Quem largou com a camisa amarela de líder fez força para defendê-la, como foi o caso de Rodrigo Hilbert
Prólogo intenso e exigente testou ciclistas e foi aquecimento para a etapa do sábado, a mais longa da prova. Albert Morgen, Isabella Ribeiro e Rodrigo Hilbert estão entre os que começaram na frente
Prólogo de 18,8 km cercado por cachoeiras, lagos e riachos é desafio para os ciclistas na prova de mountain bike por estágios, que conta com o maior em grid de E-Bikes do mundo. Percurso intenso vai definir os primeiros a usar a camisa amarela de líder.