Imagens para download: Release IBITIPOCA 2023.mp4 (dropbox.com)
O Sertões MTB Ibitipoca chega à sua segunda edição entre os próximos dias 7 a 9 de julho e já faz história, antes mesmo da largada para o primeiro dia de prova, na reserva do Projeto Ibiti, em Lima Duarte (MG). Com as inscrições ainda abertas, a prova de mountain bike por estágios já reúne o maior número de ciclistas com bicicletas elétricas (E-Bikes) em uma competição no planeta. No balanço desta sexta -feira (30), são nada menos que 217 atletas confirmados para encarar o desafio nas trilhas mineiras sobre as bikes que contam com a ajuda de um motor elétrico para impulsionar as pedaladas, de um total de 300 inscritos.
Número que se deve, em boa parte, ao sucesso da edição inicial, em 2022. Ela ajudou a revelar as belezas de uma região protegida, com fauna e flora preservadas e que, até então, não era conhecida dos mountain bikers. O Sertões MTB Ibitipoca uniu visuais incríveis com um percurso que testou os atletas de forma completa e prazerosa. Algo que vai se repetir este ano. Além disso, o Sertões MTB Pirenópolis, em maio, aguçou o desejo de participação de mais e mais bikers. Não apenas com as E-Bikes, mas também com as bicicletas convencionais, nos percursos Pro e Sport.
E se tem quantidade recorde, tem qualidade de sobra no pelotão. Entre os nomes confirmados, não faltam feras para gabaritar o elevado nível técnico da prova. Vencedor no ano passado na E-Bike Masculino Elite, o fluminense Albert Guenter Morgen está de volta. Terá como adversário, entre outros, o catarinense Nataniel Giacomozzi (Specialized), vencedor de duas etapas da Copa do Mundo UCI de Enduro.
Duas das maiores feras do Mountain Bike brasileiro em todos os tempos se juntam ao desafio, também nas E-Bikes. A paulista de Campos do Jordão Adriana Nascimento é dona de nove títulos brasileiros de Cross-Country; campeã panamericana e bicampeã do Brasil Ride. Além de seguir competindo aos 47 anos, se tornou treinadora com licença UCI e tem orientado várias promessas do esporte.
Natural de Juiz de Fora, Miguel Giovannini corre 'ao lado de casa'. Especialista em provas de downhill, ele também foi nove vezes campeão brasileiro na Elite; conquistou o Pan-Americano e o Latino-Americano e soma dois títulos mundiais Master. Luciano 'Kdra' Lancelotti e Caio Salerno são outros que dispensam apresentações para os amantes dos esportes radicais.
Nas bikes convencionais, uma das atrações é a também juiz-forana Roberta Kelly Stopa, mais uma campeã brasileira de Cross-Country. Campeão panamericano Master, o fluminense Cláudio Roberto de Souza vai brigar pela vitória na Dupla Masculino Pro 95+ (soma das idades). E na Dupla Masculino Pro até 95 anos, o apresentador, ator e empresário Rodrigo Hilbert (que também quer mostrar que é bom de pedal) terá como parceiro o paulista Luiz Perrella, especialista em provas de longa duração.
Distâncias e altimetrias totais:
PRÓ: 117,9 km | 4.978 de altimetria acumulada
Sport: 88,6 km | 3.583 de altimetria acumulada
E-Bike: 95,1 km | 3.840 de altimetria acumulada
Leonora Guedes, COO do Sertões
“O Sertões MTB Ibitipoca foi a nossa primeira prova neste segmento. Foi em Ibiti que tudo começou e é um enorme prazer anunciar essa conquista do recorde mundial de E-Bikes. Isso é fruto de muito trabalho deste time incrível que se dedica muito. Diferente do Rally dos Sertões, onde o roteiro de cidades muda a cada ano, no MTB queremos consolidar as competições em destinos fantásticos para a prática, além de promover lugares que o brasileiro precisa conhecer.”
Siga-nos em nossas redes sociais e saiba tudo sobre o Sertões MTB Ibitipoca:
Instagram: @sertoes.bike
Comunicação Sertões MTB Ibitipoca
Meg Cotrim
11.99182 8180
Rodrigo Gini
31.99616 4179
Domingo de festa no Ibiti Projeto. Etapa marcada pelos singletracks foi o derradeiro teste que fechou o desafio em grande estilo para coroar os vencedores. Uma lista que incluiu Rodrigo Hilbert, que além de apresentador, ator e empresário, mostrou ser habilidoso também sobre duas rodas.
"Etapa do vento" encerra a prova neste domingo e vai consagrar os campeões. Quem largou com a camisa amarela de líder fez força para defendê-la, como foi o caso de Rodrigo Hilbert
Prólogo intenso e exigente testou ciclistas e foi aquecimento para a etapa do sábado, a mais longa da prova. Albert Morgen, Isabella Ribeiro e Rodrigo Hilbert estão entre os que começaram na frente
Prólogo de 18,8 km cercado por cachoeiras, lagos e riachos é desafio para os ciclistas na prova de mountain bike por estágios, que conta com o maior em grid de E-Bikes do mundo. Percurso intenso vai definir os primeiros a usar a camisa amarela de líder.